sábado, 30 de outubro de 2010

O STF NO FIO DA NAVALHA ! ! !

Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal que julgou a validade da Lei da Ficha Limpa para "já", mais uma vez o destaque negativo foi o Ministro Gilmar Mendes, que discursou por mais de 1 hora dizendo verdadeiras barbaridades. O estranho é que o nobre ministro adota estas atitudes enérgicas sempre para defender causas que vão contra os interesses nacionais. Foi assim no caso do banqueiro Daniel Dantas, preso pela Polícia Federal por vários crimes cometidos, como o de lavagem de dinheiro, por exemplo; foi assim no caso do candidato a governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, inúmeras vezes envolvido em escândalos políticos e financeiros na capital da república; foi assim, agora, no caso do candidato ao senado federal Jader Barbalho, que renunciou ao mandato de senador em 2001 para não ser cassado, acusado de ter desviado ilegalmente milhões de reais do Banco do Pará. Diz um antigo ditado: Renovar ou morrer. Então, no caso do STF, está na hora de renovar.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A METICULOSA POLÍTICA DOS CONDOMÍNIOS ! ! !

Todas as pessoas que visitam Francisco Morato conhecem de perto a chamada cidade dormitório de São Paulo, ocupada por pessoas humildes que foram empurradas pela especulação imobiliária para fora da capital. Este fenômeno acontece hoje em Jundiaí. Com a expansão desenfreada dos condomínios, nosso município está se transformando em uma cidade dormitório dos novos ricos que para cá se dirigem fugindo do caos urbano da terra da garoa. Esta nova situação está fazendo com que Jundiaí, gradativamente, vá perdendo sua identidade e suas raízes ao abrigar aqui pessoas que não tem o menor compromisso econômico, político e social com a cidade. Uma quantidade enorme de famílias que olham a região apenas com os olhos frios da falta de compromisso com o que está ao seu redor. Tudo isso parece um fato inevitável fruto do progresso sem limites e sem a menor possibilidade de ser controlado. Certo ? ERRADO !!! Toda esta política municipal de expansão dos condomínios de luxo faz parte de um planejamento cuidadoso e milimetricamente calculado sob o ponto de vista econômico e político. Sobre a questão econômica estão evidentes os altos lucros que as empresas que gravitam em torno do poder local estão conseguindo. Porém, acima dos insaciáveis lucros de meia dúzia de coronéis, está o objetivo político de tudo isso. Com uma massa cada vez maior de novos ricos descompromissados com os interesses locais, o grupo formado por especuladores imobiliários, atravessadores de frutas e empreiteiras, tem cada vez menos pessoas cobrando seriedade e progresso para todos o que resulta na facilidade de perpetuação no poder desta nossa lamentável oligarquia. Diante deste quadro cinzento em que jogaram nossa terra nos últimos 20 anos, de duas uma: Ou as pessoas de bem desta cidade deixam a sua zona de conforto e entram na luta demonstrando toda a sua indignação e repúdio a este verdadeiro feudo em que transformaram Jundiaí ou então ficará cada vez mais distante o sonho de todos os jundiaienses em verem uma cidade para todos e não apenas para duas famílias.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O PSDB NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA ! ! !

Queremos lamentar profundamente que o Secretário Municipal de Educação, Prof. Francisco José Carbonari, tenha vindo a público para defender a progressão continuada na escola pública paulista. Na realidade, este tipo de sistema educacional tem fabricado batalhões de analfabetos funcionais que terão enormes dificuldades em sua educação futura, sem dizermos que talvez jamais cheguem a uma universidade. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), analfabeto funcional é a pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como ler e escrever frases simples, efetua cálculos básicos, mas é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, dificultando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar ideias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas. De cada 30 alunos da rede pública de ensino calcula-se que só dois teriam condição de estar no Ensino Médio, levando em conta o conhecimento em matemática. Em física então, os professores vão ter muito problema no ensino médio, relatam os mestres. Para os docentes os alunos da rede pública de São Paulo que se formarem serão "alguns no turbilhão". Dizendo aqui uma linguagem bem clara, teremos nos analfabetos funcionais uma massa de manobra perfeita para que esta política arcaica, falida e embolorada se perpetue no poder. Que tristeza !!!

domingo, 24 de outubro de 2010

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO OU REALIDADE ?

Faltando sete dias para o país definir o seu próximo presidente, inúmeras perguntas que atormentam a cabeça do eleitor estão sem respostas. O ódio e a selvageria empreendidos pelos adversários da candidata do PT, Dilma Rousseff, são incompreensíveis. Nas duas últimas eleições presidenciais, o então candidato Lula nem de longe sofreu as agressões que a petista tem recebido. Ora, por que agora este verdadeiro linchamento público é feito contra a Sra. Dilma ? As razões para esta sandice são apenas eleitorais ? Tudo isso é apenas para se chegar ao poder ? Ou será que existem outras forças poderosíssimas por trás desta cortina ? Vamos aqui fazer uma análise do assunto sob três pontos de vista:

1) DO PONTO DE VISTA POLÍTICO - O governo Lula, nestes 8 anos, através de sua política externa, fez com que o Brasil deixasse a posição de mero figurante no cenário internacional para se transformar em um agente importante no relacionamento entre as nações. Além de uma postura comercial mais agressiva, no bom sentido da palavra, o país tem sentado à mesa do debate político internacional de maneira mais incisiva. Isso fez com que o Brasil deixasse de ser apenas um satélite na órbita norte-americana para ser uma voz ouvida em todo o planeta cujo resultado, por exemplo, foi a criação do chamado BRIC, um bloco político-comercial composto por Brasil, Rússia, Índia e China, que é responsável, hoje, por 40% do mercado mundial. Além disso o Brasil tem pleiteado uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, inclusive tendo apoio de países de peso, como a França por exemplo. Tudo isso contribui para a mudança do vetor de mando no planeta retirando este poder das mãos de poucos e redistribuindo esta responsabilidade entre vários parceiros políticos. Por estes e outros motivos, os poderosos que estão perdendo espaço na política internacional estariam trabalhando contra a candidata apoiada por Lula colocando-se, de maneira velada, nos bastidores do PSDB.

2) DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO - O progresso econômico do Brasil, hoje, é visível em todo o planeta. Uma economia sólida, controlada e em franco crescimento. O retrato deste avanço foi a conquista do governo brasileiro, recentemente, na OMC - Organização Mundial do Comércio onde o país ganhou o direito de retaliar os EUA devido aos subsídios norte-americanos à produção de algodão, fato altamente danoso ao algodão brasileiro. Por outro lado, a criação do BRIC retirou das mãos americanas parte significativa do comércio brasileiro reduzindo as relações econômicas entre os dois países. Não bastassem estas e outras questões, o governo Lula descobriu o Pré-Sal, uma das maiores reservas petrolíferas do mundo. Sobre esse assunto, o candidato José Serra colocou em sua proposta de governo a abertura do Pré-Sal à exploração internacional, no que a Petrobrás ficaria em segundo plano. Todas estas e outras questões juntas colocaram o capitalismo internacional nos bastidores do PSDB, já que o governo Lula contrariou muitos dos anseios do capital sem pátria.

3) DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO - De repente, sem mais nem menos, surgiu na campanha eleitoral o assunto da descriminalização do aborto, como se isso fosse de competência da Presidência da República e não do Congresso Nacional. Ora, com a questão do aborto em pauta começaram a retratar a candidata do PT como assassina de criancinhas, como uma mulher contra a religião, uma terrorista, uma criminosa, etc... Este assunto do aborto na verdade seria apenas uma cortina de fumaça criada pela grande imprensa. Todos devemos nos lembrar que a política externa do governo Lula promoveu uma aproximação do Brasil com os países árabes, tanto no que diz respeito à colaboração mútua em vários setores quanto ao comércio entre as nações. Nesta linha ocorreu o trabalho diplomático entre o Brasil e a Turquia no sentido de se encontrar uma solução para a questão do urânio enriquecido no Irã. E foi feito um acordo que ninguém esperava por não terem jamais conseguido; de imediato este acordo foi rejeitado pelos EUA e por Israel que ficaram publicamente em uma situação delicada. Inclusive o governo israelense colocou a seguinte situação: Se são amigos do Irã e da Turquia, são inimigos de Israel. Esta situação fez com que o sionismo internacional se voltasse contra o governo Lula e, através de um dos seus braços, que é a imprensa, começou a atacar violentamente a candidata do PT. Hoje se sabe que o sionismo internacional domina dois setores fundamentais para a sociedade moderna: a economia e os meios de comunicação. Daí a explicação do porque a grande imprensa no Brasil tomou partido de maneira clara a favor de Serra, imprensa esta capitaneada pela maior editora da América Latina, a Editora Abril de propriedade da família Civita, de origem hebraica. Para coroar esta relação de apoio, a imprensa divulgou, cerca de 15 dias antes do 1º turno, uma reunião à portas fechadas entre o candidato tucano José Serra e a diretoria da Congregação Israelita do Brasil. Não se sabe o que foi conversado nesta reunião mas ficou clara a presença nos bastidores do PSDB do sionismo internacional.

SERÁ QUE TUDO ISSO NÃO PASSA DE UMA TEORIA CONSPIRATÓRIA OU SERIA A MAIS PURA REALIDADE ? A CONCLUSÃO FICA A CARGO DO AMIGO LEITOR QUE FREQUENTA ESSE BLOG.