segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O PLANO DO LUCRO ! ! ! ( II )

Como este assunto sobre o Plano Diretor tem uma grande importância para a cidade, valem aqui mais algumas considerações a respeito do que envolve esta questão a respeito do planejamento do município.

O Projeto de Lei do Plano Diretor de Jundiaí, entregue à Câmara Municipal, não é uma revisão e sim um novo Plano Diretor. Ele é mais extenso, cria dois novos zoneamentos, traz a expansão do perímetro urbano e a flexibilização das normas.

Por exemplo: Com o novo do Plano Diretor de Jundiaí, o bairro Caxambu voltará a ser considerado zona urbana. Há alguns anos o Caxambu tem sido considerado área rural e sem previsibilidade de ocupação. Com o novo plano, ele voltará a ser área urbana.

Qual é a diferença entre as duas situações ? No plano em vigor, a região do Caxambu, como área rural, é fiscalizada pela União. Já como área urbana, o Caxambu passará a ser fiscalizado pela prefeitura.

Assim sendo, os proprietários de terras da região poderão realizar o parcelamento de seus imóveis para a construção de condomínios residenciais livremente, sob a "isenta" fiscalização da prefeitura.

Isso quer dizer o seguinte: Não importará para os proprietários ou para a prefeitura se ocorrerá o comprometimento do meio ambiente e das nascentes de água. O que vai importar é o lucro dos especuladores imobiliários e donos de construtoras que, como abutres, já estão esfregando as mãos à espera da engorda de suas contas bancárias.

E aí, caros amigos, vem o gestor de planejamento da prefeitura com a seguinte conversa fiada: " A revisão do Plano Diretor tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável ". Acredite se quiser.

24 comentários:

Anônimo disse...

hoje mais um gm de jundiai foi morto,lamentável,triste,mais triste é que a cúpula da gm não estão nem ai com os gms,danem-se,se morrer um ,vem outro,ja começa com a distinção entre os gms,agora so quem é do apoio pode pegar um tipo de munição de pistola mais potente,e o restante dos gms tbm não tem direito a ter uma chance de defesa melhor?quem foi o ridículo que baixou essa ordem?o comando não foi pq é um profissional sensato,então? será que os gms vão ter q ir ao mp para poder trabalhar com munição mais eficaz?será sr prefeito?

Pae Xoão de Ojóssi disse...

É lamentavel a urbanização da bacia do Jundiai-Mirim...mesmo assumindo que haverá preservaçao de nascentes e manutençao de 50% de area permeavel como estabelece o Decreto APA, a impermeabilizaçao de outros 50% numa bacia pequena prejudica a segurança hidrica do municipio....a manutençao do Jundiai Mirim como rural é tão importante qto a manutenção do zoneamento rural na Serra

Pae Xoão de Ojóssi disse...

Importancia do zoneamento rural = parcelamentos de solo p fins urbanos são vedadospela lei 6766/79....não é que a área rural é fiscalizada oela União...o que ocorre é que o parcelamento do imovel rural pre isa atender o regramento do INCRA: modulo minimo de 2 hectares, Reserva Legal...um uso e densidade de ocupaçao mais adequados p uma regiao de fragilidade ambiental (hídrica)

cesar tayar disse...

Não nos expressamos adequadamente. Quando dissemos fiscalização federal é que uma área rural é subordinada à legislação federal. Como o amigo escreveu, o INCRA tem como meta a administração das terras públicas da União, a continuidade do processo de cadastramento dos imóveis rurais e a realização de uma reforma agrária completa.

Nestas situações que tratam de áreas rurais a especulação imobiliária pouco pode fazer. Já no caso de Jundiaí, com o bairro Caxambu passando a ser área urbana, vai ser uma festa para as construtoras e os especuladores de plantão.

Pae Xoão de Ojóssi disse...

Cesar, cuidado! Escrever "reforma agrária completa", igualdade, ciência, dentre outros, nestes tempos sombrios, é perigoso....

Anônimo disse...

Falando em Caxambu, saude e tudo mais, a enfermeira pensa que o postinho é dela. Enquanto essas e outras no covil das cobras da saude na marechal tem jararaca comendo jararaca. Uma equipe fraca nas diretorias de saude, mts processos no MP de assedio moral, mts dentista virando chefe pra nao trabalhar arrancando carie e gestor finge que nao sabe e segue o baile. Jundiai abandonada mais do que nunca com tanta gente incompetente. Medico só no papel de gerente tambem. Uma baixaria, é assistente apunhalando os chefinhos pelas costas, concurso ninguem chama. Estou esperando ser chamado mas a prefeitura continua (sem dinheiro kkkkkkk)

Anônimo disse...

O Estatuto da Terra, criado em 1964 após o golpe militar, está em vigor até hoje e foi recentemente atualizado. Sobre as terras particulares, o Estatuto da Terra diz o seguinte:

Art. 12. À propriedade privada da terra cabe intrinsecamente uma função social e seu uso é condicionado ao bem-estar coletivo previsto na Constituição Federal e caracterizado nesta Lei.

Art. 13. O Poder Público promoverá a gradativa extinção das formas de ocupação e de exploração da terra que contrariem sua função social.

Está aí o porque o bairro do Caxambu vai voltar a ser área urbana. Assim os coronéis de Jundiaí, que mandam na prefeitura, ficam livres das amarras das leis federais para se encherem de dinheiro.

Canalhas. Canalhas. Canalhas.

Anônimo disse...

E aí Kiiiitaaaa. Seu ex-presidente LADRÃO confessou o golpe. E vc vai entrar para a história por apoiar um golpe contra uma presidente honesta. Agora, como vc é maria-vai-com-as-outras apóia o Bozonaro, não é mesmo? Mas, e se o Lula for inocentado e vencer as eleições?? Vai apoia-lo?? Responda, se não for covarde.

Anônimo disse...

O GM FOI MORTO EM SÃO PAULO AÍ EU PERGUNTO AO AMIGO DE 16 de setembro de 2019 17:46 : O QUE O COMANDO DA GM DE JUNDIAÍ TEM COM ISTO?

Anônimo disse...

A SOLUÇÃO É IMPEDIR O CRESCIMENTO HUMANO DE JUNDIAÍ, FECHAR AS CONSTRUTORAS LOCAIS, AUMENTAR A ÁREA RURAL, IMPEDIR NOVOS EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS. PROIBIR QUE OUTROS CONSTRUTORES DESUMANOS VENHAM PARA JUNDIAI

Anônimo disse...

AO AMIGO DE 16 de setembro de 2019 21:36, PARECE QUE ESTÁ FURIOSO PORQUE NÃO FOI CHAMADO PELO CONCURSO, POR ISTO FALA MAL DE SERVIDORES É?

Anônimo disse...

Lamentável o modo como foi conduzido o caso do Caxambu. Demagogia pura, e, claro, interesses imobiliários inconfessáveis. Uma mudança que até pode beneficiar 400 moradores num primeiro momento, mas vai prejudicar no futuro 400.000 habitantes da cidade, com a falta d'água e assoreamento dos rios ... E quem vai se interessar por turismo rural num local urbanizado ?? Roteiro gastronômico ?: melhor o pessoal ficar por SP mesmo ...

Anônimo disse...

Essa ressetorizacao do Caxambu é pa de terra que faltava para sepultar o futuro da cidade, agora além de podre e cheia de veneno, a água vai diminuir de volume, aliás, se a gestão do Luiz Fernando tivesse compromisso com a verdade iria revelar o pq daquela enorme quantidade de plantas aquáticas na represa, ao invés de ficar tapando o sol com a peneira.

Trouble disse...

E por falar no Caxambu,toda aquele área em frente a Cerâmica Gresca e ao Spiandorelo, que aliás era da Gresca, irá se tornar um belíssimo condomínio, tudo legalizado em área de proteção. O incrível disso é que, ao fundos temos o loteamento Tarantela, que está sem documento devido a estar dentro da proteção. A estrada que liga o Tarantela a estrada de Jarinu, será fechada, e o acesso ao Tarantela será pela grande obra de loteamento. O primo é o dono! Quer dizer, quem não é político e não está envolvido com a prefeitura, não pode nem construir em terras dentro de proteção, mas para esses cidadãos que se intitulam senhores de bem, empresários e idolatrados pela suja mídia de Jundiaí, eles podem tudo que é ilegal.

Anônimo disse...

Pela quantidade de imóveis "impacados" na cidade, é claro observar que a ganância é muito maior que a demanda.

Anônimo disse...

Na audiência pública de ontem o secretário Sinésio disse o seguinte: "Temos de respeitar as áreas rurais e mantê-las como tal". Esse cara está de gozação com a cidade. O novo Plano Diretor que ele apoia vai fazer com que o Caxambu deixe de ser área rural e passe a ser área urbana para favorecer as construtoras. Me engana que eu gosto. PQP......

Trouble disse...

Sinésio é pau mandado...um incompetente!
Seu cargo é figurativo, por dois motivos, só faz o que lhe mandam e por não saber trabalhar!
Na última gestão que ocupou o mesmo cargo, a do Miguel, conseguiu fazer torta a pequena ponte em frente ao Maxi Shopping, foi tão criticado que, nem compareceu na inauguração!

Anônimo disse...

Cesar voce deveria entrevistar Mairus Larude e por no blog o que ele pensa sobre o plano Diretor... Esse cara tem muita terra, mas toda ela ferrada pela Lei, mas tudo bem se ao lado na tivesse imóveis da tropa legalizado...è sacanagem

Thomas Turbando disse...

Aí vovó

Parabéns!!!

Fiquei sabendo que o envelope "engordou". Seria um pé de meia, caso o bonecão perca a eleição? Dinheiro acaba, viu?!??!?

Anônimo disse...

E aquela história da escola de governo oferecer serviços contábeis de graça para a cidade ? Vai ficar por isso mesmo ? Ninguém vai para o olho da rua ? Eu gostaria de saber o que os escritórios de contabilidade da cidade pensam sobre isso.

Anônimo disse...

ESSA TAL DE VOVÓ DINOSSAURA É MESMO UMA PIADA. AGORA ELA DIZ NA SUA REDE SOCIAL QUE NA GESTÃO BIGARDI HAVIA CABIDE DE EMPREGO NO SÃO VICENTE. PQ ELA NÃO DIZ SOBRE AS OUTRAS ADMINISTRAÇÕES??? E OUTRA COISA, ME CONTARAM QUE ELA SAIRÁ CANDIDATA A VEREADORA, COM INDICAÇÃO DO BONECO. NOS MESMOS MOLDES DO BRIMO/MARTINELLI. SÓ ASSIM MESMO PRA TENTAR CONSEGUIR UMA BOQUINHA.

Anônimo disse...

Coitada da Vovó. se tiver uns cem votos de-se por satisfeita.Uma coisa gostaria de contar: ela diz que o prefeito digo bonecão de Olinda é só dela, mas qdo o Bigardi assumiu, ela procurou um amigo ligado ao Bigardi, pedindo uma vaga pq o Miguel tava pagando pouco demais.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkk. Valeu VOVÓ pelo Ibope. Sabemos que sua central de puxa-sacos a mantém informada sobre o que dizemos aqui sobre a senhora. Sabemos sim que a senhora está toda empolgada com uma possível ajuda do boneco de olinda para elegê-la. Afinal, vai que ele não se reeleja ou o Brimo puxe seu tapete??? Como ficarão os envelopes, que até engordaram???

Obayr o Jundiaiense disse...

É Beduino, mais gente deu espaço para a verdade sobre o Plano Negociador, ops, errei, Plano Diretor, mas está um silêncio estranho nesta Cidade, Impressa quieta, é Impressa comprada
https://youtu.be/WcHjM3ecLS8
Olha este moço falando umas verdades da Cidade