sábado, 29 de agosto de 2009

IMPRENSA VESGA ! ! !

Temos acompanhado as matérias dos últimos dias do jornal Bom Dia Jundiaí sobre a PEC dos vereadores, que deverá aumentar o número de cadeiras na Câmara Municipal. Até colocaram na 1ª página do jornal uma bandeira do Brasil com nariz de palhaço. Muito interessante e realista. Todos nós, na verdade, somos tratados como palhaços. Só que, neste picadeiro em que se transformou a política no Brasil, em seus três níveis, a imprensa também tem o seu papel. Não vamos aqui entrar no mérito da discussão deste aumento de vereadores no legislativo local. Na verdade, se analisarmos a eficiência dos nossos edis, nossa casa de leis deveria ter em torno de duas cadeiras, no máximo. Agora, a questão é a seguinte: Nós não vimos o jornal Bom Dia Jundiaí retratar, com a mesma ênfase, as mazelas destes 20 anos de administração coronelista na cidade; nós não vimos este jornal protestar da mesma forma quando as máquinas da prefeitura foram flagradas realizando serviços em obras particulares das lideranças do PSDB; nós não vimos o jornal protestar da mesma maneira contra os crimes ambientais cometidos por Miguel Haddad em seu loteamento aos pés da Serra do Japi, quando aterrou lagos e nascentes de água; nós não vimos o jornal protestar com esta intensidade e pedir a cassação do prefeito interino Miguel Haddad quando este cometeu os crimes eleitorais que renderam a ele 8 cassações na mesma eleição. Pois é. Assim fica mais fácil, não é mesmo ? Na verdade, quando a questão envolve os poderosos da cidade, os jornais agem como avestruz e enfiam a cara no buraco. Enfim, da mesma forma que as pessoas dizem que se somarmos os nossos 16 vereadores, com muito esforço teremos 2, se nós somarmos todos os jornais da cidade, talvez não tenhamos nenhum.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

RELEMBRANDO STANISLAW PONTE PRETA ! ! !

" RESTAURE-SE A MORALIDADE OU LOCUPLETEMO-NOS TODOS ". Cronista e escritor, Sérgio Porto, que atuava com o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, foi um personagem marcante no Brasil, principalmente no início da ditadura militar e que criou, entre outras coisas, o FEBEAPÁ - Festival de Besteiras que Assola o País. Uma destas besteiras que mereceu destaque foi quando um dos generais da ditadura, nos anos 60, mandou prender o autor grego Sófocles, que morreu há séculos, por causa do conteúdo subversivo de uma peça encenada na ocasião. Comédias a parte, de acordo com a frase acima dita pelo cronista, é óbvio que todos queremos que restaure-se a moralidade. Mas do jeito que as coisas andam, está difícil. Informações chegaram até nós sobre um fato que, no mínimo, merece uma explicação pública por parte da direção da DAE S/A. A empresa Coca-Cola, que consome uma quantidade enorme de água na cidade para fabricar seus refrigerantes, teria uma dívida com a DAE S/A na ordem de R$12 milhões. Diante disso, teria sido realizada uma reunião entre a direção das duas empresas para análise de um possível acordo. E ele teria sido efetivado. O acordo seria o seguinte: A empresa Coca-Cola pagaria 32% da dívida, ou seja, cerca de R$4 milhões e, com isso, o débito da indústria de refrigerantes com a DAE S/A ficaria liquidado. Mas espera um pouquinho: E os outros R$8 milhões ? Teriam sido perdoados ? Teria sido uma gentileza do grupo político que governa a cidade ? HUUMMMMM. Existe uma fumaça mau cheirosa no ar. Inclusive esta nuvem de maus odores teria provocado um inquérito administrativo para que fossem apuradas as devidas responsabilidades no caso. Com a palavra a direção da DAE S/A.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A CIDADE SAUDÁVEL LADEIRA ABAIXO ! ! !


Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que levantou o Índice de Desenvolvimento Municipal, Jundiaí caiu do 19º para o 34º lugar. Esta pesquisa divulgou os valores referentes ao crescimento econômico e a qualidade de vida no país. A cidade caiu 15 posições no IDM, que mede o desempenho das cidades nos setores de emprego e renda, educação e saúde, permitindo avaliar o desenvolvimento humano, econômico e social dos municípios brasileiros. Com esta queda, Jundiaí ficou atrás de municípios como Jaguariúna (5º), Sertãozinho (7º), Santana do Parnaíba (9º) e Louveira (10º). Não bastasse esta queda de qualidade de vida, no projeto de construção do Trem-bala, que uniria Campinas ao Rio de Janeiro, não consta parada em Jundiaí, o bêrço da ferrovia no Brasil. Independente do alto custo da obra, cerca de R$68 milhões por quilômetro construído, Jundiaí não consta do relatório da Halcrow Group, empresa inglêsa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade. O traçado do trem apenas cortaria a cidade, provocando graves impactos ambientais no município já que seriam desmatados 800 hectares de terra em área de proteção ambiental. Enquanto a cidade rolava ribanceira abaixo, o prefeito interino Miguel Haddad estava realmente muito preocupado em entregar o convite da Festa do Morango para o Governador José Serra, que disse não poder vir. Enfim, meus amigos, este é o conjunto da obra; um triste retrato de uma cidade administrada por péssimos prefeitos nestes 20 anos.

domingo, 23 de agosto de 2009

JORNAIS X BLOGS ! ! !

Existem muitos jornalistas que ao escreverem seus artigos a respeito dos blogs na internet, usam o seu fígado e não o seu cérebro. No mundo todo, nos dias de hoje, acontece um debate muito interessante sobre a importância da imprensa formal e dos blogs no que diz respeito à divulgação da informação. Para àqueles com mentalidade tacanha, os blogs são inúteis e devem ser extintos. Mas a consciência jornalística no planeta não vai por este caminho. Eis aqui um artigo muito interessante, sobre o assunto, que foi publicado no site Observatório da Imprensa. Leiam e tirem suas conclusões.


Duas pesquisas estão provocando muita polêmica entre jornalistas e blogueiros porque tentam responder a uma pergunta que tira o sono dos executivos da imprensa: quem tem mais capacidade de formar opinião, os jornais ou os blogs?

Quatro especialistas das universidades Cornell e Stanford, ambas nos Estados Unidos, acabam de publicar um trabalho no qual afirmam que uma notícia vira tema de jornais impressos duas horas e meia antes de tornar-se o assunto do momento entre os blogs na internet.

O jornal The New York Times interpretou os dados do estudo como uma evidência de que a imprensa escrita continua determinando a agenda de interesses do público e que os blogs funcionam mesmo é como caixa de ressonância.

Já o jornalista e marqueteiro amador Bill Wasik, editor sênior da revista Harpers, lançou na semana passada o livro And Then There’s This (E então isto aconteceu, em tradução livre) no qual estuda a disseminação de informações na web, em especial as que circulam no formato boca-a-boca.

Wasil tornou-se famoso na imprensa norte-americana por ter promovido em 2003, em Nova York, a primeira flash-mob — um tipo de manifestação relâmpago em que as pessoas são convocadas pela internet ou por telefones celulares. No seu livro, ele diz que uma notícia circula com mais velocidade na web quando ela pode ser usada para reforçar a artilharia verbal de grupos em confronto.

Ambos os estudos se dedicam a investigar a propagação viral de informações. O documento dos cientistas usou métodos importados da biologia molecular para investigar como as memes (unidades de informação) circulam na internet. Já Bill Wasik usou os resultados de suas experiências com marketing viral na rede para construir as suas teorias.

A propagação das informações na web tornou-se um tema badalado entre os pesquisadores porque pode fornecer elementos chaves para os tomadores de decisões e os formadores de opinião determinarem quando e como uma notícia tem os elementos que fazem as pessoas passá-la adiante.

Embora o The New York Times tenha apresentado a pesquisa Meme-tracking and the dynamics of the news cycle como uma evidência da superioridade dos jornais impressos na determinação da agenda pública, a maioria dos estudiosos da internet — como o jornalista, escritor e pesquisador Chris Anderson — assinalaram que os blogs mostram uma capacidade muito maior do que a dos jornais para repercutir um mesmo fato, dado ou notícia.

A pesquisa foi feita antes da explosão do fenômeno Twitter e suas conclusões devem ser vistas agora num contexto diferenciado, principalmente depois da morte do cantor Michael Jackson, quando, nos Estados Unidos, a notícia circulou na internet bem antes e muito mais rápido que a própria televisão.

O fato é que atualmente já não é mais possível tratar a imprensa escrita e o conjunto dos blogs e twitters como ambientes separados e muito menos como entidades em conflito. A pesquisa tomou o site Google News como parâmetro para distinguir a imprensa convencional dos blogs. Acontece que entre os 4.500 jornais monitorados pelo mecanismo de busca e publicação de notícias há pelo menos 500 blogs, o que por si só já altera a representatividade da amostra.

A imprensa e os blogs estão interligados porque de nada adianta publicar primeiro se a notícia não circula e não entra na agenda. Os jornais levam uma vantagem natural sobre os blogs porque têm um sistema voltado para a captura, processamento e publicação de noticias. Já a maioria dos mais de 120 milhões de blogs espalhados pelo mundo é produzida por indivíduos, tem reduzida capacidade investigadora mas, em compensação, são mais adaptados para o comentário e a opinião.

Por mais que se procure dar um caráter competitivo e até conflitivo à relação entre imprensa e blogs, o fato concreto é que ambos estão condenados a conviver porque são parte integrante do processo de circulação destas “moléculas informativas” chamadas memes e que são as responsáveis por tudo aquilo que sabemos.