Dias atrás reuniram-se no Paço Municipal gestores da Prefeitura de Jundiaí e o Secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, para discutir a liberação de R$ 24 milhões para investimentos na DAE S/A.
Pois é. Às vésperas das eleições. Apenas para mostrar serviço.
Mais dinheiro emprestado do governo federal que ficará para o próximo prefeito pagar ou empurrar com a barriga, já que o gestor de finanças diz que a capacidade de investimento da prefeitura é zero.
Na realidade, com o passar dos anos foi colocado em curso um processo de sucateamento da DAE S/A, cujo objetivo final é vender a empresa para a iniciativa privada, o que já foi tentado pelo ex-prefeito Miguel Haddad durante a década de 1990, sem sucesso.
A destruição da empresa de água e esgoto começou em 1992 quando o PSDB chegou à prefeitura. Em 1994 o então prefeito André Benassi teve as contas da construção da represa rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que identificou um superfaturamento de 320% nas obras de barragem.
O seu sucessor, Miguel Haddad, eleito em 1996, quis vender a empresa. Para isso conseguiu aprovar um projeto na Câmara Municipal extinguindo a autarquia e transformando o DAE em uma S/A, empresa de economia mista. A gritaria na cidade foi tanta que o alcaide desistiu de vender a DAE S/A. Mas o estrago já estava feito.
Além do absurdo do então prefeito Miguel Haddad vender ações para cinco dos seus secretários, a DAE, como S/A, passou a pagar milhões em impostos que não recolhia na condição de autarquia.
Com o passar dos anos, além deste prejuízo milionário, a empresa foi sendo retalhada com a terceirização de seus serviços. Sem dizermos ainda sobre os escândalos financeiros que já denunciamos neste blog.
Recentemente o senador Tasso Jereissati, com o apoio do então deputado federal Miguel Haddad, aprovou um projeto de lei que privatiza os serviços de saneamento básico no país.
Mais uma coisa. Em 2014 o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Campinas instaurou um inquérito civil para investigar a denúncia de que a DAE S/A, empresa da Prefeitura de Jundiaí responsável pelo tratamento e distribuição de água na cidade, estaria desviando 500 litros por segundo de água bruta do Rio Atibaia para abastecer a fábrica local da Coca-Cola.
A DAE S/A, cujo acionista majoritário é a Prefeitura de Jundiaí, informou na época que existe um contrato de fornecimento de água tratada para a Coca-Cola, mas a vazão não pode ser divulgada para resguardar o sigilo do cliente.
Diante de todo este esquema de desmonte da DAE S/A promovido pelos governos do PSDB, a cidade não viu nenhum vereador contestar nada, nenhum vereador sair em defesa do patrimônio público, nenhum vereador movimentar uma palha sequer a favor dos servidores da empresa.
Este processo de sucateamento, para depois venderem a empresa, precisa ser contestado. Não é possível que os vereadores continuem calados na condição de sabujos do prefeito. Não é possível que a imprensa de Jundiaí continue muda em nome das verbas públicas de publicidade que recebe da prefeitura. A cidade não aguenta mais.
***** TAYAR / VEREADOR - nº 50.555 - PSOL *****
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Como "a vazão não pode ser informada". Trata-se de informação de interesse público. Não é possível isso. O Ministério Público não entrou na parada?
Pois é caro amigo anônimo das 11:23 - Em Jundiaí acontecem coisas inacreditáveis.
A direção da DAE S/A na época teve a coragem, o desplante, a desfaçatez e o descaramento de dizer que não poderia fornecer as informações solicitadas pelo Ministério Público porque elas eram sigilosas. Um absurdo que não tem tamanho por ter partido de um órgão público.
E o pior. Não aconteceu nada. O Ministério Público aceitou e não fez nada. Os vereadores não fizeram nada. A imprensa local não divulgou nada.
Tudo ficou por isso mesmo nesta terra de coronel.
Tayar é preciso desmentir o PSDB que enche a boca pra dizer que Jundiaí trata 100% do esgoto coletado, isso é uma propaganda enganosa absurda, a verdade é que a malha antiga de esgoto da cidade que tem quase 50 anos, está podre e se desfazendo em baixo do asfalto, infiltrando e contaminando o solo e o lençol freático quando não está vazando pelo meio fio em diversas regiões da cidade e pra ajudar os caras que gerenciam o problema não sabem nem o que almoçaram ontem, os engenheiros precursores do DAE devem estar se remoendo em seus túmulos com tamanha incompetência e pulhagem.
Já sei quem é a vovó. Finalmente. Uma criatura desnecessária.
Pois é amigo. Desnecessária igual ao cantor de operetas.
Como estamos em época de eleição e diante destes desmandos monumentais que as administrações do PSDB fizeram com a DAE S/A, os servidores da empresa não deveriam votar em ninguém ligado ao atual governo municipal, seja candidato a prefeito ou candidato a vereador.
Toda a cidade, e em particular os servidores da DAE S/A, têm o dever de tomar a cidade nas mãos, ou seja, colocar no olha da rua todos estes políticos parasitas que esfolaram a empresa causando prejuízos de milhões e milhões de reais ao dinheiro público, afinal de contas a DAE S/A ainda é uma empresa pública.
Se for realizada uma auditoria honesta na prefeitura e na DAE S/A não vai sobrar pedra sobre pedra e muita gente será colocada no banco dos réus.
César, mas pode ter certeza que isso vai acontecer porque quando os servidores chamaram o prefeito para uma conversa, ele simplesmente virou as costas, sendo que na sua campanha prometeu que sempre estaria a disposição para ouvir os servidores. Quem vota nesse prefeito são os muitos comissionados que estão pendurados no Dae e não querem perder a boquinha de mais 4 anos.
FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDEU
jpse antonio parimoscas é o CARA DA CHAVE DO COFRE
ELE E O GRANDE ACERTADOR DO FINANCIAMENTO DA CAMPANHA MILIONÁRIA DO PREFEITO
Silas Feitosa, filho do Prefeito Luis fernando, hoje candidato a Prefeito (Jundiai não merece). Está por ai achincalhando o PSDB partido ao qual foi filiado. E se dizendo cristão.
Gostaria que o MP procurasse investigar como ele conseguiu tantos bens. Pois mora em um apartamento de UM MILHÂO de reais.
Seria a RSCOLA DE GOVERNO QUE LHES DEU TANTA GRANA?
DEUS E O DIABO DE MÃOS DADAS E O MOTIVO A FURIA DO VEREADOR DO BAIRRO CECAP
O vereador enquanto está papando hóstia na IGREJA os barões do TRÀFICO desfilam nas ruas do bairro com seus carrões com adesivo do vereador.
ELE VAI TER QUAL SECRETARIA NO PROXIMO GOVERNO?
CAMPOS MACHADO BANCA A CAMPANHA E DEPOIS QUER RETORNO
VEREADOR LIGADO AO PREFEITO JOGANDO CONTRA;
o vereador da região do CECAP está patrocinando o descarte de moveis velhos próximo as obras da prefeitura, pois a população está percebendo que não tem nada a ver com ELE. O lixo descartado é uma maneira de desqualificar a necessidade da obra.
COMO PODE? DEVERIA FAZER CAMPANHA PARA UM DESCARTE CONSCIENE E UTILIZAR O ECOPONTO.
NA ERA BIGARDI O SARTORI SAFADO COLOCOU ELE COMO PRESIDENTE DA CÃMARA. uSOU E ABUSOU DO PODER.
ASFALTOU ATE O PATUO DA IGREJA ONDE PAPA ÓSTIA KKK
MESSI E MAIS UM GOL DE PLACA..
ENTENDE QUE AGUA, ENERGIA E ALIMENTOS É O MINIMO QUE O ESTADO DEVE GARANTIR A SEUS HABIRANTES. POR AQUI QUEREM USAR PARA ESPECULAR.
O atacante do Barcelona Lionel Messi criticou as desigualdades sociais no mundo, numa entrevista à revista La Garganta Poderosa, divulgada na última quinta-feira (15). O astro do futebol, que raramente comenta sobre temas políticos, também declarou que sente orgulho da Argentina, seu país. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
"A desigualdade é um dos grandes problemas de nossa sociedade e devemos lutar para corrigi-la o mais rápido possível", disse o capitão, de 33 anos, da seleção argentina. Messi acrescentou que "é fundamental, para quem mais precisa, preservar todos os serviços essenciais em situações como esta pandemia. Água, luz e até alimentos básicos".
Que coisa interessante. Os assessores do bonecão estão dizendo aos 4 cantos da cidade que ele estará eleito em primeiro turno. E, sabendo que Jundiaí é curral eleitoral deles, não duvido. Afinal, como a vovó vive diariamente nas redes sociais, mostrando que a cidade está as mil maravilhas, não deve ter espaço para as coisas que estão erradas. Só o tempo irá dizer.
Pensa em uma empresa que mente pelos cotovelos nessa cidade...além de ser um antro de corrupção
Recado aos futuros vereadores e prefeito eleito:
O presidente e o diretor administrativo da DAE, estão ilegais na empresa, conforme Lei 13303/2016.
Cumpra-se ou será necessário desenhar ???
PRÓXIMA ELEIÇÕES PARA O CARGO DE PREFEITO ( 12 CONTRA 1 ) E NÃ HAVERÁ SEQUER SEGUNDO TURNO .
Essa de que o atual será eleito em primeiro turno é uma verdadeira viagem, salvante fraude ou literal compra de votos por meio de ameaças de organizações criminosas ou ainda ameaça nas igrejas.
Os que estão fora disso não votam em LFM.
O funcionários são unanimes contra o atual.
Postar um comentário