segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CORONÉIS DE JUNDIAÍ NA MIRA DO GAECO ! ! !

MPSP: " OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PRENDE EM CAMPINAS QUADRILHA QUE FRAUDAVA LICITAÇÕES "


Uma operação realizada em Campinas por promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – núcleos Campinas e São Paulo -, em conjunto com a Polícia Federal e a Corregedoria da Polícia Civil, com o apoio do GARRA de Campinas, prendeu, na última sexta-feira (18) oito pessoas envolvidas em um esquema de fraudes em licitações públicas, especialmente nos ramos de segurança, vigilância e limpeza, em várias regiões do País.

A operação é resultado de investigação realizada pelo Ministério Público, por meio do Gaeco – Núcleo Campinas, em conjunto com a Corregedoria da Polícia Civil. A Polícia Federal em Campinas também deu início a inquérito policial para apuração dos mesmos fatos, mas acabou determinando a remessa à Justiça Estadual por não ter detectado indícios de crimes de sua competência.

Entre os presos está o líder da organização criminosa, José Carlos Cepera, proprietário e administrador oculto de um grupo de seis empresas - Lotus Serviços Técnicos Ltda.; Pluriserv Serviços Técnicos Ltda.; Infratec Segurança e Vigilância Ltda.; São Paulo Serviços Ltda.; Pro-saneamento Ambiental Ltda. e O.O. Lima Empresa Limpadora Ltda., todas registradas em nome de laranjas.

De acordo com as investigações, essas empresas venceram inúmeras licitações municipais e estaduais nos últimos anos, alcançando cifras milionárias com contratos públicos celebrados. A fraude atinge pelo menos R$ 615 milhões.

Entre os inúmeros Municípios do Estado de São Paulo que têm contratos com as empresas estão São Paulo, Campinas, Indaiatuba, Hortolândia, Peruíbe, Guarulhos, Jundiaí, Arujá, Itapetininga, Taubaté e Araraquara. Além disso, foi também detectada a existência de contratações públicas com a SANASA de Campinas, Defensoria Pública da União, SABESP, Companhia Engenharia de Tráfego (CET), Companhia Paulista de Obras e Serviços, Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Imprensa Oficial, PRODESP, DAE de Jundiaí e Secretaria de Educação do Estado de Tocantins.

A organização criminosa realizava as fraudes através da corrupção dos agentes públicos responsáveis pela licitação ou através do ajuste com empresas concorrentes, sem conhecimento do órgão público, sempre através da entrega de vantagens financeiras em dinheiro.

Os contatos políticos e as fraudes eram articuladas por dois lobistas da organização, baseados em Campinas, Maurício de Paulo Manduca e Emerson Geraldo de Oliveira.

Um grupo de gerentes e diretores das empresas também fazia parte da organização, ficando responsável pela operacionalização das fraudes e pela participação nos atos presenciais das licitações, prestando contas ao líder do bando. Dentre os operadores identificados até o momento estão Lúcio de Souza Dutra, Natanael Cruvinel de Souza, José Luís Cortizas Pena e Wilson Vitorino.

Dez pessoas da quadrilha tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça de Campinas. Oito foram presas na operação e duas estão foragidas.

Diversos veículos de luxo foram apreendidos com os membros da quadrilha, entre eles um Jaguar, um Audi Q7, uma BMW X5 e uma moto Harley-Davidson customizada.

Entrevista Coletiva

O promotor de Justiça Amaury Silveira Filho, do Gaeco – Núcleo Campinas, dará detalhes da operação em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20), às 10 horas, na Rua Dr. José Ferreira de Camargo, 844, Nova Campinas – Campinas (SP).

FONTE: SITE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

18 comentários:

Anônimo disse...

Será que agora pegam o sr. da agricultura???

KALANGO DOIDO disse...

Lembrando ainda sobre o desespero em tentarem eleger algum do meio deles, o tal jornalista, vomitou uma série de impropérios na sua tão lida coluna desse domingo!!! Já que o distinto é detentor de tanta moral, por que recebe salário por CC, se nem serviços a prefeitura verdadeiramente presta??? Por que faz vista grossa sobre a série de processos que seus amigos do PSDB e dos dois que articulam os loteamentos de Jundiaí, que vivem mudando os nomes das empresas que são donos??? Repito "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO"!!!

Anônimo disse...

A DAE teve contrato com a empresa Pluriserv, entre abril de 2005 e junho de 2008, e que desde então não presta mais serviços. Segundo a administração, o contrato com a empresa Lótus ocorreu entre fevereiro de 2007 e julho de 2009. (Gestão dos Senhores Ademir Pedro Vitor e Eduardo Palhares)

Acesse
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4687535-EI5030,00-Fraude+em+licitacoes+causou+prejuizo+de+R+mi+diz+MPSP.html

Anônimo disse...

Ata da reunião ordinária do Conselho Superior do Ministério Público, realizada no dia 27 de novembro de 2007

Pt. nº. 128.654/07 – Jundiaí – Relator Doutor Zanellato - Recurso contra a promoção de arquivamento – Interessados: Marilena Periz Negro (Vereadora) e DAE S/A – Água e Esgoto – Assunto: Apuração de eventuais irregularidades em processo de licitação celebrado entre o DAE/SA e Pluriserv Serviços Técnicos Ltda. – Recurso não conhecido e arquivamento homologado, por votação unânime.

A COISA PELO JEITO É ANTIGA, VAMOS PERGUNTAR A MARILENA....

Anônimo disse...

30 DE ABRIL DE 2008 EDICAO N. 3182
Diretor. EXTRATO DE CONTRATO. Contrato n.º 16/2008. Contratante: Faculdade de Medicina de Jundiaí ... Contratada: PLURISERV SERVIÇOS TÉCNICOS LTDA ...
www.jundiai.sp.gov.br/pmjsite/imprensa.nsf/.../$file/edição%203182.zip?...[PDF] 22 DE JANEIRO DE 2008 EDIÇÃO Nº 3149
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Município de Jundiaí, aos dezoito dias do mês de janeiro de dois mil e oito. AMAURI GAVIÃO ALMEIDA MARQUES DA SILVA ...... Contratada: PLURISERV SERVIÇOS TÉCNICOS LTDA ... 2.º Prorrogação ao prazo de execução do serviço do Contrato n.º ...
www.jundiai.sp.gov.br/PMJSITE/imprensa.../edicao%203149.zip?... -

KALANGO DOIDO disse...

Vi num desses post o nome de certa pessoa que conheço, e me lembrei de alguns detalhes:
Essa pessoa pelo que vejo somente mudou de local para dar continuidade nas falcatruas que conhece!!! Seu emprego anterior era de Gerente de Compras de uma multinacional, protegido pela sua tia toda poderosa dentro dessa empresa!!! Para se vender lá, tinha de se pedir benção para essa pessoa!!! Outra curiosidade dessa pessoa, é que seus primos são da juventude do PSDB e o pai desses primos, que trabalhava com ele na empresa onde também tinha cargo de chefia, hoje é dono de restaurante industrial e parece que fornece comida dentro prefeitura ou do DAE!!! Essa pessoa para poder fazer seus acertos sem ser incomodado, trouxe outra pessoa que trabalhou nessa empresa, e está agora na prefeitura sob cargo de CC, sendo que antes estava dentro do DAE!!! Será que ai tem algo estranho???

cesar tayar disse...

As empresas LOTUS e PLURISERV também tinham contratos com a prefeitura, segundo o famoso "portal da transparência" do executivo municipal. O prefeito interino Miguel Haddad não vai abrir sindicância para apurar, como foi feito na DAE S/A ? Será que ele vai empurrar o assunto para debaixo do tapete ? Vamos lá, Dr. Miguel, força. O povo ajuda.

KALANGO DOIDO disse...

César o abaixa poeira já começou para proteger o interino o seu vice e o outro!!! Pois em matéria do folhetim, não há qualquer assunto sobre a prefeitura, só citaram sobre o DAE por que se tornou público ontem!!! Se não hoje a matéria seria para enaltecer!!!

Ricardo disse...

Algum coronel preso por aqui???
Só acredito vendo. Lembrando que nem OITO cassações tiraram os tucanos da prefeitura. Dá pra fritar ovo nas costas quentes dessa gente.
Mas como esperança é a última que morre, vamos esperando pra ver.

cesar tayar disse...

Na verdade o prefeito interino Miguel Haddad é o grande responsável por este caos em que vive a DAE S/A. Quando Miguel foi prefeito de fato ele transformou a DAE em S/A sob o argumento de que assim poderia agilizar os serviços contratando empresas sem necessidade de concorrência pública. Pois é. O resultado aí está. Sem falarmos na dívida monumental em que a DAE S/A está afundada.

Anônimo disse...

Tayar, você vai à manifestação CONTRA O GOLPISMO MIDIÁTICO??

Flávio Pavan disse...

Alckmin apoiando o Ney Santos, suposto lider do PCC:

http://flaviopavan.blogspot.com/2010/09/o-apoio-de-alckimin-ao-nei-santos.html

Anônimo disse...

JA ESTÃO INVESTIGANDO O HOMEM DO QUINTO ANDAR,DESTA VEZ VÃO ENQUADRA-LO AI,,,,É EFEITO DOMINÓ.

D A E O TANQUE DA PREFEITURA,ONDE TUDO SE LAVA,

Anônimo disse...

Xiiii!!!! Já pegaram um boi de piranha...

O motorista.

Anônimo disse...

VERIFIQUEM O CONTRATO DA DAE S/A COM A COCA-COLA. ANTES E DEPOIS DA SÁÍDA DA ATUAL GESTÃO; PGTO A MENOR DO PREÇO PRATICADO ?

Paulo Alcantara disse...

Antes partidos tinham ideologias, onde seus integrantes se filiavam por defender essas, hoje partidos são meios de espertalhões, sem qualquer previsão de futuro, quererem se dar bem financeiramente! Vemos aqui mesmo em Jundiaí muito disso, pois há candidatos sem qualquer condições de ganhar e ser um deputado, mas ele sai, afinal há os recursos, que por menores que sejam serão injetados em suas campanhas! Outros se filiam a partidos pequenos para tentarem se eleger, pois sempre há a chance de que com poucos votos ele se eleja, e depois de eleito irá mudar para um partido maior, lógicamente para ficar mais perto do dinheiro! Outros se filiam a partidos em troca de ajudar algum político astuto e depois se beneficiar com um carguinho de CC! Isso é a política hoje!

Paulo Alcantara disse...

Alguém pode me dizer o que o João Lampião Paulista Henrique Me Dá Um Carguinho Ai dos Santos fez quando assumiu a cadeira do Bardi? Pois ele alardeou aos quatro ventos que iria fazer muito, que faria em um mês o que muitos levam quatro anos! Como uma passoa vazia, sem qualquer capacidade pode oferecer algo? Jundiaí, terra de bufão!

Anônimo disse...

pasmem ate o diretor colega do brelingela usa carro e motorista para buscar e levar ele todos os dias ate itu onde mora