segunda-feira, 16 de julho de 2018

AINDA A CATÁSTROFE ! ! !

FOTO: Corte de eucaliptos na Fazenda Santa Marta, dentro da Serra do Japi. Este imóvel é de propriedade da construtora Santa Angela, que diz ter como objetivo preservar toda aquela área. Pelo que vemos na foto, a situação não é bem a de preservação ambiental.

A construtora Santa Angela disse em nota publicada no Jornal de Jundiaí deste domingo que plantará cerca de 80.000 árvores na Fazenda Santa Marta para compensar a devastação que fez na região do córrego do Moisés no loteamento denominado Reserva Marajoara, cuja dimensão será de 356.000 m² divididos em 151 lotes de alto padrão.

Na realidade, ninguém irá fiscalizar se eles plantarão de fato estas 80.000 árvores na Fazenda Santa Marta. Outra coisa: Plantar árvores em outra região não resolverá o problema criado com o catastrófico corte da vegetação nativa existente na área do córrego do Moisés. Mais ainda: Eles simplesmente passaram por cima do córrego para abrirem uma via de acesso para os veículos que trabalham na obra.

Apenas reafirmando o que diz o Código Florestal:

Art. 3º - Para os efeitos desta Lei, entende-se por:
.
II - Área de Preservação Permanente - APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;

Art. 4º - Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:

a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;


Ainda na linha da preservação da Serra do Japi, não é de hoje que os especuladores imobiliários esfregam as mãos e procuram de todas as maneiras tomar posse daquela região.

No início do ano de 2014 a Fazenda Santa Marta, de aproximadamente 80 alqueires ( 2 milhões de m² ) e localizada dentro da Serra do Japi, foi adquirida pela construtora Santa Angela.

Segundo esclareceu um dos membros da família Benassi e representante da empreiteira para este assunto, a Fazenda Santa Marta não seria usada para a exploração imobiliária pois o objetivo da construtora era fazer a regeneração da mata nativa em 100% da área comprada.

Então quer dizer que uma construtora que vive através da especulação imobiliária, gasta uma fortuna para comprar uma fazenda de 2 milhões de m² apenas para a preservação ambiental ?

É como se diz na linguagem popular: " Me engana que eu gosto ".

Eles podem querer justificar o que quiserem. O desastre ambiental já é uma clamorosa realidade. Com a palavra o Ministério Público.

22 comentários:

Anônimo disse...

A ESPOSA DO PROMOTOR TRABALHA NA MEGA CONSTRUTORA... PRECISA DESENHAR

Anônimo disse...

ESSA CONTRAPARTIDA DA FAZENDA SANTA MARTA SERIA PARA COMPENSAR A DESTRUIÇÃO NO CONDOMINIO SCALLA NO ENGORDADOURO E DO ALTOS DA SAMUEL MARTINS (QUE POR SINAL QUE MAL GOSTO PARA UM EMPREENDIMENTO)...
CREIO QUE O VIADUTO DAS VALQUIRIAS NÃO SAIU DE GRATIS...ALI O BIGARDI CEDEU ATÉ AS PREGAS DO RABO...O PROF BAIANO DEVE TER SIDO O AGENTE QUE OPEROU ESSA FERIDA, VIA ELE SEMPRE NO SETOR COM OS ENGENHEIROS....

Anônimo disse...

O partido que deveria cuidar do verde na cidade também está arrendado para um dos amigos dos destruidores ambientais de Jundiaí. O MP parece também estar comprometido com a esposa, ..., ou seja, eles souberam fechar por todos os lados. Coisa do Coronelismo do início do século passado.

Anônimo disse...

EM TEMPOS EM QUE ÁGUA É UM BEM FINITO E PRECIOSO, ISSO É SEM DÚVIDA UM CRIME AMBIENTAL. NÃO JUSTIFICA PREJUDICAR UMA FONTE DE ÁGUA QUE ABASTECE A CIDADE POR PLANTAR ÁRVORES NA SERRA, POR MAIS QUE ISSO SEJA VERDADE.
SE OS ORGÃOS DE IMPRENSA DAQUI AGEM COMO SE NADA TIVESSE ACONTECENDO, ENTÃO TAMBÉM SÃO CÚMPLICES. ENTÃO TEMOS QUE LEVAR ISSO PARA A GRANDE IMPRENSA DE SÃO PAULO E EXIGIR UMA ATITUDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DIANTE DESSE CLARO DESRESPEITO Á LEI AMBIENTAL. O POVO TEM QUE TOMAR CONHECIMENTO DESSE TIPO DE ESPECULADOR QUE TANTO MAL FAZ PARA A CIDADE, POIS O LUCRO ESTÁ ACIMA DE TUDO.

Mico, mas não bobo. disse...

Por enquanto os eucaliptos estão lá, já que os da foto pertencem à fazenda vizinha. E sabe o que vai acontecer com as mudas de reflorestamento? Serão "engolidas" pelo mato e cipós que nascerão com o sol a pleno. E depois vira a vegetação de árvores secundárias, como jacaré, imbaúva e outras. Ou seja, nem precisam plantar. FRAUDE, patrocinada pela dona Prefeitura e nobres vereadores. E os crackeiros que estão por lá dando trabalho para a vizinhança é outro assunto preocupante, pois como sabemos, esses centros de recuperação não são tão eficazes. Il famiglia italiana fodendo não só a cidade, como a Serra do Japy.

Anônimo disse...

O PREFEITO DE JUNDIAI ADORA UMA CRISE.. ELE ADORA APARECER COMO SALVADOR DA PATRIA. NA CRISE DOS CAMINHÕES MONTOU ATÉ COMITÊ DE CRISE E SE A GREVE TIVESSE CONTINUADO ELE IA PRODUZIR O COMBUSTÍVEL.
AGORA VEM A CRISE DE FATO. DESEMPREGO, FOME, VIOLÊNCIA DE TODOS OS TIPOS, FALTA DE HOSPITAL, MENDIGOS NAS RUAS.
E AGORA QUANTOS COMITES SERÃO MONTADOS?
E SEUS FILHOS JÁ ESTÃO ESTUDANDO NA ESCOLA INOVADORA? FIQUEI SABENDO QUE AGORA NO SEGUNDO SEMESTRE JÁ ESTÃO POR LÁ....KKKKKKKKKKKKKKK FAKE?

Anônimo disse...

POR ISSO QUE CAPITALISTA NÃO GOSTA DE SOCIALISTA.... O LUCRO ACIMA DE TUDO

Anônimo disse...

Até os partidos aparentemente novos, eles já infiltraram sobrinhos e amigos no meio. Caso virem esses partidos na próxima eleição, continua tudo em casa, sem nenhuma dor-de-cabeça com "forasteiros" fora do esquema, que possam ter um surto de rebeldia perante o poder dominante.

Anônimo disse...

O BRASIL QUE OS COXINHAS QUEREM, OS BENASSI APOIAM, O PSDB ADORA E OS COXINHAS APLAUDEM;
O BRASIL TEM MAIS PESSOAS NO DESALENTE DO CROATAS NA CORÁCIA. É MOLE OU QUER MAIS?

Anônimo disse...

NAO IMPORTA O QUE PENSA, O QUE IMPORTA E QUE DEFENDA OS MEUS INTERESSES. O RESTO QUE SE LASQUE....APOIARAM O TEMER, SERÁ QUE O VALENTÃO DO BOLSONARO É PIOR?
O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, que apoiou o golpe que depôs Dilma Rousseff da presidência, afirma agora que o empresariado não tem medo de Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL que é racista, machista, homofóbico e defende armar a população; "Ele foi aplaudido 12 vezes por empresários, não deveria ter sido aplaudido? Mas se foi aplaudido é porque gostaram do que ele falou, principalmente naquilo que ele demonstra de autoridade em relação a alguns desmandos que existem", disse

Anônimo disse...

30 milhoes de desempregados. Essa conta é dos coxinhas, do psdb e do Miguel que declara que votou pela Reforma Trabalhista pq ia gerar empregos...FDP

Anônimo disse...

Falando aqui um português bem claro - Alguém vai responder na justiça por esta devastação que foi feita na região do córrego do Moisés ?

Anônimo disse...

Ninguém vai responder nada.
O problema não é o MP. É o povinho.

Anônimo disse...

Se juizes em Brasília encontraram 8 milhões de motivos para não cassar o miguelito em 2008, vc acha mesmo que a justiça faria algo para puni-los???��������

Anônimo disse...

DIA 23 MUDANÇA NA PREFEITURA ...HM DE VOLTA SEM TER FACULDADE PARA OCUPAR CARGO DE CARREIRA ...ALO MINISTERIO

Anônimo disse...

BRASIL NOS TRILHOS..CLARO FORAM 500 ANOS COM O TREM NESSE BITOLA.
"As filas quilométricas em busca de emprego voltaram a ser realidade no País que chegou atingir o pleno emprego nos governos de Lula e Dilma", afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores

Anônimo disse...

E a imprensa de Jundiaí continua calada sobre este desastre ambiental feito pela construtora dos Benassi. Por que ninguém fala nada ?

Anônimo disse...


Porque essa imprensa não é imprensa. É só relações públicas de quem está no Poder.

Anônimo disse...

E aquele ex presidente do Condema, o tal do Silvio Drezza? O cara acha que vai se safar de todos os empreendimentos que ele ajudou a licenciar. Faz pressão nos órgãos ambientais, leva político famoso para impressionar. Alguém precisa avisar para essa cambada que caixão de defunto não tem gaveta.

Anônimo disse...

A nossa imprensa é um lixo. Vivem fazendo cara de paisagem mas com o bolso cheio.

Anônimo disse...

O JJ bateu bumbo ao anunciar "novo site", só que não consegue atualizar nem sua página inicial. Nas seções há notícias de meses atrás. É o mesmo que dizer ao público "olha, eu morri mas uns aparelhos estão me mantendo".

Anônimo disse...

Parece piada pronta, mas há um projeto tramitando que propõe a alteração do nosso feriado municipal para o dia do Empreiteiro (26 de outubro) ou para o dia do Corretor imobiliário (27 de agosto). Segundo o proponente são esses dois grupos de profissionais que juntos geram a força motriz de Jundiaí, responsáveis pela maior fonte de geração e transferência de riqueza.