quinta-feira, 19 de julho de 2018

DENÚNCIA AMBIENTAL ! ! !

Estivemos presentes nesta tarde na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, em Jundiaí, para protocolarmos mais uma representação a respeito da vida da cidade.

Esta representação refere-se ao loteamento Reserva Marajoara sob a responsabilidade da construtora Santa Angela, empresa de propriedade de familiares do ex-prefeito André Benassi.

Com uma vasta argumentação fática e jurídica, inclusive com fotos, apresentamos à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Jundiaí todas as ocorrências ambientais lamentáveis levadas a cabo na bacia do córrego do Moisés pela referida empreiteira.

Ainda levantamos a questão de que o município está obrigado constitucionalmente a proteger o meio ambiente e a combater a poluição em todas as suas formas, como diz a Constituição Federal em seu artigo 23. No caso em tela, o município foi omisso, devendo ser solidariamente responsável pela reparação dos danos ambientais advindos dessa omissão.

O Superior Tribunal de Justiça tem se destacado no cumprimento das leis federais ambientais e tem condenado o Poder Público a cumprir a sua obrigação de preservar o meio ambiente.

A situação é bastante grave e providências urgentes devem ser tomadas para paralisar essa agressão à bacia do córrego do Moisés.

No final da representação pedimos o seguinte:

1) O embargo imediato de todo o empreendimento que promoveu esta devastação ambiental monstruosa, desobedecendo o Código Florestal;

2) O imediato reflorestamento de toda a área pelos responsáveis pelo desmatamento, incluindo solidariamente a prefeitura municipal, de todos os 356.000 m² devastados para a execução de um condomínio de luxo que terá 151 lotes de alto padrão, assim como a retificação do córrego do Moisés, que foi destruído pela empreiteira para a construção daquele monumental empreendimento;

3) Pedimos também que o Egrégio Ministério Público do Estado de São Paulo adote as medidas judiciais cabíveis para o episódio, inclusive na área criminal, se for o caso.

É preciso que fique bastante claro de uma vez por todas que a cidade de Jundiaí não é propriedade de duas famílias. Este progressista município pertence ao seu povo como um todo, mostrando que as pessoas, mesmo sendo ricas e com poder político, tem de se submeterem aos interesses daquele que é o principal agente da sociedade moderna: O cidadão.

25 comentários:

Thomas Turbando disse...

Cesar

Sejamos sinceros. Vc acredita mesmo que eles deram esse ponto sem nó? Vc acha que isso será revertido, como foi naquela cassação do brimo, em 2008, onde alguns dias depois mostrou todo orgulhoso, diante de bajuladores e uma imprensa suja e vendida seu diploma de prefeito eleito? Desculpe-me Cesar. Gato escaldado tem medo de água fria. Não confio no nosso judiciário corrupto e político.

Anônimo disse...

Parabéns pela atitude!
A cidade só vai entrar nos eixos se o seu exemplo for seguido por todos!
Há algo de errado na cidade e que fere a lei? Ministério Público deve ser acionado!
Isso prova que este blog não é um mero espaço para aqueles que só reclamam dos políticos, mas um importante meio social!

Anônimo disse...

Parabéns Cesar!. Você realmente é um batalhador. Essa gentalha precisa pagar pelos danos causados a Jundiaí e região. O conselho da Serra do Japi é muito fraco. Tem poucos conselheiros competentes e honestos e muito pilantra. Tem conselheiro que nunca foi na serra. Isso me cheira mal. Estou fazendo um esforço danado para acreditar nessa promotoria do meio ambiente local. Essa fazenda Santa Marta (onde será feita a "reparação ambiental") é uma catástrofe ambiental de longa data. A antiga família proprietária, plantava eucalipto e queria transformar o local em hotel.Não conseguiu e vendeu para a Santa Angela, com a finalidade de amansar a opinião pública, plantando umas árvores e "salvando" a Serra. Piada.Levaram para lá, junto com a igreja católica, um bando de crakeiros, que merecem recuperação, mas a serra não é a tábua de salvação da humanidade. Esse pessoal anda perturbando os moradores da região. Ou seja essa família Benassi quer acabar com a cidade e com a serra! E ainda tem tonto que quer votar no tal Ricardo.

Anônimo disse...


Bem lembrado. O candidato Sérgio Benassi andou cantando de protetor da natureza. Sei.

Anônimo disse...

Uma correção: O candidato foi Ricardo Benassi. Esse Sérgio Benassi é um dos donos da construtora Santa Angela e o que organiza as campanhas eleitorais da família.

Anônimo disse...

PARABÉNS CÉSAR.
ESSES ESPECULADORES TEM QUE PAGAR.
MAS INFELIZMENTE AQUI NO BRASIL A PUNIÇÃO PARA CRIMINOSOS É MUITO SUAVE AINDA MAIS PARA RICOS.
MAS VOCÊ CUMPRIU SEU PAPEL DE CIDADÃO.

Anônimo disse...

ESSA CONTA É SUA MIGUEL...TEM QUE SER COBRADO E PAGAR CARO..
SE PERGUNTAR PORQUE ELE VOLTOU A FAVOR DA REFORMA TRABALHISTA, ELE DIRÁ QUE NÃO LEMBRA
Ex-presidente do Ipea, o economista Marcio Pochmann destaca a precarização do mercado de trabalho ao comentar os dados do Caged divulgados nesta sexta, que apontaram queda de 661 vagas de emprego; "Trabalhador com contrato de zero hora substitui ocupado assalariado de jornada plena. Mesmo com o decréscimo de 661 vagas no total do emprego formal em junho de 2018, o Brasil teve 2,7 mil registros líquidos a mais de contratados com jornada reduzida e instável", lembrou Pochmann

Anônimo disse...

quem é pior quem vende ou quem compra...
OS RATAZANAS DO JAPY..OS QUE COMPRAM.

Anônimo disse...

O município de Jundiaí recebeu da concessionária CCR AutoBAn, no primeiro semestre de 2018, R$ 8.267.775,63 referente ao repasse de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) oriundo da receita das praças de pedágio.fonte JR.


LFM use esse dinheiro para reflorestar a área devastada pela construtora Santa Ângela no final da Av Adilson Rodrigues.

Embargue essa obra urgente, crime ambiental a plena luz do dia.Que paguem pelo crime cometido através de multas pesadas, e devolva a área como era antes, sem contudo pagar a indenização a sociedade e ao planeta.

Anônimo disse...

QUERO VER O CESAR PREFEITO DE JUNDIAÍ - VOTO NELE. VAMOS VER SE FARÁ ALGO POR JUNDIAÍ. FALAR E FÁCIL.

Anônimo disse...

Se o César ou outro novato for eleito e não fizer nada, ABSOLUTAMENTE NADA, já será bem melhor que esses RATOS ATUAIS QUE SÓ FAZEM PARA OS INTERESSES PRÓPRIOS E GERAM DESSERVIÇO PARA O POVO.

Anônimo disse...

Esaa área é do pai do prefeito LFM, segundo dizia o finado JH ...

Anônimo disse...

AQUELA ÁREA GRANDE E BONITA ATRAS DA EXPRESSO JUNDIAI, ONDE NASCE UM CÓRREGO JÁ ESTÁ NAS MAOS DOS RATOS DO JAPY... VAI SAIR ALGUMAS TORRES NA CARA DO LFM QIE ESTÁ JUNTO NO EMPREENDIMENTO

Anônimo disse...

A mesma empresa que gasta uma fortuna em publicidade pedindo para população economizar água, faz "vista grossa" ou não fiscaliza as fontes que abastecem a cidade ? E o setor de Meio Ambiente da Prefeitura serve pra que ? E esses orgãos governamentais que aprovaram, não fiscalizam ? E os vereadores da cidade onde estão ?. César, os Jundiaienses tem que agradecer a você por essa sua atitude. Não quero duvidar do MP, mas se nada acontecer nos próximos dias ou medidas paliativas forem tomadas, será o descrédito total dessa instituição.

Anônimo disse...

Então estamos agora com quatro imobiliárias a dividir o butim. Pois que morram todos. Mas antes dos filhos.

Anônimo disse...

Se desenvolverem um Balanço Sócio-Ambiental histórico para a cidade de Jundiaí, teremos um conjunto de 6 a 8 famílias jundiaienses com dívidas homéricas com a cidade. Mesmo aquelas 2 ou 3 famílias que se enriqueceram na segunda metade do séc. XIX, fornecedono lenha para as locomotivas da São Paulo Railway, tiveram mais consciência ambiental do que as famílias mais recentes. Um ranking bem elaborado apontaria 2 ou 3 famílias de grandes comerciantes que destruíram o acervo arquitetônico e histórico do centro da cidade (destruindo antigas casas e prédicos comerciais para construir caixotões comerciais) e 2 ou 3 famílias de "construtores" que agrediram e degradaram fotemente o meio ambiente. A classe média encoxinhada de Jundiaí, ao invés de ler as propagandas do JJ, deveríam estar lendo alguns textos produzidos pelas áreas de Geografia, Política Social e Gestão Pública da USP, UNICAMP e UNESP. A denúncia do Tayar, mesmo que não resultando em nada agora (o que é muito provável, em função do baixíssmo nível ético e moral da nossa sociedade) caracteriza-se como um rastro para auxiliar os pesquisadores sociais a desvendar e descrever as mazelas da nossa infeliz sociedade contemporânea.

Anônimo disse...

Alô MP, a prefeitura gasta R$2 milhões por ano com entidades que dizem cuidar das pessoas em situação de rua.

MAS NÃO CUIDAM COISA NENHUMA, pois Jundiaí tem milhares espalhados.

Para onde vai esse dinheiro, César?

Anônimo disse...

Nada vai acontecer, Tem gente apadrinhada dentro da prefeitura.Isso aqui só vai explodir quando os processos vierem de cima.aqui, são todos rasteiros.

Anônimo disse...

Cesar!desengavetaram o projeto de loteamento da fazenda Rio Das Pedras nas bordas da Serra do Japi, inclusive ele já está lá no condema, que sabemos é um mero conselho consultivo de muita discussão mas de pouca interferência na especulação imobiliária, chamo a sua atenção pois o movimento ambientalista da cidade acabou e agora o caminho está aberto para a destruição completa das margens do Japi.

cesar tayar disse...

Caro amigo anônimo das 15:23 - Isso é grave, mas não é novidade. Não é novidade porque, como dissemos nas postagens sobre o córrego do Moisés, os especuladores imobiliários não vão descansar enquanto não tomarem posse da Serra do Japi.

Durante muitos governos do PSDB toda a legislação foi preparada para a devastação ambiental "legal" que está em marcha na cidade. E todos nós conhecemos muito bem quem são os devastadores do meio ambiente.

Os órgãos ambientais e a prefeitura já estão devidamente dominados por eles, sabe Deus de que forma. Só nos resta a mobilização da população e do Ministério Público para tentarmos algum bloqueio desta verdadeira tragédia anunciada.

Vamos atrás desta questão sobre a Fazenda Rio das Pedras e qualquer novidade estaremos publicando aqui no blog.

Anônimo disse...

Passando só para lembrar que Pedro da Silva continua preso e agora foi indiciado. Estão prometendo mundos e fundos à família. Está sendo mais divertido do que imaginei.

Anônimo disse...

Quem é Pedro da Silva?

Anônimo disse...


Anonimo 12:48 0 gasto chega a R$ 5.000.000,00 e Jundiaí cada dia recebe mais "moradores de rua" de outras cidades.

Jundiaí cidade de povo caridoso.

Unknown disse...

Beduíno vc tem fanpage no facebook? coloca aqui

Unknown disse...

Nossa não sabia da devastação ambiental,por isso digo que esse País precisa de reforma no judiciário.