quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

EMPRESÁRIO POLÍTICO ! ! !

De acordo com um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, com base nos dados do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, em 1998 haviam 309 empresários candidatos a cargo público, cerca de 2% do total. Em 2006 foram 1.468, quase 8% do total. Já no ano de 2018 foram cerca de 2.500, mais de 10% do total.

Segundo algumas opiniões, os empresários estão descrentes do caminho que, até então, eles estavam tomando, de apoiar campanhas ou partidos. Acham que poderiam defender melhor os seus interesses participando diretamente da política.

Eis o ponto chave da questão: O empresário defender os seus interesses.

Esta atitude diz claramente que o importante mesmo são os interesses particulares dos empresários em detrimento do interesse público.

Pior ainda. Muitos empresários entram na política por dois motivos: Ou eles estão falidos e querem recuperar a sua empresa através do poder público ou querem usar o tráfico de influência da política para alavancar os seus negócios privados.

No setor da especulação imobiliária esta atitude é bastante clara. Donos de construtoras se encostam nos detentores do poder ou então se apossam do poder político, para viabilizarem os seus empreendimentos imobiliários sem o menor constrangimento.

Apesar destas intenções funestas, se apresentam para a população como pessoas sérias e que querem administrar a favor do povo. Tudo mentira. Esta postura é apenas um jogo de cena para enganar o eleitor fazendo pose de homem público. O que interessa mesmo são os seus negócios.

Todo este embuste com a cobertura de nossa vil imprensa, que se dobra às verbas públicas de publicidade apresentando estes empresários candidatos como homens probos, preocupados com o bem do povo.

Ao cidadão comum resta apenas ser um mero espectador deste estado espetáculo, onde a política está sempre em representação através de atores regiamente treinados na coxia do poder, com o triste objetivo de enganar o pobre e abandonado povo brasileiro.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

TARIFA ZERO ! ! !

Foi aprovado na sessão da Câmara Municipal realizada em 10/12/2019, o Projeto de Lei nº 13.083 criando o Fundo Municipal de Transportes que visa garantir condições financeiras para o custeio de investimento em controle, operação, fiscalização e planejamento do transporte público no Município de Jundiaí.

O Fundo Municipal de Transportes tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações, projetos e programas ligados ao transporte coletivo de Jundiaí.

Está colocada, portanto, a possibilidade concreta de ser instalado na cidade o tão sonhado Projeto Tarifa Zero.

O Projeto Tarifa Zero pretende garantir a gratuidade total do transporte coletivo visando garantir o direito de ir e vir para toda a população. A tarifa zero seria financiada pelo Fundo Municipal de Transportes, que recolheria fatias de uma cobrança progressiva de IPTU, ou seja, o custeio do transporte seria baseado na distribuição de renda.

Para a implantação desse projeto o governo municipal terá de municipalizar o transporte coletivo. Trata-se de um modelo da retomada, pelo poder público, da administração do sistema. Desta forma, as decisões sobre a quantidade de ônibus, os horários e as linhas não estariam mais nas mãos das empresas, que operam pela lógica do mercado, e sim do poder público.

Hoje no Brasil cerca de quarenta milhões de brasileiros não tem acesso ao transporte coletivo, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por conta dos preços das tarifas.

A criação de um sistema de transporte público gratuito universal no capitalismo soa como uma fantasia inatingível, porém é viável, do ponto de vista econômico, e compatível com uma sociedade capitalista.

Assim sendo, resta saber se os políticos de Jundiaí tem algum interesse social com a população para implantar o Projeto Tarifa Zero ou se vão continuar subservientes aos ditames do mercado e do lucro, fatores que balizam as ações do transporte coletivo na cidade.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

VAIAS PARA O PSDB ! ! !

O prefeito Luiz Fernando Machado, o deputado federal Miguel Haddad e o governador João Dória, todos do PSDB, foram estrepitosamente vaiados na abertura dos jogos regionais em Jundiaí. Confiram :