segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O PLANO DO LUCRO ! ! ! ( II )

Como este assunto sobre o Plano Diretor tem uma grande importância para a cidade, valem aqui mais algumas considerações a respeito do que envolve esta questão a respeito do planejamento do município.

O Projeto de Lei do Plano Diretor de Jundiaí, entregue à Câmara Municipal, não é uma revisão e sim um novo Plano Diretor. Ele é mais extenso, cria dois novos zoneamentos, traz a expansão do perímetro urbano e a flexibilização das normas.

Por exemplo: Com o novo do Plano Diretor de Jundiaí, o bairro Caxambu voltará a ser considerado zona urbana. Há alguns anos o Caxambu tem sido considerado área rural e sem previsibilidade de ocupação. Com o novo plano, ele voltará a ser área urbana.

Qual é a diferença entre as duas situações ? No plano em vigor, a região do Caxambu, como área rural, é fiscalizada pela União. Já como área urbana, o Caxambu passará a ser fiscalizado pela prefeitura.

Assim sendo, os proprietários de terras da região poderão realizar o parcelamento de seus imóveis para a construção de condomínios residenciais livremente, sob a "isenta" fiscalização da prefeitura.

Isso quer dizer o seguinte: Não importará para os proprietários ou para a prefeitura se ocorrerá o comprometimento do meio ambiente e das nascentes de água. O que vai importar é o lucro dos especuladores imobiliários e donos de construtoras que, como abutres, já estão esfregando as mãos à espera da engorda de suas contas bancárias.

E aí, caros amigos, vem o gestor de planejamento da prefeitura com a seguinte conversa fiada: " A revisão do Plano Diretor tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável ". Acredite se quiser.