quarta-feira, 10 de junho de 2020

SITUAÇÃO CRÍTICA ! ! !

O Observatório da PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas fez um levantamento e apresentou as estatísticas de casos e mortes por 100 mil habitantes, bem como o comportamento das curvas de contágio e óbitos para a semana iniciada em 31/05 e encerrada em 06/06 – semana epidemiológica de número 23, para as autoridades de saúde.

Neste momento, os municípios da região de Campinas com menor incidência de casos são Pinhalzinho e Pedreira com 13,5 e 17,18 casos por 100 mil habitantes, respectivamente. Na outra ponta, Jundiaí, Paulínia e Campinas são os municípios com maiores números relativos de casos notificados, todos com mais de 221 casos por 100 mil habitantes.

Já sobre o número de mortes, as cidades de Jarinu e Jundiaí figuram entre os piores da região de Campinas, com 26,8 e 19,9 mortes por 100 mil habitantes.

O aumento de casos verificado nos dados ocorreu após os municípios da região de Campinas implementarem medidas de relaxamento do isolamento, desde o dia 01/06/2020. Esta flexibilização do isolamento social nos municípios da região de Campinas está contribuindo de forma expressiva para o aumento de casos notificados nos municípios, afirma o Observatório da PUCC.

Diante do exposto reafirmamos o que já escrevemos em postagens anteriores. A responsabilidade total desta tragédia iminente é do prefeito Luiz Fernando Machado, que deverá responder criminalmente pelo fato de expor as pessoas a serem infectadas pelo coronavírus. Sobre este assunto a legislação brasileira é bastante clara:

Código Penal

Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:

Pena - Detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.