sexta-feira, 8 de julho de 2016

POBRE JUNDIAÍ ! ! !

As muitas afinidades entre Benassi e Bigardi são maiores do que sonha a nossa vã filosofia, para a tristeza de toda a cidade.

Ontem, ao final da tarde, no calçadão do centro, recebemos a quente informação de uma fonte confiável no sentido de que Pedro Bigardi e Ricardo Benassi reuniram-se dias atrás, na calada da noite, para uma conversa sobre a situação política atual.

O assunto da conversa ninguém sabe mas já podemos imaginar.

Que lástima tudo isso. Que lixo que virou a política de Jundiaí, onde prevalece o vale tudo para a manutenção do poder.

O atual prefeito Pedro Bigardi, que outrora dizia ser de esquerda e combatia a política coronelista da cidade, hoje anda de mãos dadas com os caudilhos que tanto combateu.

Já o ex-prefeito André Benassi, que hoje usa o seu sobrinho como uma cortina de seus interesses políticos, tem um passado profundamente lamentável na política do município cujo início foi durante o trágico episódio do fechamento de nossa Faculdade de Medicina, quando não conseguiu colocar como diretor da faculdade um cabo eleitoral de sua confiança tratando a escola médica como um reles palanque eleitoral.

Enquanto essa gente se revela farinha do mesmo saco, come carne da mesma panela e reza na mesma cartilha, o povo de Jundiaí é obrigado a ficar assistindo a este espetáculo político dantesco, digno de todas as melhores películas de terror de Boris Karloff.

É como diz o provérbio: "A mentira é como a desgraça, nunca vem só".

quinta-feira, 7 de julho de 2016

MONTANHA RUSSA ! ! !

Entrar em um ônibus em Jundiaí é a mesma coisa que subirmos em um carrinho de montanha russa. Uma tortura grega.

Ontem ocorreu um acidente na cidade que poderia ser uma tragédia.

Um motorista teve um mal súbito e o ônibus que dirigia invadiu uma choperia. Sorte que ainda não havia ninguém no estabelecimento.

Essa situação levanta novamente a condição triste e caótica em que se encontra o transporte coletivo na cidade há 30 anos.

Desde que nós nascemos as empresas concessionárias são as mesmas. Temos a tarifa mais cara do país e nunca, jamais alguém colocou os olhos nas planilhas de custos dessas empresas, sobre as quais tem sido calculadas as tarifas do transporte coletivo.

E entra prefeito, sai prefeito e nada muda. Por que será, hein ?

Que mistério existe entre a prefeitura e as empresas de ônibus ?

Por que a diretoria pelega do sindicato dos rodoviários não faz nada para mudar a situação, virando as costas para os seus trabalhadores ?

Sinistra, muito sinistra esta situação.

Mas o pior de tudo isso. A última concorrência pública realizada nesta cidade teve todas as características de ter sido direcionada para estes atuais concessionários do transporte público.

A imagem abaixo mostra uma exigência, na última licitação, de uma localização de garagem de ônibus. As únicas empresas na face da terra que preenchem estas exigências são as atuais concessionárias.

E os prefeitos que se sucedem na cidade entram na prefeitura mudos e saem calados sobre esse assunto. Um absurdo. Confiram:

***** CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AUMENTAR DE TAMANHO *****

segunda-feira, 4 de julho de 2016

AGONIA SEM FIM ! ! !

FOTO: Aqui jaz o Plano Diretor Participativo de Jundiaí.

Com a aprovação do Plano Diretor pelos vereadores cordeirinhos de nosso legislativo, parece que o assunto foi encerrado. Ledo engano.

A Associação de Moradores do bairro do Caxambu e região protocolou no Fórum local um extenso Mandado de Segurança fazendo uma série de contestações legais a respeito do assunto.

Segundo os autores desta peça jurídica, " a Municipalidade entendeu de, ao arrepio da lei, simplesmente prorrogar o mandato dos membros do Conselho Municipal do Plano Diretor já expirado em 04/02/2016, por meio da Lei, promulgada dia 24/06/2016, atribuindo sem qualquer explicação efeitos retroativos à referida lei. E mais, incidiu na recondução de seus membros acima da única vez prevista na lei ".

Continuando, os autores afirmaram que " o Novo Plano Diretor, contém mácula insanável, que é o fato do mesmo ter sido objeto de parecer do "Conselho" com mandato expirado em 04/02/2016, no entanto, inconstitucional e ilegalmente prorrogado pelo Legislativo Municipal a pedido da municipalidade através da Lei Municipal n.º 8647/2016 ".

Além disso, 10 membros foram reconduzidos ao Conselho ilegalmente pois já tinham exercido 2 mandatos.

Não se questiona neste momento o mérito do novo Plano Diretor, se é bom ou ruim. A gravidade resume-se ao fato de que ele foi aprovado de maneira ilegal, o que pode ser anulado pela justiça.

Também fica muito claro com este Mandado de Segurança que essa história de Plano Diretor Participativo foi tudo uma grande encenação patrocinada pela prefeitura e sua pífia secretária de planejamento.

A cidade de Jundiaí não pode continuar sendo tratada como se fosse um joguete nas mãos dos políticos de plantão, como acontece há 30 anos. É preciso que nossas autoridades tenham um mínimo de respeito com a população de Jundiaí, o que não tem acontecido.