domingo, 22 de agosto de 2010

INTERNET X JORNAIS

Esse tema é cada vez mais colocado na ordem do dia e suas raízes são profundas. O sistema de capitanias hereditárias foi instituído no Brasil em 1536 pelo rei de Portugal, Dom João III. Foram criadas 14 capitanias, divididas em 15 lotes e distribuídas a 12 donatários, que eram representantes da nobreza portuguesa. Em troca, eles eram obrigados a pagar tributos à Coroa. A partir das capitanias, foi inventado o sistema de sesmarias, que consistia na permissão do uso das terras para colonos. Martim Afonso de Souza, nobre português, donatário, descobridor e fundador da Capitania de São Vicente, para onde veio com sua armada, de que era comandante seu irmão Pedro Lopes de Sousa, que, partindo de Lisboa a 3 de dezembro de 1530 e chegando a S.Vicente, de volta do Rio da Prata, a 22 de janeiro de 1532, lançou os fundamentos da primeira povoação do Brasil. Cerca de dois anos demorou-se Martim Afonso na vila de S. Vicente, retirando-se para Portugal em fins de 1533, ou princípios de 1534. Faleceu em Lisboa em 1571. Dentro deste berço em que o Brasil foi concebido criaram-se os meios de comunicação. Muitos deles tornaram-se sérios, porém outros transformaram-se em meras mídias de sesmarias. Nos últimos tempos surgiram os veículos de comunicação via internet gerando uma reação violenta daqueles jornalistas jurássicos que se acostumaram aos jornais dominados e pagos por verdadeiros donatários de capitanias. É claro que existe muito lixo pela internet, como a pedofilia por exemplo. Porém, também existe muito lixo na imprensa formal. Estamos cansados de notarmos jornalistas e editores chefes, por este país afora, vendidos ao poder político onde penduram seus parentes ou até eles próprios. Profissionais venais, desonestos que manipulam a informação tornando-se capachos daqueles que lhes destinam algumas migalhas financeiras. Mas, se existe o lado podre na internet e na imprensa formal, também existe o lado bom, sério. E é esta face digna que deve ser valorizada pois ela produz a informação livre dos vícios gerados pela propina política. A internet veio para ficar e modernizar os caminhos da informação em um mundo onde os novos fatos acontecem a cada minuto.

4 comentários:

Anônimo disse...

e lembrar que o PSDB queria censurar a internet... afe.

Anônimo disse...

E então César, o filho do Scarinberinjela está faturando muito com os radares de Jundiaí? Afinal ele é sócio da empresa que instalou e administra! Mas pera ai! Que coincidência a empresa dele ter ganho! Outra coisa, como pode a prefeitura autorizar a instalação de radares em rodovias que estão sob jurisdição do estado e não da prefeitura?
Lá no pé da vila Aparecida instalaram um radar, mas passem lá e vejam o que sobrou! E não há homem que vá lá arrumar!

KALANGO DOIDO disse...

César, estou questionando atrvés de e-mail o Sr. Erivelto Rodrigues, presidente da Austin, sobre quais parâmetros foram utilizados para que Jundiaí tivesse tal classificação!
Todos sabemos que uma colocação dessas é para querer mostrar que a adimistração atual é perfeita, para tentar eleger seus deputados, mas sabemos que isso não passa de mais um engodo para a população jundiaiense! E tem mais uma finalidade que é a de super valorizar os imóveis de Jundiaí, que aliás a maioria está nas mãos do interino!

Anônimo disse...

E o mais gostoso, Tayar!:
você está pautando as “análises” de (in)certos colunistas.
O probleminha deles, contudo, é de fácil diagnóstico: usam o cérebro, em vez do intestino, e praticam a política subsiada com o fígado, esquecendo-se da sábia lição de Ulysses - caveira sumida no mar, mas com ondas eternas e assombrosas para os velhacos.
O cheiro que emanam, portanto, é dos mais nobres áulicos.
Na verdade, têm o doce cheiro de velório. Dos que partem, ou estão partindo, para as mesmas profundezas em que enterram a sofrida,vilipendiada e roubada Terra de Petronilha.
Falando em Petronilha, vote Tiririca!