sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O PLANO DO LUCRO ! ! ! ( I )

A especulação imobiliária pode ser entendida como a atividade de investimento capitalizado em bens imóveis, ou seja, o investimento é comandado pelo detentor do capital, também conhecido como proprietário do imóvel. Aqui, visa-se a conquista de lucro privado sobre determinado terreno através da aquisição e valorização de imóveis.

Para entender isso, deve-se ter em mente a máquina do capitalismo. Nesse sentido, o solo passa a ser a mercadoria, sujeito aos investimentos do capital, às variações de mercado e à variação de oferta e procura desse sistema.

Um dos efeitos da especulação imobiliária nas cidades é o aumento do preço do solo engordando a conta bancária das construtoras.

Um outro problema relacionado com a especulação imobiliária é a segregação social urbana. Afinal, com a alta valorização do preço do solo, a população mais pobre é praticamente "jogada" para as regiões mais periféricas desprovidas dos meios básicos de infraestrutura.

Todas estas questões são tratadas pelo Plano Diretor de uma cidade.

Em Jundiaí, diz a prefeitura que fez uma revisão do Plano Diretor. Isso é mentira. O que ocorreu na realidade foi que um novo Plano Diretor foi elaborado no costumeiro colo dos especuladores imobiliários da cidade, que privilegiaram única e exclusivamente os seus lucros.

Tudo isso sob as barbas do prefeito Luiz Fernando Machado.

Nos últimos 40 anos esta foi a tônica deste grupo político que tomou de assalto a nossa cidade. Usam e abusam do poder que acumularam apenas para beneficiarem os seus negócios imobiliários particulares.

E não se iludam. Estes parasitas já estão se articulando com vistas às eleições de 2020, cujo objetivo é manterem sob o seu controle todo o poder público de Jundiaí. Enfim, os negócios precisam continuar.

13 comentários:

Obayr o Jundiaiense disse...

Boa pauta meu amigo Tayar, saudades do nosso tempo de Paulicéia, muito bem colocado como está sendo a nova artimanha para angariar fundos para os corruptos dessa bela Cidade de Petronilha Antunes, devemos lembrar que o povo não é mais bobo como antigamente, as eleições de 2020 estão chegando, e nada melhor que lembra dos nossos 19 vereadores, quando tiver o novo acordo do Plano Diretor com os Vereadores, ops, quanto tiver a nova votação, estarei na Câmara para verificar se salva algum desses vereadores, votando contra a alteração do Plano de Diretor. Vamos moralizar a Câmara e a Prefeitura
Vamos dar um basta, aos forasteiros e corruptos, quem sabe logo será realmente A HORA DO FUTURO, chega de retrocesso
Obrigado pela Pauta

Anônimo disse...

Na audiência pública de outro dia o tal de Ricardo Benassi quis mostrar que as construtoras não são especuladoras imobiliárias. Faz-me rir. Esse Ricardo é dono da Santa Angela que vive pendurada na prefeitura e explorando as terras da cidade para ganharem milhões. Ele que vá cantar em outra freguesia. Já cansamos dessa gente.

Pae Xoão de Ojóssi disse...

Não há especulaçao imbobiliaria em Jundiaí....o aluguel de qualquer buraco na cidade passa dos 1.000 reais talvez pq aqui as pessoas ganham em euros...Benassi vive fora da realidade mesmo p falar uma merda destas

Anônimo disse...

Acho que o Ricardo Benassi desconhece o histórico de mazelas do titio, que vao desde a apropriação de terras da igreja até atividade mineradora clandestina dentro da serra do Japi...

Anônimo disse...

É preciso deixar bem claro que em Jundiaí o diálogo com os coronéis da política tem de acabar. É preciso uma ruptura com este modelo patrimonialista de se fazer política que tomou conta da cidade. Chega desta escumalha.

Anônimo disse...

Esse negócio de Plano Diretor virou uma fonte de renda para meia dúzia de espertinhos. Essa que é a verdade.

Anônimo disse...

Alguém aqui sabe que fim levou a contrapartida da Havan, que iria prolongar a Samuel Martins?
Essa foi a maior piada que nos contaram!

Trouble disse...

Quanto custa a cadeira de presidente da Câmara? O finado lucrava em torno de R$ 400 mil.

Trouble disse...

O pai anda por ai com cartões do filho como vereador e presidente, entregando para quem ele vê na frente, e faz a pergunta: Ele é ou não um bom vereador? Atrás dele dois guardas costa que farão você mentir!

Trouble disse...

O Bonecão de Olinda já sabe que o primo loteador, irá lhe sar uma rasteira, então está valorizando e oferencendo o a todos os CC que apoiam o primo. Como o peso deles se mede por dinheiro, quer pagar mais terá o apoio!

Pae Xoão de Ojóssi disse...

Ficou no papel....pelo menos nos livramos da estatua da liberdade cafona....ja em relaçao a arquitetura de templo greco romano não tivemos a mesma sorte...cafonice tipica de bolsonarista

Anônimo disse...


SERÁ QUE A PREFEITURA ESTÁ COPIANDO O GOVERNO FEDERAL?

ALÉM DO APOIO AO JAIR, SOUBE QUE O PREFEITO NOMEOU MAIS UM EX-VEREADOR EVANGÉLICO, QUEBRADO ENTRE OS SEUS, PARA SEU GABINETE.

PERGUNTINHA BÁSICA O QUE ESSE EX-VEREADOR FEZ PELA CIDADE?
A MESMA PERGUNTA AO OUTRO EX-VEREADOR TAMBÉM NOMEADO PARA A CASA CIVIL, E O QUE ESSES CARAS FAZEM PELA CIDADE HOJE?

DEPOIS VEM COM A CONVERSA MOLE DE QUE NÃO TEM DINHEIRO.

Anônimo disse...

Vamos fazer casas populares e tornara cidade um favelão dormitório já que nossos empresários construtores são exploradores.