segunda-feira, 27 de julho de 2020

SÓRDIDA ESPECULAÇÃO ! ! !

Nos últimos 40 anos a cidade de Jundiaí transformou-se em um palco onde os especuladores imobiliários deitam e rolam. Todos nós já sabemos disso, inclusive que são os capitães do mato desta atividade aqui na cidade. A partir de agora viveremos mais um capítulo desta funesta novela sob a tutela dos coronéis municipais.

O antigo terreno da Duratex S/A abrigará um condomínio sob a responsabilidade da empresa Emccamp Incorporação. No início do empreendimento serão construídas duas torres. Quando estiver pronto, o conjunto terá 3.200 apartamentos.

O empreendimento terá um total de três condomínios: Residencial Veneto, Residencial Toscana e Residencial Piemonte.

Desde o encerramento das atividades da Duratex, em 2010, surgiram várias informações do que o terreno abrigaria. Há alguns anos a Duratex S/A vendeu o seu imóvel na região da Vila Arens. Um grupo empresarial de São Paulo comprou aquela área para a construção de um mega projeto que esteve envolvido em alguns mistérios.

Aquela área era industrial. Uma certa autoridade de então ameaçou transformar a região em institucional, ou seja, se isso ocorresse o projeto seria prejudicado. A partir desta ameaça, houve uma reunião entre esta autoridade e um representante do grupo. O acerto foi no sentido de que a autoridade não mexeria na setorização da área além de realizar algumas obras no entorno. Em contrapartida o legítimo representante do grupo ofereceria um pequeno mimo de R$ 2 milhões ao sagaz político de tantas glórias e tradições. Um negócio da China.

Os R$ 2 milhões foram pagos, mas a autoridade, depois de pegar esse dinheiro, não fez absolutamente nada. Virou as costas e foi embora. Sendo assim, o grupo, além de perder este caminhão todo de dinheiro, acabou desistindo do projeto.

Agora vem este outro projeto monstruoso para a região que, devido ao já caótico trânsito, deverá ser catastrófico quando o condomínio todo estiver pronto. Serão, no mínimo, mais 3.200 veículos jogados nas ruas e avenidas do setor. Uma hecatombe.

O gestor de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, Sinésio Scarabello, disse que o projeto ainda não foi aprovado, porém o site da empresa já está anunciando o lançamento da obra.

Tudo jogo de cena dessa gente. Está tudo comprometido e acertado. O condomínio vai sair e ponto final. Às favas os impactos de vizinhança e de trânsito, afinal de contas a cidade de Jundiaí, através do PSDB, transformou-se no paraíso da especulação imobiliária.