terça-feira, 31 de março de 2020

A VERDADE ESCARRADA ! ! !

Em época de coronavírus é necessário recordarmos os tempos sombrios que já se abateram sobre a saúde pública de Jundiaí.

Durante a gestão do então prefeito Pedro Fávaro e após a aprovação pela Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Paulo Ferraz dos Reis, foi promulgada a Lei nº 1.506, no dia 12 de março de 1968, criando a Faculdade de Medicina de Jundiaí como autarquia municipal sob a responsabilidade do Dr. Jayme Rodrigues.

Vale salientar que, a partir de 1971, a Faculdade passou a contar com a ajuda dos médicos que atuavam no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, como Professores Assistentes das áreas clínicas, cabendo lembrar os nomes de Júlio Ferreira, Célio Ciari, Antonio Mendes Pereira, Edward Aleixo de Paula, Murilo Rodrigues Viotti, Lavoisier França Silveira, Antonio Carlos Ferragut, Eurico Malagodi, Natalino Filipini, entre outros.

O tempo passou e a faculdade foi se consolidando como uma escola médica de alta qualidade servindo como um parâmetro para a nossa assistência de saúde na cidade que passou a ser colocada da seguinte maneira: antes e depois da criação da Faculdade de Medicina.

Porém, a cidade começaria a viver tempos trágicos em sua política, o que iria refletir decisivamente na faculdade, com a chegada ao poder de um grupo político liderado pelo advogado André Benassi.

E chegou o ano de 1984. Assume a diretoria o vice-diretor, Prof. Dr. Antônio Monteiro Cardoso de Almeida, em virtude da indecisão de André Benassi quanto à escolha do novo diretor de lista sêxtupla a ele encaminhada, o que obedeceria o ritual da legislação e do Regimento Interno da Faculdade. O Prefeito foi convidado pela Congregação para reunião em seu prédio sede quando afirmou categoricamente:

- " Ou tenho um diretor meu ou fecho a faculdade ".

Assim se fez. Naquele mesmo ano André Benassi enviou um projeto de lei à Câmara Municipal extinguindo a Faculdade de Medicina. Este projeto foi aprovado. À medida em que os vereadores votavam na sessão da Câmara Municipal a favor do fechamento da escola, os alunos, que lotavam o plenário do legislativo, atiravam moedas nos edis. Um dos parlamentares que votou pelo fechamento da escola médica e também recebeu uma chuva de moedas atiradas pelos acadêmicos foi o então vereador Miguel Haddad.

E são exatamente estes os políticos nefastos que hoje fazem discurso a favor da saúde pública de Jundiaí.

Estas situações trágicas jamais poderão cair no esquecimento para que possamos evitar que políticos desqualificados como estes voltem a comandar a cidade causando enormes prejuízos ao povo de Jundiaí.

20 comentários:

cesar tayar disse...

André Benassi e Miguel Haddad representam o que existe de pior na história política de Jundiaí. Além da intenção de perpetuar o seu domínio político na cidade usaram, via de regra, a política para favorecerem aos seus interesses pessoais.

FORA ANDRÉ BENASSI. FORA MIGUEL HADDAD. FORA LUIZ FERNANDO MACHADO. FORA PSDB.

Anônimo disse...

César, parece que o Bigardi vai se candidatar de novo, está se movimentando. Vc poderia fazer uma retrospectiva dele tb ? Sei que ele falhou, e muito, principalmente no caso dos CC's e dos secretários fracos. Mas me parecia bem intencionado. Teve corrupção comprovada ? Obrigado.

Anônimo disse...

Do jeito que estes dois são, é bem provavel que queriam fechar a FMJ p a Sta Angela construir um condominio vertical no lugar.....

Anônimo disse...

César, qualé que é a da Fundacao Antonio Antonieta Cintra Gordinho....tem o trabalho social, ok, mas a FAACG é dona de boa parte da cidade e tem varias parcerias em loteamentos.....afinal, qual é a deles??

Anônimo disse...

cesar
vamos pegar algo mais atual rsss
a industria de fakes na cidade que alimenta a ira dos fanaticos do bolsonaro
tem até vereador na parada

Anônimo disse...

PERGUNTA: QUEM TEM ALGUM NOME DE RESPEITO E DE COMPETÊNCIA QUE SE DISPOE A DISPUTAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPÁIS AQUI EM JUNDIAÍ QUE FALE AGORA OU CALE-SE ........

cesar tayar disse...

Amigo anônimo das 12:00 - No que diz respeito ao ex-prefeito Pedro Bigardi podemos dizer algumas coisas também:

1) Pedro Bigardi foi a maior decepção que a cidade teve em sua história política recente. Toda a população depositava nele uma esperança muito grande para que fosse instalado um novo modelo de se fazer política em Jundiaí. Isso não aconteceu, ou seja, a sua gestão teve as mesmas práticas administrativas dos governos do PSDB, que tanto temos criticado neste blog.

2) Logo que se elegeu, em 2012, antes mesmo de tomar posse, Pedro Bigardi, o seu vice, Durval Orlato, e o ex-vereador Gerson Sartori, começaram a se reunir com o falecido e ex-vereador Jorge Haddad para articularem o trabalho da futura gestão com os vereadores eleitos naquele ano no sentido de obterem a maioria no legislativo. Todos nós sabemos qual era o modus operandi do finado Jorge Haddad na política local. Uma lástima.

3) O então prefeito eleito Pedro Bigardi nomeou em seu 1º escalão um número muito grande de pessoas incompetentes, alguns deles, inclusive, de honestidade altamente duvidosa.

4) Durante os seus 4 anos de mandato Pedro Bigardi andou abraçado com muito do que não presta da política local achando que esta união poderia beneficiar a cidade. Se acertou com alguns daqueles que transformaram a política jundiaiense nesta tragédia moral que é hoje. O resultado está aí: Tudo continua como tem sido neste 40 anos de dominação deste grupo político maléfico que tomou de assalto a política de Jundiaí.

Estes são apenas alguns exemplos que mostram que o engenheiro Pedro Bigardi perdeu uma enorme oportunidade de realizar mudanças profundas na política de Jundiaí. Agora, como diz o ditado, Inês é morta. Suas possibilidades políticas nas eleições de 2020 são bastante reduzidas, infelizmente.

Anônimo disse...

Eu me lembro muito bem. O bom moço. A esperança contra o medo do boneco ser prefeito, que era um político profissional e nada fez como deputado estadual e federal.
Antes de assumir, Pedro era um homem polido. Fala mansa, que colecionava derrotas como o ex-presidente Lula. Sofreu com fake news como nunca. Me lembro qdo trabalhava na região do Vianelo. A quantidade de fakes era impressionante. Carros de som com mentiras e mais mentiras. Pedro venceu no segundo turno, com ampla margem de folga. Foi recebido no paço municipal com aplausos.
Porém, como havia feito acordos obscuros, seus secretários foram escolhidos mais pelos investimentos feitos e os companheiros de partido. Jogou a administração na lata do lixo. Deu as costas para quem deu cara a tapas. Pior ainda, seus paus mandados (sabonete Lux e cia Ltda) desandaram a nos golpear pelas costas. Vc mesmo, Cesar, sofreu com inúmeros ataques. Chegaram a dizer que vc queria mais de uma secretaria. Deu no que deu. Por isso eu falo, Pedro banana nem para síndico predial.

Anônimo disse...

PEDRO BIGARDI ESTÁ CANCELADO, VAMOS PROMOVER ESSE CANCELAMENTO NAS REDES A PARTIR DESSES PONTOS.
O MESMO TEMOS QUE PROMOVER COM O VEREADOR ENGOMADINHO
APESAR DE QUE O VEREADOR ROGÉRIO METIDO A VALENTÃO ANDA POR AI DEFENDENDO BOLSONARO E SUAS ATITUDES. E SE DIZ CRISTÃO E CIDADÃO

cesar tayar disse...

Nestes 40 anos que militamos na política talvez o engenheiro Pedro Bigardi tenha sido a nossa maior decepção. Destes pulhas do PSDB todos nós já sabíamos o que esperar. Porém, o engº Bigardi era a esperança da mudança real da política da cidade.

Como um castelo de cartas, tudo ruiu rapidamente ficando apenas uma profunda desilusão com tudo o que ocorreu. Deve servir de lição para todos os que estão na luta política que jamais devemos estender as mãos para esta escória que infesta a vida pública local.

Enquanto esta gente estiver com o poder nas mãos a cidade ficará patinando e as novas lideranças políticas que surgirem serão tragadas por este modelo político patrimonialista nojento que enriqueceu e continua enriquecendo muita gente em Jundiaí.

Anônimo disse...

Esse Benassi é esperto. tem coisa nesse palacio. ele nao sai de cena

Anônimo disse...

Fico impressionado e enojado em saber que 80% dos jundiaienses digitaram 17 na urna. Cidade retrógrada. É triste dizer isso Cesar, mas nem em 100 anos conseguiremos mudar a cabeça dos moradores daqui. O ódio está implantado em cada um.

Anônimo disse...

E dos outros 20% uns 95% votaram no Novo (que faz a velha politica de f**** com o trabalhador e favorecer a elite como ninguem!!)

Anônimo disse...

Pois é. Parabéns para a rede esgoto, que culpou Lula e Dilma pela situação do país. Ninguém diz um pio de Aébrio Neves. Agora, estão recebendo o que merecem, dos fascistas. Acho pouco....

Anônimo disse...

CESAR

QUERO APROVEITAR PARA MANDAR UM GRANDE ABRAÇO PARA UMA ILUSTRE LEITORA DO BLOG.

A VOVÓ. KKKKKKK

ELA NÃO DEIXA DE LER SUAS POSTAGENS. SÓ NÃO TEM CORAGEM DE EXPOR SUAS OPINIÕES.

UM ABRAÇO GRADE, VIU VÓ!?!?!

Anônimo disse...


Infelizmente muitas pessoas medem outras pelos erros.
É certo que o Bigardi errou, mas acertou bastante também, e é possível pontuar, medidas importantes:
Modificação no formato e atendimento pelo PA Central;
Modernização da frota de onibus;
Criação das coordenadorias ( mulher; idoso; igualdade racial; pessoa com deficiência; LGBTQI;
Contratação de novos guardas municipais;
Aumento real de salário dos servidores;
Faltas abonadas aos servidores;
Tarifa reduzida transporte coletivo;
implementação e entrega de kit escolar completo;
Modernização do geresol;
Asfaltamento da Cidade
Entrega de mais de mil unidades habitacionais;
Atenção e acolhimento às pessoas moradoras em áreas de risco;
Auxilio moradia
Redução de despesas com aluguel, como por exemplo a instalação do Fundo Social na Festa da Uva com estrutura e equipamentos de última geração,
Atenção e solução à crise do SOS;
Atenção e atendimento à Polícia Militar;
Vinda do Instituto Federal;
Melhoria da iluminação pública;
Entrega dos parques botânicos;
Transposição da Anhanguera;
Regularização de loteamentos e imóveis irregulares

Anônimo disse...

Cobrança efetiva de contrapartidas nos EIVs, Plano Director Participativo, implementacao da Fundacao Serra do Japi, valorizacao da agricultura familiar com a criacao do Programa Nascentes (que hoje tem pagamento por serviços ambientais pq a gestao LFM, acertadamente, nao descontinuou o programa)

Anônimo disse...

Modernização da frota de ônibus???
Os ônibus não tem ar condicionado, sendo que em cidades do mesmo porte de Jundiaí, já há.
E a universidade estadual e federal que ele havia prometido???
Pedro banana nem para sindico predial.

Anônimo disse...

O IFSP é im Instituto federal de educacao....campus Jundiai tem ainda somente um curso, precisa Ampliar certamente......e Jundiai teria condicao, sim, de abrigar um campus da USP, Unesp, Ufabc, ufscar ou unifesp ou unesp

cesar tayar disse...

Este episódio do fechamento da Faculdade de Medicina foi uma das maiores vergonhas da história política de Jundiaí.