terça-feira, 19 de novembro de 2019

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL ! ! !

A prática política para governar a cidade empreendida pelos governos do PSDB tem sido a mentira. Os prefeitos que se sucedem usam desta tática para ludibriar o cidadão e perpetuarem no poder o grupo político que tomou de assalto a cidade há 40 anos.

Quem está ameaçado com este tipo de prática implantada pelos governos tucanos é o meio ambiente do município.

Uma destas mentiras diz respeito ao fato do PSDB contar em prosa e verso que a cidade está em uma situação confortável no que diz respeito ao abastecimento de água. Inclusive o ex-prefeito Miguel Haddad tem discursado com a cara lavada, aos quatro cantos de Jundiaí, que o município tem água suficiente para 50 anos.

Agora, a atual administração vem com o discurso que é preciso construir novas represas na região da Serra do Japi porque a cidade não tem água. Então era mentira que tínhamos água para 50 anos ?

O que essa gente esconde da população é que o conjunto de represas a serem construídas e que comporão o chamado Sistema Caxambu, na região da Serra do Japi, depredarão áreas de terra e de mata nativa da Fazenda Ribeirão, da Fazenda Rio das Pedras e da Fazenda Cachoeira. O custo total da obra está estimado em R$ 300 milhões.

É claro que é apenas uma coincidência que alguns políticos da cidade tenham propriedades e condomínios nas imediações destas futuras represas e que não tem a menor intenção de utilizar esta água.

Apenas lembrando que a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, diz o seguinte:

Art. 38-A. - Destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção:

Pena - Detenção, de 1 ( um ) a 3 ( três ) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. ( Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006 ).


Art. 40. - Causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação e às áreas de que trata o art. 27 do Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990, independentemente de sua localização:

Pena - Reclusão, de 1 ( um ) a 5 ( cinco ) anos.


Preservação do meio ambiente ? Que nada. O que interessa é mostrar serviço para o povo visando conquistar votos nas eleições do ano que vem. Essa história que envolve questões ambientais é um assunto de gente desocupada que não tem o que fazer. E Viva Jundiaí !!!