quinta-feira, 14 de agosto de 2014

COMEÇAVA O PESADELO ! ! !

* 1984: O FECHAMENTO DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ *

* O ENTÃO VEREADOR MIGUEL HADDAD VOTOU A FAVOR DO FECHAMENTO DA ESCOLA MÉDICA REVOLTANDO TODA A CIDADE *

A idéia da fundação de uma Escola Superior em Jundiaí partiu da própria sociedade jundiaiense, da qual citamos alguns nomes muito representativos: Prof. José Leme do Prado Filho, Casemiro Brites Figueiredo, Dr. José Pacheco Neto Jr., Rubens do Amaral Gurgel, Virgílio Torricelli, Nelson Foot, Durval Knox da Veiga e inúmeros outros cidadãos jundiaienses, cuja citação seria fastidiosa, mas a quem se rende homenagem, neste momento. A idéia teve eco na administração municipal e, no ano de 1968, pela iniciativa do Prof. Pedro Fávaro, Prefeito Municipal, foi escolhido o curso mais difícil de ser implantado, mas que por outro lado, traria maior prestígio à cidade e atenderia aos anseios dos jovens desta terra. Assim, após a aprovação pela Câmara Municipal, sob a presidência do Vereador Paulo Ferraz dos Reis, o prefeito promulgou a Lei nº 1.506, no dia 12 de março de 1968, criando a Faculdade de Medicina de Jundiaí, como entidade autárquica do Município.

O Prefeito precisava de alguém da área médica, com trânsito nas esferas estadual e federal da educação, para dar corpo e forma à instituição recém criada. Não foi difícil chegar ao nome do Dr. Jayme Rodrigues como única pessoa que reunia as melhores condições para essa difícil, porém nobre empreitada. Esse mister demandaria inúmeros contatos, muito empenho e escolha dos colaboradores certos para implantação de um curso médico de alto gabarito e à altura das melhores instituições congêneres do Estado e do País.

Durante muitos anos a faculdade cresceu e consolidou-se como uma instituição de ensino de alto nível, até o dia em que um certo ex-prefeito, então no PMDB, de nefasta memória para Jundiaí e que estamos impedidos pelo judiciário de citar o seu nome neste blog, assumiu o executivo. Neste momento teria início um verdadeiro calvário para a instituição médica.

Assume a diretoria, o Vice-Diretor Prof. Dr. Antonio Monteiro Cardoso de Almeida, em virtude da indecisão do nefasto Prefeito quanto à escolha do novo Diretor de lista sêxtupla a ele encaminhada, o que obedeceria o ritual da legislação e do Regimento da Faculdade. O nefasto Prefeito foi convidado pela Congregação da Faculdade para reunião em seu prédio sede quando afirmou, categoricamente: " Ou tenho um diretor meu ou fecho a Faculdade ". O nefasto alcaide em questão decretou a intervenção em 01/02/84, exonerando o Vice-Diretor em exercício e o Secretário Administrador, nomeando um ex-aluno como interventor da Faculdade e do Hospital São Vicente de Paulo. Em julho, a Câmara Municipal aprova a lei que autoriza o Prefeito a decretar o fechamento da Faculdade de Medicina.

Na sessão em que a escola foi fechada, os alunos atiravam moedas em cada vereador à medida que este votava a favor do fechamento. Naquela noite também votou pelo fim da Faculdade de Medicina de Jundiaí o então apagado e medíocre vereador Miguel Haddad.

Para lerem, na íntegra, a ata da sessão extraordinária da Câmara Municipal que decretou o fechamento da Faculdade de Medicina de Jundiaí, acessem o link abaixo e constatem o lamentável voto a favor desta insanidade proferido pelo então vereador Miguel Haddad:

http://sapl.jundiai.sp.leg.br/sapl_documentos/ata_sessao/1787_ata_sessao.pdf

***** Eleições 2014 - TAYAR - Deputado Federal - N° 2121 *****

terça-feira, 12 de agosto de 2014

NECESSIDADE HISTÓRICA ! ! !

Por mais que o governo Pedro Bigardi se esforce para ser pior que os governos do PSDB será muito difícil atingir esta meta. Os secretários trabalham dia e noite, se dedicam ao máximo para que este seja um dos piores governos da história da cidade. Mas não vão conseguir. O que os prefeitos do PSDB fizeram, nos 20 anos em que exerceram o poder, para jogar na lama o que Jundiaí tinha de bom é insuperável. No momento em que vivemos existe a tentação de muitas pessoas em querer apagar todo o descalabro tucano cometido em módicas duas décadas, maculando de maneira irreversível a vida política de nossa cidade. O atual governo é um desastre. Isso é verdade. Talvez tenha sido a maior desilusão política que o povo desta cidade tenha conhecido em todos os tempos. Porém, caros amigos, o tamanho dos descalabros cometidos pelos tucanos e aliados em todos estes anos é simplesmente monstruoso. Mesmo que os amigos deste blog tenham conhecimento dos fatos, a partir de agora estaremos fazendo neste blog uma resenha do que foram os 20 anos de desmandos do PSDB neste município. Lideranças que hoje fazem pose de bonzinhos, que passam uma imagem de coitados, foram homens públicos de alta periculosidade política, ou seja, foram lobos vestidos em uma pele de cordeiros. Esta cidade não quer mais ser enganada. Todos estamos cansados de sermos ludibriados por pessoas que transitam nos porões do poder de onde emana esta política intestina que nos afligiu nestes quase 30 anos. Um grupo de homens tomou de assalto a política local há 30 anos e hoje já conseguiu, inclusive, englobar até aqueles que há algum tempo diziam-se ser de oposição. Resumindo a situação, a cidade possui hoje apenas um grupo político que abrigou todas as lideranças de quase todos os partidos com o lamentável objetivo de poderem se eternizar no poder local. Assim, é necessário tirarmos em definitivo a máscara dessa gente para que o povo de Jundiaí saiba quem é quem nesta salada política mau cheirosa e sem sabor algum.

***** Eleições 2014 - TAYAR - Deputado Federal - N° 2121 *****