quinta-feira, 16 de junho de 2016

TORRE DE BABEL ! ! !

Esse pandemônio todo a respeito da aprovação do novo Plano Diretor está adquirindo contornos perigosos e, em alguns casos, muito graves.

Vamos por partes, como diria o nosso amigo Jack, o Estripador.

*1) A parte trágica: As audiências públicas, que tem sido realizadas na Câmara Municipal, constituíram-se em um verdadeiro carnaval fora de época, uma vez que escolas de samba foram convidadas para a folia e para abrilhantarem as discussões. Uma lástima.

Tivemos ontem também um desfile de tratores pela cidade, uma lista de intelectuais apoiando a prefeitura, enfim, não estão querendo deixar os vereadores trabalharem pressionando-os de todas as formas em uma atitude totalmente anti-democrática. E o pior: Os vereadores estão mudos. Aceitaram o cala a boca.

*2) A parte perigosa: Diante desta confusão toda levada a cabo pela prefeitura, o promotor do meio ambiente, Dr. Claudemir Battalini, convidou a secretária de planejamento da cidade para que as devidas explicações fossem oferecidas ao Ministério Público sobre o assunto.

A referida secretária levou um grupo enorme junto consigo para a audiência com o promotor. A dúvida é a seguinte: Foram em grupo ao MP para intimidar o promotor ou porque a secretária não saberia responder as indagações da promotoria ?

*3) A parte grave: Não bastasse tudo isso, vem agora o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Cláudio Antonio Soares Levada, escrever um triste texto ameaçador em sua página no Facebook nesta terça-feira. E começou assim o magistrado:

" Saibamos ler o que seriam as desejadas emendas ao Plano Diretor: atender às pressões de loteadores, construtores e outros empresários do ramo imobiliário, interessados em lucro, somente, mesmo que para isso seja preciso transformar Jundiaí em uma nova Osasco ou Diadema ".

Pelo que sabemos, nas últimas décadas, o desembargador apoiou em gênero, número e grau os governos do PSDB comandados por inúmeros e conhecidíssimos especuladores imobiliários.

Mas, apesar desta incoerência, continuou o nobre causídico:

" É um absurdo o desprezo que um parecer encomendado (pagando, defende-se o que for) procura fazer crer, de que nossa agricultura é insignificante e relevante, mesmo, são indústria e comércio ".

Com esta afirmação o desembargador aplica um posição de divisão na cidade, ou seja, aqueles que concordam com ele são bons e os que discordam são ruins.

Porém, a colocação mais grave e que afronta o Estado de Direito em que vivemos foi a inaceitável ameaça feita pelo magistrado ao Poder Legislativo de Jundiaí quando se referiu aos vereadores:

" Os senhores foram eleitos para proteger a cidade e não destruir seu padrão de vida ".

E concluiu, pressionando de maneira profundamente lamentável:

" Por certo nosso Legislativo vai refutar a óbvia tentativa de lobby dos grupos econômicos ". Pedindo ainda aos cidadãos que pressionem a Câmara Municipal, disse o seguinte: " Fiquem de olho, jundiaienses que querem manter, ao menos, nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) arduamente conquistado. Não permitam falcatruas! ".

Pelo que se entende, o referido parecer propunha falcatruas. É isso ?

Em um regime democrático baseado no inalienável Estado de Direito é inadmissível, inqualificável e inaceitável esta postura agressiva do desembargador em relação ao Poder Legislativo de Jundiaí. Se a nossa Constituição Federal ainda tem algo de republicana, a independência dos poderes não pode ser colocada em cheque em hipótese alguma. O cargo de desembargador não engloba posturas ofensivas como esta.

Diante de todo este quadro fica evidente que o conteúdo desse Plano Diretor em discussão acaba sendo deixado em segundo plano, sendo colocada em evidência a forma como a aprovação desta legislação está sendo conduzida: Goela abaixo da população.

Se a secretaria de planejamento local realmente estivesse querendo a participação de todos os segmentos políticos, econômicos e sociais do município neste debate não estaria segregando a população como está fazendo. Os tempos em que esse Plano Diretor era escrito no colo das autoridades já passou. E esperamos que nunca mais volte.

21 comentários:

Anônimo disse...

Vish....será que vão manter a irmã dele de CC4 na prefeitura depois dessa???? Lembrando que ela vive mais no fórum fazendo seus serviços particulares do que na prefeitura.

Anônimo disse...

Imagino que os vereadores, por mais que mereçam críticas, adotarão uma postura mais fetiva contra isso tudo.
Ou será que vão deixar que os impeçam de legislar?Sim, no final de tudo, parece que é isso que querem: que os vereadores não mexam em nadinha no projeto, como se o poder legislativo.
E o manifesto dos intelectuais da cidade???? Também eles parecem apoiar esse ataque massivo contra a Câmara!
Por que é que não querem que o Plano seja discutido a fundo no Legislativo?
Em resumo, o Legislativo jundiaiense está sob ataque e deve reagir prontamente. Caso contrário, melhor fechar a Câmara.
Trator, escola de samba... uma vergonha.

Anônimo disse...

Se ao sair da casa deixou assim , imagina como deixaria uma cidade se fosse prefeito?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=887235604736396&set=pcb.887235898069700&type=3

Anônimo disse...

Eu não gosto nem um pouco do Levada, menos ainda da tchurminha dele que, como bem foi dito, foi bem dito, embora falte um pra ser dito. Mas, porém, todavia, essa legislatura não tem o nível de alfabetização necessária para a análise de um plano diretor. Se deixar os caras à vontade, ou o Registro de Imóveis fatura como nunca, ou a serra e cercanias viram protetorado crente. Quanto a ofender o Legislativo...OK, tudo bem, não se deve mesmo... Contudo, no entanto, em se tratando dessa legislatura, como isso seria possível com o vocabulário atual?

Anônimo disse...

TAYAR, não estou te entendendo.

Voce e a favor ou contra essa mudança do Plano Diretor ?

O dito Desembargador foi na sua, se manifestou contra a especulação imobiliária e tomou porrada....?

Voce precisa ter opinião, ou é ou não é, ficar detonando todo mundo é incendiar a cidade e não colaborar em nada com o desenvolvimento que tanto queremos.

Anônimo disse...

Parece que a Câmara gostou do bafo no cangote e vai aprovar projeto depressinha.

Anônimo disse...

Mais um contra a Câmara.
O Parra Parra, pai, escreveu:
"Pois chegamos a questão central, a política, de validarmos ou não o Plano Diretor Participativo."
Veja só que ele se utilizou do verbo "validar".
Em outras palavras: a CÂMARA TEM DE APROVAR O PROJETO DE PLANO DIRETOR SEM MAIORES DISCUSSÕES.
É o fim da picada.

cesar tayar disse...

Caro amigo anônimo das 07:50 - Como dissemos no post, a questão agora não é sobre o mérito do Plano Diretor e sim sobre a forma como a prefeitura quer aprová-lo, ou seja, sem discussão alguma no legislativo. E o mais grave: Estão se recusando a ouvir alguns segmentos da cidade mostrando que essa história de plano participativo é pura balela.

Sobre o desembargador, nada justifica a sua atitude agressiva contra os vereadores. Por pior que seja a qualidade dos edis, isso não dá o direito ao magistrado de partir para esse ataque ameaçador ao legislativo como ele fez.

Anônimo disse...

Qualquer um sabe que boa parte do legislativo está pouco se lixando para a questão ambiental da cidade. Eles adorariam que esses candidatos ligados diretamente à especulação voltassem ao poder. E sabemos muito bem o porque.

Anônimo disse...

TAYAR, OBRIGADO POR SEUS ESCLARECIMENTO (ANONIMO DAS 7:50), MAS FICA AQUI ALGUNS QUESTIONAMENTOS:

01.- Voce não se posicionou se é contra ou a favor do Plano Diretor deixando de lado o mérito, ele é bom ou não ? E o que voce poderia acrescentar ?

a.- Em que acrescentaria a discussão e ouvir alguns segmentos da cidade, exemplos já tivemos: escola de samba, carreata de tratores pela cidade enchendo o saco ! É esse o tipo de discussão que voce quer ? Daqui a pouco a Câmara vai estar cheio de Travesti reclamando seu espaço; O pessoal da Santa Marta vai querer seu espaço também; não esquecendo o pessoal do FUNK e BATIDÃO com seus carros que vão reclamar um espaço para exibição e shows.... e por ai vai.....

b.- Essa dita discussão é só para inglês ver e digo isso porque fecham bairros inteiros (Jd. Ana Maria; Malota) por pressão de 1/2 dúzia sob a pecha de segurança. Esses mesmos saem de seus guetos para fazer compras; levar os filhos na escola; trabalhar e lazer aí a cidade é segura ? Para com essa ironia

02.- Quanto ao mérito, sabemos que nosso legislativo é um puxadinho do executivo desde os tempos do "BRIMO"....

E POR FALAR EM BRIMO COMO ANDA O INVENTÁRIO...

cesar tayar disse...

Caro amigo anônimo das 08:25.

Apesar do prefeito Pedro Bigardi, da secretária de planejamento Daniela da Câmara Sutti, de intelectuais, de sambistas e alguns desembargadores estarem irmanados contra a função e o direito da Câmara Municipal analisar e votar livremente o Plano Diretor, esperamos que os vereadores, que foram eleitos pelo povo para defenderem os interesses da cidade, não se curvem à estas pressões inaceitáveis.

A última coisa que Jundiaí precisa neste momento é de vereadores cordeirinhos e medrosos que saem correndo quando alguém bate os pés diante deles.

Anônimo disse...

Tayar, vc já pensou em se unir com alguma outra força de esquerda (mas de verdade) na cidade, formando assim uma grande frente? Existe alguma possibilidade por Jundiaí?

cesar tayar disse...

Caro amigo anônimo das 19:40- Estamos conversando.

Anônimo disse...

Passe ou não passe o plano diretor sob qualquer modelo, a nobre secretária de planejamento já tem seu 2017 planejado (err). Ela irá desenhar adereços e alegorias para as tais escolas de samba que prestigiaram o evento legislativo. Concomitantemente ela projetará bancos de madeira a serem instalados na sede de campo do sindicato metalúrgicos — após exaustivos estudos de impacto ambiental ela decidiu-se pela madeira pois nela as fezes dos pássaros entranham nas fibras e criam uma maior integração com a natureza. Já na sede administrativa, na XV, serão instalados parklets em todos os corredores e ante-salas. Ali, também as escadas rolantes serão multiplicadas para criar-se, além do urbanismo caminhante, o urbanismo escalante. Outros secretários já planejaram o ano seguinte, afinal, planejamento é coisa de equipe.

Anônimo disse...

Cesar, eu acredito que vc deveria repensar sua idéia de sair candidato a prefeito. Penso que, como vereador vc teria como fiscalizar o executivo. Além de suas chances aumentarem de chegar até nossa casa de leis. Sabemos que a briga será entre o banana e o boneco de olinda.

Anônimo disse...

Tem pesquisa ?

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 07:35.

Ha tempos venho falando nesse blog que tayar ou zingra tem que se candidatar a vereador.

Anônimo disse...

Ouvi dizer Bigardi esta na frente das pesquisas.

Anônimo disse...

Cesar, precosa haver uma denuncia ao MP pois apesar de todo esse apelo populista, o real motivo desse novo plano diretor é a setorizacao de duas areas rurais que passam a ser urbanas. Uma area da familia latorre, na estrada de louveira, de rural p urbana p eles lotearem (sogro do secretario do gabinete sami) e outra area de um milhao de metros quadrados ou ate mais entre a avenida da uva e o tulipas. De zona de conservacao ambiental passa a ser urbana p lotearem. Isso prefis ser averiguado pelo MP. So o Sr tem esse culhao de denunciar.

cesar tayar disse...

Caro amigo anônimo das 17:52 - Há 30 anos que a especulação imobiliária em Jundiaí tomou de assalto a política local através de prefeitos sabujos que atendem aos seus interesses. Será que um dia Jundiaí terá um prefeito que peite essa gente ?

Anônimo disse...

REGALIAS DO LEGISLATIVO:

Licitações de Obras Públicas (empreiteiras)
Licitações de Serviços Públicos (transporte/lixo)
Aprovação do Orçamento enviado pelo Executivo
Aprovação das Contas do Executivo
Plano Diretor
Eleição de Presidente da Câmara

É aí que a coisa compensa o exaustivo e árduo trabalho do legislativo.
Todos sabemos como funciona: aprovações com troca de favores, tais como cargos e compensação com imóveis nos casos de aprovação de empreendimentos; grana viva e outras concessões espúrias.

Compensa ser vereador ? Claro !!! Também é certo que uns tenham maiores vantagens, pois a "distribuição" não é proporcional. Tem que
ser respeitado os anos de casa e também a capacidade da oratória de
cada um.

Como diria o Bóris: É uma vergonha !