quarta-feira, 11 de abril de 2018

ESCÂNDALO AMBIENTAL ! ! !

FOTO: Vista aérea da Área de Preservação Permanente - Rotatória da Av. Luiz Latorre. Observa-se esta área sendo cortada pelo Córrego do Gramadão. Por isso uma região de preservação ambiental.

FOTO: Toda a APP - Área de Preservação Permanente da rotatória foi devastada para a construção de uma arena de shows.

FOTO: Distância irrisória entre a estrutura da arena, à direita, e o Córrego do Gramadão, à esquerda. Uma afronta ao Código Florestal.

A cidade de Jundiaí continua sendo a terra dos espertos. Fazem o que querem a favor de seus interesses particulares, tudo sob as barbas das autoridades municipais e ambientais.

Ao final da Av. Luiz Latorre está sendo construída uma nova casa de shows chamada " Babel Arena ". Esta obra promoveu uma devastação monumental em uma área de preservação ambiental devido à existência no local do Córrego do Gramadão.

O local devastado é uma APP - Área de Proteção Permanente. O terreno é uma ilha de terra que representa um fragmento de floresta secundária que sobrou na obra de ampliação da Av. Luiz Latorre, porém muito impactada e seriamente ameaçada.

Passa por lá o Córrego do Gramadão, que nasce do lado direito da Rodovia dos Bandeirantes, depois passa pela Chácara Gramadão (pertencente ao ex-ministro Antônio Delfim Netto), desce pelo vale e é represado várias vezes, inclusive na Madeireira Japy, passando abaixo de uma das vias de acesso ao trevo de Itu (restaurante Casinha Branca) cortando o fragmento. A área está totalmente ilhada por trânsito pesado e por lei não deveria ser assim porque é uma APP.

A legislação ambiental vigente diz o seguinte: Em caso de obras feitas próximas aos cursos d'água naturais, perenes e intermitentes, que são considerados APP - Área de Preservação Permanente, a distância permitida pelo Código Florestal, atualizado pela Lei nº 12.727/12, é de 30 metros para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura e que não sofreram intervenção humana, como é o caso em questão.

Se observarmos nas fotos, esta distância exigida por lei não foi obedecida. E vai ficar tudo por isso mesmo nesta terra de ninguém.

Onde está o prefeito municipal que não vê nada disso ? Onde está o gestor de meio ambiente que não tomou providências sobre o assunto ? Onde está a CETESB que faz de conta que não está vendo nada ?

Nesta terra abandonada ao vento o que vale é a vontade dos coronéis.

17 comentários:

Anônimo disse...

Coitado do empreendedor, se acha esperto mas com o tempo chuvas torrenciais vão alagar o empreendimento por enchentes do Rio Jundiaí, o pior não é a lamentável degradação da APP mas sim que este local deveria cumprir papel de "piscinão", mas em uma cidade aonde o prefeito não manda e o gestor de meio ambiente é um medíocre de um pau mandado só podia dar nisso!

Anônimo disse...

Caro César boa noite!

Agora mais essa ... já não bastava um ex-prefeito que tinha o hábito de aterrar nascentes (Miguelito e o terreno situado ao lado daCBC), agora temos esse aloprado e fanfarrão que diz "amém " pra tudo. Aliás, em resposta a pergunta do comentário do anônimo das 16hs, sobre onde estaria o prefeito, a resposta é óbvia: LFM ESTÁ NA LUA, eis que se trata de um verdadeiro "astronauta" ... Jundiaí não merece os políticos que têm. EU TENHO NOJO DOS POLÍTICOS DE JUNDIAI. Abraço. Padre Evaristo Afonso

Anônimo disse...

Beduíno,
Salvo engano, os donos dessa área são Luís Fernando Corazza Genioli (Viação Leme) e Edio Luiz Covesi, que compraram do Romeu da churrascaria Rei do Sul. Abs, Dona Maricota

Anônimo disse...

Aqui nos diversos departamentos envolvidos com esse empreendimento todos já receberam sua parte do quinhão. Do "engenheiro" aprovador que não é engenheiro, do corretor imobiliário no papel de gestor, bem como todos os demais aqui lotados e que trabalham duro no dia-a-dia para atender casos difíceis de serem aprovados como esse. Cancelar isso agora não tem como, seria como cancelar o título do Corinthians. Todo mundo já comemorou e até gastou parte do prêmio recebido. Segue o jogo, e que venham novos bons projetos para aplicarmos a lei ao pé da letra.

Anônimo disse...

Segundo o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) as edificações devem respeitar uma distância mínima de 30 metros do curso da água, como corregos, ribeirões e rios. Posto isso, complicou para quem deu a licença, no caso, a prefeitura de Jundiaí.

Anônimo disse...

Tayar, Ministério Público neles véi....

Anônimo disse...

César, você poderia disponibilizar suas postagens, ao menos por uns dias, no seu facebook, para repassarmos a um público maior?

Anônimo disse...

O Blog do Beduíno tem uma página no facebook. Eu tenho compartilhado bastante coisa com minhas amigas.

Anônimo disse...

O DONO DA ARENA DE SHOWS É AMIGO DO PREFEITO E ESSA SEMANA GRAVOU ATÉ VIDEIO DIZENDO QUE O PREFEITO JÁ MATOU NO PEITO.
NÃO ENTENDI, O PREFEITO ESTÁ ACIMA DA LEI?
ESSA PORRA DE CIDADE É UMA ILHA DO LUIS FERNANDO MACHADO E SEUS BAJULADORES TUCANOS?
CRIME SÓ EXISTE QUANDO E´DOS OUTROS, TUCANO PODE?
FERNANDO SOUZA, O FERRUGEM O QUE DIZ DISSO? ESSE PARECE O PALADINO DA DESCEN~COA MAS ATÉ A ESPOSA ESTÁ NOMEADA EM SEU GABINETE.
É MAIS UM QUE O SINÉZIO SCARABELO BENASSI VAI AJUDAR?
A ENTENDI ISSO É CAPITALISMO
CADÊ AS CONTRAPARTIDAS?
E QUEM MORA NA REGIÕ QUE JÁ SE FODE COM O TRÃNSITO COM AS DUAS FACULDADES, AGORA ESSE AFRONTA A SOCIEDADE;
CAD~E BATALINI?

Anônimo disse...

O EX DONO DA CHURRASCARIA DO PARQUE TEM UMA PORRADA DE TERRA AS MARGENS DA RODOVIA QUE VAI PRA ITU E NÃO CONSEGUE COLOCAR NADA, POIS TUDO É BARRADO. MAS ELE NÃO E AMIGO DO REI.
ATÉ O MP JÁ NEGOU A ESSE CIDADÃO, DIZENDO QUE TEM QUE CUMPRIR A LEI. AQUI A LEI NÃO É PARA TODOS.

Anônimo disse...

O TIAGO MAIA É METIDO A EMPRESARIO DEVE TÁ PELO MEIO DESSA FARRA.
E O TICO TEM UM PEDAÇO TAMBÉM, ESSE É O BOATO QUE TÁ CORRENDO

Anônimo disse...

Nada melhor que a justiça baseada em EVIDÊNCIAS. Minha sugestão é captar as fotos do Google Maps dos últimos dez anos (geralmente obtidas em espaço de tempo de 24 em 24 meses) e montar um dossiê comparando a situação hidrográfica e vegetativa da região dos empreendimentos ANOS ANTES e DEPOIS DAS OBRAS do Turcão & Cia. A discussão maior deve ocorrer analisando como as licenças ambientais trataram (ou não trataram da questão) frente as normas e portarias em vigência na época do empreendimento. Esse dossiê na mão das pessoas certas podem servir para se fazer justiça. Não precisa de nenhum Sérgio Moro, apenas alguém de boa vontade em comparar e averiguar os fatos.

Anônimo disse...

ENTRARAM COMO LICENCÇA DE CIRCO...KKKKKKKKKKK E O PALHAÇO É O PREFEITO OU O POVO?

Anônimo disse...

Quando da inauguração, deve-se questionar o comando do Corpo de Bombeiros sobre se houve requisição de vistoria por parte da prefeitura. Essa é uma informação pública. A corporação não faz essa vistoria espontaneamente, ela é requerida pela prefeitura e juntada ao processo de concessão de alvará. Pela natureza do negócio e por todo o risco que ele envolve, a procrastinação dessa medida seria assunto para o MP. Não pode haver eventos para milhares de pessoas na base do "provisório". A cidade gaúcha de Santa Maria hoje sabe disso.

Anônimo disse...


E É OU NÃO É VERDADE QUE O PREFEITO SE CANDITARÁ A DEPUTADO?

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que a fiscalização de obras da prefeitura não quer assinar,quer sim embargar,não existe planta,sendo assim não se tem alvará. Por outro lado quem esta por traz de toda irregularidade deste local de eventos, são: Rosa,Tico, Thiago,Pi e o próprio prefeito, reparem que ninguém de obras se meteu nisso.
Pasmem, passei por lá e asfaltaram todo entorno interno.só esqueceram de informar que o local esta a bem menos de 30 metros de um rio...então, fora da lei..Quem esta levando?

Anônimo disse...

Perceberam que aquilo tem cara de estrutura provisória? Porque será?