sábado, 9 de março de 2013

PROMESSA É DÍVIDA ! ! !

Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha, nariguda e encarquilhada, dotada de uma gargalhada terrível. É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora, ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos. No início de seu mandato o prefeito Pedro Bigardi disse que iria contratar uma empresa de auditoria para levantar as ações dos governos anteriores, porém afirmou que não seria uma "caça às bruxas". A verdade é que esse assunto caiu no esquecimento. Além de não ouvirmos mais nada sobre isso, ao consultarmos a relação dos contratos em 2013 no site da prefeitura não encontramos nada relacionado a esta auditoria. Agora, que história é essa de não se fazer uma caça às bruxas ? As bruxas dos tempos do PSDB, que são muitas, tem de ser caçadas sim senhor, afinal de contas é o dinheiro público que foi para o ralo nos últimos 20 anos. Prova disso é que dias atrás o ex-presidente da DAE S/A, Eduardo dos Santos Palhares, foi denunciado à justiça pelo Ministério Público por improbidade administrativa. Se as bruxas voam com vassouras ou escrevem com canetas não importa, todas elas tem de ser levadas às barras dos tribunais. As bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média. Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Bíblia gigante. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural. Diziam também que as bruxas voavam em vassouras à noite e principalmente em noites de lua cheia. E é exatamente na calada da noite que os bruxos da política de Jundiaí, usando a sua leveza sobrenatural, reuniram-se nestes 20 anos para esfolarem o erário municipal. Então, caro prefeito, esta auditoria tem de passar a limpo toda a política de Jundiaí já que é muito mais fácil levar os bruxos modernos à justiça do que queimá-los na fogueira como faziam os tribunais do Santo Ofício em seus autos de fé.

quarta-feira, 6 de março de 2013

O ROTO FALANDO DO RASGADO ! ! !

Dias atrás acompanhamos as matérias divulgadas no site Oa-Jundiaí, sob responsabilidade do jornalista Flávio Gut, a respeito da troca de acusações entre o atual Secretário de Finanças, Paulo Roberto Galvão, com o ex-secretário da mesma pasta, José Antonio Parimoschi. Foi cômico, para não dizermos trágico. A autoridade atual que tem a chave do cofre, disse que o ex-secretário deixou a pasta em petição de miséria alegando várias questões. E deixou mesmo. Aliás, dentre outras calamidades, o ex-secretário Parimoschi não explicou até hoje qual a origem da dívida de R$ 400 milhões que consta do passivo da prefeitura. Já o atual secretário Galvão não fica nem vermelho ao criticar o tucano. Isso porque o Sr. Galvão fez campanha descarada, em 2012, para o candidato do PSDB. Foi visto balançando bandeiras nas esquinas da cidade e durante todo o processo desferiu todo o tipo de agressões verbais ao atual prefeito. Já o seu diretor tributário, José Carlos da Costa Amaro, é o mesmo que ocupou o mesmo cargo na época do Sr. Parimoschi e que também desferiu inúmeras ofensas ao então candidato Pedro Bigardi dizendo que, se este vencesse a eleição iria acabar com a prefeitura. Diante disso, fica claro que os dois são farinha do mesmo saco, o que vem confirmar que o atual governo será apenas um apêndice dos 20 anos de domínio do PSDB. Só um detalhe: Durante a campanha de 2012 o grupo vencedor assumiu diante de toda a cidade o compromisso de mudanças profundas em Jundiaí. Os 140.000 eleitores votaram no atual prefeito, não porque ele é magro, loiro ou alto, mas sim porque o povo queria mudanças e acreditou que elas viriam com ele. Doce ilusão que terminou quando sentaram-se à mesa com o ex-vereador Jorge Haddad para os acertos que geraram o monstrengo que aí está.

segunda-feira, 4 de março de 2013

O BOM E VELHO PARTIDÃO ! ! !

Estivemos realizando há várias semanas inúmeras reuniões com a direção estadual e nacional do PCB no sentido de debatermos ações profundas do partidão na política de Jundiaí. Calcados na ideologia e na tática política, estes encontros foram envolvidos por um tom muito interessante. Dentre as lideranças presentes nestas reuniões estava o Prof. Dr. Edmilson Costa, Secretário Político (presidente) do Comitê Regional e membro do Comitê Central (diretório nacional) onde ocupa o cargo de Secretário de Relações Internacionais do partido. Dentre os encaminhamentos oriundos destes diálogos, ficou definida a implantação da Comissão Provisória Municipal do partidão em Jundiaí da qual recebemos a incumbência de ser o seu Secretário Político (presidente). Estes acontecimentos são importantes neste momento de profundo trauma político na cidade à medida em que grande parte da população já entende que o nosso modelo político municipal não vai mudar. Além disso, a responsabilidade de assumirmos a direção do PCB na cidade é muito grande pois, além de ser o partido mais antigo do Brasil, já teve em seus quadros respeitáveis personalidades da vida nacional como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Oswald de Andrade, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Adolfo Lutz, Oscar Niemeyer e tantos outros que durante a vida participaram ativamente da luta política. Enfim, começa um novo tempo de resistência em Jundiaí. Uma cidade infelicitada durante 20 anos pelo que existe de pior na política local. Uma cidade infestada por muito do que não presta de nossa realidade municipal. Uma cidade atolada na areia movediça da desilusão política que parece não ter fim. Assim sendo, o partidão estará em Jundiaí como uma nova referência de luta na arena municipal onde, não somente abrirá as suas portas para aqueles que queiram mudanças de verdade mas também não estará a serviço de alianças políticas espúrias que tantos males tem causado à cidade. Novos ventos partidários sopram em Jundiaí com o objetivo de renovarem as esperanças de nosso povo em um futuro melhor.