quarta-feira, 11 de novembro de 2020

ORIGENS POLÍTICAS ! ! !

FOTO: Antes do golpe de 64. À direita, Naman Tayar (nosso pai), na época delegado do Partido Socialista Brasileiro em Jundiaí. À esquerda, de óculos, o Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto, Professor Catedrático de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e da Escola Paulista de Medicina, na época presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro e Secretário de Educação do Estado de São Paulo durante a gestão do então Governador Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto.

Dia desses nos perguntaram quando andávamos no centro da cidade: Desde quando você tomou gosto pela política ?

A resposta foi fácil. Em nossa casa, desde que éramos criança, o assunto principal sempre foi a política.

Nosso pai militou durante muitos anos, antes do golpe de 64, nas fileiras do partido socialista. E não era só isso. Ele tinha a companhia de pessoas da estatura moral do Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto.

Apenas recordando o seguinte. O Dr. Alípio foi o mestre de grandes cirurgiões do país, como os Drs. Euryclides de Jesus Zerbini, Adib Jatene, Silvano Raia e muitos outros, ensinando-os a operar.

Além disso, o Dr. Alípio fez parte da Força Expedicionária Brasileira que atuou na 2ª Guerra Mundial em campos da Itália. O seu trabalho como cirurgião foi tão eficiente ao exército aliado que, ao término do conflito, ele foi convidado a comparecer na Casa Branca, sede do governo dos EUA, onde foi condecorado pelos serviços prestados na Europa durante a guerra.

Além de tudo isso, o Dr. Alípio era um militante do partido socialista, demonstrando que tinha posições políticas bastante claras que se identificavam com os princípios de justiça social.

Foi neste ambiente que crescemos e, como adulto, tomamos gosto pela política devido ao berço ideológico em que fomos criados.

Hoje, ao andarmos pelas ruas da cidade, em campanha eleitoral, nos lembramos das lições que aprendemos durante todos estes anos, cujos ensinamentos foram embalados na forja ideológica de um ser humano extraordinário como o Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto.

Nem o nosso pai, nem o Dr. Alípio, estão mais aqui. Eles agora caminham em outras plagas. Porém, deixaram para sempre lições inestimáveis que procuramos seguir nesta caminhada política.

É neste clima saudosista que chegaremos ao final dessa campanha, sempre tendo como espelho as pessoas que nos mostraram a política como uma ciência do bem comum.

***** TAYAR / VEREADOR - nº 50.555 - PSOL *****

domingo, 8 de novembro de 2020

ÁGUA CONTAMINADA ! ! !

Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar.

Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Os dados são do Ministério da Saúde. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Segundo a pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco, Aline Gurgel, "os dados são alarmantes e representam um sério risco para a saúde humana".

Em Jundiaí, de acordo com a pesquisa, foram detectados 27 agrotóxicos na água. Destes, 11 estão associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. Estes 11 agrotóxicos associados a doenças crônicas são os seguintes: Alaclor, Atrazina, Carbendazim, Clordano, DDT, Diuron, Lindano, Mancozebe, Permetrina, Trifluralina e Glifosato.

Sobre o Glifosato, ele é o principal agente ativo do herbicida Roundup, altamente cancerígeno e aplicado em 90% das lavouras de soja no Brasil para transformá-las em um produto transgênico.

Isso é simplesmente um absurdo inenarrável. Diante do que relatou o Ministério da Saúde, a direção da DAE S/A tem a obrigação de se manifestar sobre este verdadeiro crime contra a saúde pública.

Diante dos fatos revelados pelos órgãos de saúde, o presidente da DAE S/A, Eduardo dos Santos Palhares, tem de ser levado às barras dos tribunais para responder por esta calamidade.

Confiram todos os dados divulgados nesta pesquisa clicando aqui.