quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EM NOME DA VERDADE ! ! !

É dispensável repetirmos aqui a situação tendenciosa da maioria da imprensa local. A luta por uma imprensa livre e democrática começou na época da ditadura, o que resultou na morte de muitos brasileiros, dentre eles o jornalista Vladimir Herzog. A ditadura militar terminou, porém tomou o seu lugar o coronelismo político que graça em todos os cantos deste país. Em Jundiaí não é diferente. Este sistema feudalista de se fazer política não democratizou a atuação da imprensa, a qual mantém vícios que tinha, de maneira involuntária, nos tempos do arbítrio. Este blog tem criticado de maneira dura a imprensa local, não no sentido de desmoralizá-la mas sim com o objetivo de que ela retome seu compromisso com a informação, abandonando suas ligações com o poder local. Dentre os veículos criticados por nós estão o Jornal de Jundiaí e a Rádio Difusora Jundiaiense. Para o bem da verdade, encaminhamos a história do relacionamento destas mídias com o Círculo Operário Jundiaiense, à três orgãos importantes da imprensa nacional: A FENAI - Federação Nacional da Imprensa; a APJ - Associação Paulista de Jornais; a ABI - Associação Brasileira de Imprensa. É necessário este conhecimento por parte destas dignas entidades para que possamos atingir os objetivos primordiais da imparcialidade, tão importantes à imprensa nacional no chamado Estado Democrático de Direito.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MAIS UM PROCESSO CONTRA ESTE BLOG ! ! !

Tobias Muzaiel, Tobias Muzaiel Junior e Sueli Muzaiel. Estes são os autores do novo processo judicial contra este blog. Alegam os autores que o Jornal de Jundiaí e a Rádio Difusora Jundiaiense foram ofendidos por este espaço e, por este fato, requerem indenização por danos morais. Em primeiro lugar, não é objetivo deste blog ofender a ninguém. Este é um espaço para discussão política e tudo o que a envolve. Acontece que aqui estamos mostrando a realidade política de nossa cidade, o que desagrada a alguns. Neste sentido, a imprensa local, em sua maioria, está completamente comprometida com o poder político que governa Jundiaí. Na semana passada, por exemplo, todos os jornais, incluindo o JJ, anunciaram que Miguel Haddad tinha sido absolvido em Brasília, o que não é verdade já que o prefeito interino sequer foi julgado pelo plenário do TSE. Vale lembrar também que no dia 04/10/2008, véspera da eleição, o Jornal de Jundiaí, naquela edição, imprimiu cerca de 50.000 exemplares, que foram distribuídos gratuitamente por toda a cidade, dizendo que Miguel Haddad iria vencer o pleito, induzindo claramente ao eleitor para que votasse no tucano. Neste dia 04/10/2008 publicamos neste blog a origem do Jornal de Jundiaí e da Rádio Difusora, que tiveram como berço o Círculo Operário Jundiaiense. Naquele post, uma senhora, descendente de um dos diretores do COJ, colocou um comentário que tomamos a liberdade de repeti-lo agora:

Jéssica Machado disse...
Prezado Cesar,
Navegando pelo internet,me deparo com esta matéria.Saiba que é um pedaço da minha história.Sou neta, com imenso orgulho,do Sr.José Seckler Machado,um homem cuja vida foi um exemplo de dignidade e retidão.Cresci vendo minha avó paterna, esposa de José, Júlia Rullo Machado, falar com profunda tristeza sobre este fato.Os Jundiaienses, não tem noção de um décimo do sofrimento que o Sr.Tobias causou minha família.Fez enorme injustiça com Vovô José, mas precisamente com o Círculo Operário e não contente perseguiu meu pai Ordival Seckler Machado por um enorme espaço de tempo, prejudicando-o profissionalmente sempre que podia.A esse senhor, o fato de papai ter cinco filhas pequenas para sustentar era bobagem, não tinha nada com isso.Vovó Júlia disse inúmeras vezes que haveria de viver para ver a justiça ser feita, Vovó faleceu este ano com 90 anos,mas eu creio que a única justiça que ela verá será a melhor de todas: a Divina.Eu como cristã que aprendi com eles a ser,dou o meu perdão a ele, pois certamente um dia Alguém vai julgá-lo e não quero ser eu a culpada pelo seu seu martírio nas chamas infernais.Mas para finalizar deixo eu a vocês irmãos jundiaienses a certeza de que Vovô José sempre foi integro, lutou como pode em favor do Círculo, mas era humilde e pequeno diante dos "poderosos".Perdeu o Círculo sim, mas nunca o caráter e a dignidade.Foi um exemplo de esposo, pai e um avô muito amado.Isso sim é fortuna, isso sim é império: a família!
Eu tento a cada dia me espelhar em seus princípios e atos, será que o mesmo acontece com algum neto ou neta de Tobias?
Um forte abraço.


Meus amigos. Diante do momento em que vivemos em Jundiaí podemos dizer que, na realidade, quem está ofendido com tudo isso é o povo jundiaiense. Uma imprensa não pode, a bem da verdade dos fatos, ter compromisso com o poder público como acontece em nossa cidade. Isso é inadmissível no Estado Democrático de Direito. Aí vem um blog na internet denunciando essa situação e ele é processado na justiça. Pois é. Enquanto somos processados por dizermos a verdade, a maioria da imprensa local, incluindo o JJ e a Rádio Difusora, estarão participando do rateio de R$9 milhões, relativos a verbas de publicidade, que serão distribuídos pela prefeitura no ano de 2010. Caros blogueiros, assim caminha a humanidade.

DISTRIBUIÇÃO DO JJ NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO ! ! !