segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

ATAQUE À SERRA DO JAPI ! ! !

O decreto Nº 28.024 de 06 de fevereiro de 2019, da Prefeitura de Jundiaí, determina a desapropriação da Fazenda Ribeirão, localizada dentro do território da Serra do Japi, para a construção de uma represa para abastecimento de água na cidade que vai custar R$ 300 milhões.

A fazenda tem mais de 200 anos e faz parte da história da cidade. Esta área de preservação ambiental, de contemplação da natureza e com atividades educacionais voltadas para as crianças e a comunidade de Jundiaí, possui uma área de 657.172,36 m².

Esse decreto foi assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado que declarou esta área de utilidade pública para fins de desapropriação.

Os proprietários da Fazenda Ribeirão estão se mobilizando, através de um abaixo assinado, contra o decreto da Prefeitura de Jundiaí que determina a desapropriação da área.

Está aí, de maneira escancarada, mais uma devastação ambiental monumental que será levada a cabo pela prefeitura com uma finalidade duvidosa, já que a tal represa para abastecer esta cidade, segundo informações que chegaram a este blog, é inviável naquele local.

Não podemos nos esquecer que esta cidade é o paraíso da especulação imobiliária sob a tutela de duas famílias, que dominam a política local e usam-na em proveito próprio e a favor de seus negócios particulares.

É exatamente aqui que está o centro da questão. A Fazenda Ribeirão, que é detentora desta água de qualidade extraordinária, por uma incrível e inacreditável coincidência, está localizada bem na vizinhança dos empreendimentos imobiliários do ex-prefeito Miguel Haddad. Confiram esta casualidade extraordinária na imagem abaixo:

***** CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AUMENTAR DE TAMANHO *****

Diante disso, levar esta água da Fazenda Ribeirão para os lucrativos empreendimentos imobiliários de Miguel Haddad é apenas um pulinho.

Se este descalabro acontecer de fato, o prefeito Luiz Fernando Machado e o presidente da DAE S/A, Eduardo dos Santos Palhares, serão levados às barras dos tribunais para responderem judicialmente por terem colocado o poder público a serviço de interesses privados.

Para aumentar mais um pouco a nossa indignação, assistam ao vídeo abaixo e conheçam mais detalhes sobre a Fazenda Ribeirão, que faz parte da Serra do Japi constituindo um verdadeiro santuário ecológico: