sexta-feira, 15 de maio de 2020

MALI HABITUS ! ! !

Atitude errada da Diocese Católica de Jundiaí.

A Basílica e a Praça de São Pedro estão fechadas para visitação desde 10 de março, quando o Vaticano passou a seguir as medidas adotadas pelo governo italiano para a contenção da propagação do novo coronavírus.

Até agora, cinco infecções foram notificadas, sendo que um dos pacientes é um funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano que mora na Casa Santa Marta, residência oficial do Papa Francisco.

Diante desta catástrofe humanitária, o Papa Francisco se pronunciou:

" Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detivemos perante os Teus apelos, não despertamos face a guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo ".

O momento foi registrado em imagens impressionantes que mostram o Papa Francisco sozinho diante da grandiosa Praça São Pedro.

Mesmo diante de toda esta situação, o bispo Dom Vicente Costa e o padre Leandro Megeto, coordenador da Ação Evangelizadora, participaram de um encontro virtual com Prefeitos e Secretários de Saúde dos 11 municípios que compõem o território diocesano.

Como resultado da videoconferência, as autoridades eclesiais e civis decidiram que será elaborado um novo protocolo sanitário, que possibilite a retomada gradual e responsável de algumas atividades da Diocese, flexibilizando a quarentena, para que as igrejas voltem a ficar abertas para a presença física dos católicos.

Realmente é inacreditável. Enquanto o Papa Francisco está recluso na Casa Santa Marta, em Roma, em isolamento social determinado pelas autoridades sanitárias, o bispo de Jundiaí quer abrir as portas dos templos para a presença pessoal dos católicos.

Além disso, a constituição dogmática Pastor Aeternus, sobre o primado e infalibilidade do Papa, diz o seguinte:

" O Romano Pontífice, quando fala ex cathedra, isto é, quando no exercício de seu ofício de pastor e mestre de todos os cristãos, em virtude de sua suprema autoridade apostólica, define uma doutrina de fé ou costumes que deve ser sustentada por toda a Igreja, possui, pela assistência divina que lhe foi prometida no bem-aventurado Pedro, aquela infalibilidade da qual o divino Redentor quis que gozasse a sua Igreja na definição da doutrina de fé e costumes. Por isto, ditas definições do Romano Pontífice são em si mesmas, e não pelo consentimento da Igreja, irreformáveis ".

Assim sendo, Sua Eminência Dom Vicente Costa, ao aliar-se a políticos e empresários, contrariou uma definição de costumes emitida pelo Papa a respeito da quarentena em que o próprio Pontífice se submete em Roma. Que pena.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

ACREDITE SE QUISER ! ! !

DEPOIS DE ACADEMIA DE TÊNIS, O DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, Dr. CLÁUDIO ANTONIO SOARES LEVADA, LIBERA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS.

SÃO PAULO - FOLHAPRESS

Depois de liberar uma academia particular de tênis a abrir as portas, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu liberar também o funcionamento de uma concessionária de veículos do interior, desrespeitando assim a quarentena decretada pelo governador João Doria como medida de combate à pandemia do coronavírus.

A liminar em mandado de segurança foi concedida pelo desembargador Cláudio Antonio Soares Levada, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, o mesmo que atendeu à academia e defendeu tratamento diferenciado ao tênis, sob o argumento de que o esporte melhora "a capacidade cardiorrespiratória de seus praticantes, o que é relevante no combate ao vírus Covid-19".

Em sua nova decisão, publicada no último dia 6, o desembargador afirma não existir risco de contágio do coronavírus em showrooms de lojas de automóveis porque, segundo ele, inexistem aglomerações.

"Com a 'vacina facial' representada pelo uso obrigatório de máscaras, outrossim, medida que inexplicavelmente não foi adotada desde o início do combate ao vírus em nosso Estado, o risco de contaminação é mínimo e não justifica o fechamento do estabelecimento do impetrante e as consequências econômicas e humanas", disse.

O magistrado também consigna em sua decisão que a concessionária, AUTOMEC - Comércio de Veículos Novos e Usados, de Indaiatuba, alega que já demitiu 11 funcionários e poderá dispensar outros 150, caso continue com as portas fechadas. Também aponta prejuízo de R$ 8,4 milhões com a aquisição de 47 retroescavadeiras que agora não pode vender.

O desembargador também critica as medidas de isolamento impostas pela gestão Doria que, para ele, pelo "isolacionismo rígido, acumula óbitos e duvidosa eficiência no combate ao vírus".

Por fim, o desembargador ecoa o presidente Jair Bolsonaro dizendo em recente artigo estar havendo disseminação de pânico pela mídia. "Sou médico ? Não. Mas estou replicando a opinião de inúmeros infectologistas, entre os quais Osmar Terra, que foi Secretário da Saúde por oito anos", escreveu ele.

Para lerem a matéria da Folha, na íntegra, cliquem aqui.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

AULAS: ALTO RISCO ! ! !

Segundo informações coletadas por este blog, a situação da educação pública de Jundiaí é altamente preocupante aproximando-se de um patamar de irresponsabilidade das autoridades municipais.

A volta às aulas em Jundiaí será em julho. Os alunos terão aulas dia sim, dia não fazendo um revezamento. Como será feito esse revezamento de alunos ? Vai metade da sala para a aula contrair vírus e depois vem a outra metade também se contaminar ?

As crianças, como todo mundo sabe, não se controlam e vão se abraçar, vão brincar juntas, irão trocar lanches, irão espirrar sem a devida precaução e assim por diante.

Os professores vão retornar de férias neste dia 11 de maio, que é o mesmo dia em que os alunos deverão ir até a escola buscar material impresso de estudo feito pelos professores.

Quem pode e tem acesso à internet, vai pegar esse material online, realizar tudo e enviar para a correção do professor. Quem não tem acesso à internet deverá ir até a escola buscar esse material impresso, realizar a atividade e voltar para a escola para o professor corrigir.

Ninguém da prefeitura disse como fazer o isolamento dos alunos, funcionários e professores que retornam para a escola. Menos ainda foi falado sobre EPIs de proteção. A equipe volta e deve se virar para conseguir máscaras, luvas e álcool 70°.

Com a presença do professor o aluno já tem dificuldades no aprendizado, imaginem sem o professor. Alunos indo para a escola pegar material impresso podem receber ou repassar o vírus através dos papeis.

Outras questões sobre a volta às aulas:

1) Especialistas alertam que a reabertura das escolas provoca o desenvolvimento de uma cadeia de transmissão, uma vez que a atividade envolve a presença de adultos e a possibilidade de transmissão do vírus de uma criança para outra.

2) Em sua maioria, as crianças têm desenvolvido uma forma leve ou assintomática da doença, o que dificulta o rastreio neste público. Sem saber que carregam o vírus, elas passam aos mais velhos.

3) Segundo levantamento do Ministério da Saúde, há registro de mortes de crianças abaixo de 1 ano de idade e na faixa etária entre 1 e 5 anos.

4) Há algo em torno de 10.000 crianças internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave até agora.

Todos esses problemas poderiam ser contornados se as nossas autoridades tivessem o nível de seriedade e de organização das autoridades da China, como constatamos no vídeo abaixo: