sábado, 7 de novembro de 2020

A IMPRENSA DE SEMPRE ! ! !

FOTO: O padre Antônio Maria Toloi Stafuzza, ao lado do então governador Ademar de Barros. O sacerdote escreveu um compêndio chamado "Primórdios da Diocese de Jundiaí", onde ele conta toda a história do jornal A FOLHA (hoje Jornal de Jundiaí) e da Rádio Difusora, veículos criados pelo Círculo Operário Jundiaiense e cuja mudança de dono não foi explicada até hoje.

Escreveu certa vez o jornalista húngaro Joseph Pulitzer:

" Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma. "

Todos temos acompanhado nas últimas décadas o fato da maioria da imprensa local estar mergulhada nas verbas públicas de publicidade.

Isso faz com que estes veículos de comunicação estejam a serviço do grupo político que domina Jundiaí há 40 anos. E as atitudes de nossa serviçal imprensa continuam.

O Jornal de Jundiaí publicou nesta sexta-feira, novamente às vésperas da eleição municipal, uma pesquisa mostrando que o candidato do PSDB já ganhou as eleições.

Esta prática ocorre em todas as eleições municipais, afinal de contas este tipo de imprensa desacreditada precisa garantir a sua cota das verbas públicas de publicidade.

Por exemplo, nas eleições de 2008, o então candidato Miguel Haddad manipulou uma edição inteira do Jornal de Jundiaí dizendo que ele já havia ganho a eleição.

Naquela época o JJ editava em torno de 5.000 exemplares por edição. A edição manipulada às vésperas da eleição teve uma tiragem de 50.000 exemplares, que foram entregues ao PSDB e distribuídas gratuitamente pelos seus cabos eleitorais em toda a cidade.

Uma vergonha, tanto para o PSDB quanto para o Jornal de Jundiaí.

Confiram no vídeo abaixo o então candidato a vereador pelo PSDB em 2008, Juca Pinheiro, distribuindo de graça o JJ, de porta em porta, dizendo que o candidato Miguel Haddad já tinha vencido a eleição:

7 comentários:

Anônimo disse...

Se a prefeitura não fizer mais propaganda nos jornais dessa cidade, eles fecham as portas com as contas zeradas.
Ganhando o que ganham da prefeitura, puxam o saco de quem quiser.

Anônimo disse...

Em 2003 esse mesmo jornaleco tb colocou em primeira página a vitória do finado Ary Fossen.

Anônimo disse...

Quero só ver quando algum empresário decidir investir em um veículo só pelo simples prazer de noticiar a verdade, sem precisar das verbas públicas.

Anônimo disse...

Que coisa hein, Cesar.
Tem cc do bonecão apostando churrasco, caso ele vença em primeiro turno. A questão é:
- a carne será comprada por eles e paga pela prefeitura?? Afinal, tudo eles pedem nota.

Anônimo disse...

Lembram do jornal Bom Dia, vinculado à TvTem? Não resistiu ao corporativismo. Mídia impressa está fadada a desaparecer, ainda mais quando não reza a cartilha do poder constituído. Jundiaí é um feudo dos poderosos.

Anônimo disse...


Jundiaí foi entregue em 2013, ao então prefeito Pedro Bigardi, com uma dívida de 344 MILHÕES.
Em 2016, a dívida foi reduzida pela metade, sendo entregue ao ao atual prefeito com apenas 175 MILHÕES.
Hoje, 2020 essa dívida já está em 405 MILHÕES, que será deixada pelo atual prefeito.
(NUMEROS DIVULGADOS PELA PRÓPRIA PREFEITURA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA)
As pessoas repetem o que ouvem! Não sabem da realidade! LFM sabe falar e manipular, isso sim!

Anônimo disse...

LFM em sua campanha eleitoral disse que iria reduzir o número de cargos comissionados. Ele cumpriu e reduziu, porém os cargos comissionados dele tem salários bem.mais altos do que os do Pedro Bigardi. A redução foi na quantidade, mas continua gastando milhões de Reais mensalmente com a folha de pagamento dos comissionados. Tem comissionado que já é aposentado e não faz nada o dia todo. Nem se quer enviam um email. Quando tantos pais de família procuram emprego. Cabides imprestaveis e inúteis que somos obrigados a conviver! Lamentável!