Foi aprovado na sessão da Câmara Municipal realizada em 10/12/2019, o Projeto de Lei nº 13.083 criando o Fundo Municipal de Transportes que visa garantir condições financeiras para o custeio de investimento em controle, operação, fiscalização e planejamento do transporte público no Município de Jundiaí.
O Fundo Municipal de Transportes tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações, projetos e programas ligados ao transporte coletivo de Jundiaí.
Está colocada, portanto, a possibilidade concreta de ser instalado na cidade o tão sonhado Projeto Tarifa Zero.
O Projeto Tarifa Zero pretende garantir a gratuidade total do transporte coletivo visando garantir o direito de ir e vir para toda a população. A tarifa zero seria financiada pelo Fundo Municipal de Transportes, que recolheria fatias de uma cobrança progressiva de IPTU, ou seja, o custeio do transporte seria baseado na distribuição de renda.
Para a implantação desse projeto o governo municipal terá de municipalizar o transporte coletivo. Trata-se de um modelo da retomada, pelo poder público, da administração do sistema. Desta forma, as decisões sobre a quantidade de ônibus, os horários e as linhas não estariam mais nas mãos das empresas, que operam pela lógica do mercado, e sim do poder público.
Hoje no Brasil cerca de quarenta milhões de brasileiros não tem acesso ao transporte coletivo, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por conta dos preços das tarifas.
A criação de um sistema de transporte público gratuito universal no capitalismo soa como uma fantasia inatingível, porém é viável, do ponto de vista econômico, e compatível com uma sociedade capitalista.
Assim sendo, resta saber se os políticos de Jundiaí tem algum interesse social com a população para implantar o Projeto Tarifa Zero ou se vão continuar subservientes aos ditames do mercado e do lucro, fatores que balizam as ações do transporte coletivo na cidade.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
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5 comentários:
Que coisa interessante. Bem no final do ano, próximo das eleições/2020. Me engana que eu gosto.
ISSO SERÁ A PLATAFORMA DO VEREADOR SILAS FEITOSA QUE JÁ ESTÁ FAZENDO CAMPANHA ANTECIPADA EM BUS DOOR E OUDOR PELA CIDADE.
A ESCOLA DE GOVERNO ESTÁ BANCANDO?
CURSOS PARA OS SERVIDORES NADA;
PALESTRAS TOSCAS DE CUNHO DUVIDOSO SEMPRE
TUDO ACONTECE PRÓXIMO DAS ELEIÇÕES. DIZEM QUE CHEGARAM 30 ÔNIBUS NOVOS NA CIDADE, AI EU PERGUNTO: É ÔNIBUS ZERO OU REFORMADO?
A PREFEITURA NÃO CONSEGUE URBANIZAR TODAS AS PRAÇAS DA CIDADE.
TEM O DIRETOR DE UMA FACULDADE DA REGIÃO QUE FALOU EM UMA REUNIÃO COM SEUS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS QUE VAI NADAR DE BRAÇADAS EM JUNDIAÍ. POIS MUITOS POLÍTICOS DA CIDADE LHES DEVE GRATIDÃO, INCLUSIVE SECRETÁRIOS QUE LECIONAM POR LÁ. ESSA REDE DE FABRICAÇÃO DE DIPLOMAS SERVE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
- PELO QUE SEI UMA MULTA MILIONÁRIA FOI PERDOADA PELO SECRETÁRIO DE FINANÇAS.
- EIV RIT DAS OBRAS ESTÃO PENDENTES DESDE 2016 E O SECRETÁRIO DA PASTA LECIONA POR LÁ E NADA DIZ, ATÉ O MP JÁ FOI ACIONADO.
- PRÉDIOS SEM AVCB, SEM ALVARÁS.
Pelo que sei até o pessoal do Bigardi estudou por lá e todos tem diploma
falando em onibus o prefeitu disse na campanha que a tarifa seria $2,60, e logo em seguida subiu para $ 3,60, depois $ 3,80, atualmente R$ 4,60.
A ideia da tarifa zero é muito boa, porém só serve como material de campanha, porque as 3 empresas são muito forte$ e alguem acredita que perderão o faturamento na hipotese de municipalização???
Está igual aquele candidato a presidente da republica que ganhou a eleição como caçador de marajas e deu no que deu. e também igual ao atual falando em combater a corrupção e mordomia mas gastou mais de 3 milhoes só cartão corporativo e escondeu da Receita Federal, quase 3 milhões de patrimonio.
É muita cara de pau.
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