segunda-feira, 27 de julho de 2020

SÓRDIDA ESPECULAÇÃO ! ! !

Nos últimos 40 anos a cidade de Jundiaí transformou-se em um palco onde os especuladores imobiliários deitam e rolam. Todos nós já sabemos disso, inclusive que são os capitães do mato desta atividade aqui na cidade. A partir de agora viveremos mais um capítulo desta funesta novela sob a tutela dos coronéis municipais.

O antigo terreno da Duratex S/A abrigará um condomínio sob a responsabilidade da empresa Emccamp Incorporação. No início do empreendimento serão construídas duas torres. Quando estiver pronto, o conjunto terá 3.200 apartamentos.

O empreendimento terá um total de três condomínios: Residencial Veneto, Residencial Toscana e Residencial Piemonte.

Desde o encerramento das atividades da Duratex, em 2010, surgiram várias informações do que o terreno abrigaria. Há alguns anos a Duratex S/A vendeu o seu imóvel na região da Vila Arens. Um grupo empresarial de São Paulo comprou aquela área para a construção de um mega projeto que esteve envolvido em alguns mistérios.

Aquela área era industrial. Uma certa autoridade de então ameaçou transformar a região em institucional, ou seja, se isso ocorresse o projeto seria prejudicado. A partir desta ameaça, houve uma reunião entre esta autoridade e um representante do grupo. O acerto foi no sentido de que a autoridade não mexeria na setorização da área além de realizar algumas obras no entorno. Em contrapartida o legítimo representante do grupo ofereceria um pequeno mimo de R$ 2 milhões ao sagaz político de tantas glórias e tradições. Um negócio da China.

Os R$ 2 milhões foram pagos, mas a autoridade, depois de pegar esse dinheiro, não fez absolutamente nada. Virou as costas e foi embora. Sendo assim, o grupo, além de perder este caminhão todo de dinheiro, acabou desistindo do projeto.

Agora vem este outro projeto monstruoso para a região que, devido ao já caótico trânsito, deverá ser catastrófico quando o condomínio todo estiver pronto. Serão, no mínimo, mais 3.200 veículos jogados nas ruas e avenidas do setor. Uma hecatombe.

O gestor de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, Sinésio Scarabello, disse que o projeto ainda não foi aprovado, porém o site da empresa já está anunciando o lançamento da obra.

Tudo jogo de cena dessa gente. Está tudo comprometido e acertado. O condomínio vai sair e ponto final. Às favas os impactos de vizinhança e de trânsito, afinal de contas a cidade de Jundiaí, através do PSDB, transformou-se no paraíso da especulação imobiliária.

46 comentários:

Anônimo disse...


SÓ PELOS NOMES DOS CONDOMINIOS JÁ DÁ PARA PERCEBER QUAL A CONSTRUTORA NÉH.

PARA CONSEGUIR AUTORIZAÇÃO A CONTRAPARTIDA DEVE SER DO MESMO TAMANHO ATÉ PARA CONVENCER A SITUAÇÃO DO TRANSITO NAQUELA REGIÃO, OS ASPECTOS DE SANEAMENTO BÁSICO COM FORNECIMENTO DE ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA, ESGOTO, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE.

3.200 APARTAMENTOS X 4 PESSOAS PARA CADA UNIDADE = 12.800 PESSOAS. JÁ PENSOU NO QUE ISSO SIGNIFICA E NO QUE PODE RESULTAR?

ENQUANTO ISSO O CIDADÃO QUE QUER CONSTRUIR E MEIO LOTE, SÓ PODE USAR APROXIMADAMENTE 30 METROS COM RECUO FRONTAL MINIMO DE 4 METROS ALÉM DA ÁREA PERMEÁVEL. ALGUÉM CONSEGUE EXPLICAR ?

Anônimo disse...

Se a familia daquele ex prefeito (que manda mais que o atual) estiver envolvida, sai rapidinho essa licença, afinal, dizem q eles indicaram a dedo um cara na estrutura do setor de obras particulares para fazer andar tudo que é de interesse deles e de toda a patota ligada a P.R.O.E.M.P.I, que diga se de passagem é a dona da secretaria de planejamento e que tem como um mero pau mandado o tal Sinésio, dizem ainda que esse cara do setor de obras, não tem nem qualificação para o cargo, além de ser arrogante, petulante e prepotente.

Anônimo disse...

Cidades italianas como nomes de condominio....ta faltando criatividade dos arquitetos e empresarios! Condominio Toscana deve ter uma dezena em Jundiaí, Valinhos, Louveira e Vinhedo

cesar tayar disse...

Na edição de 12/05/2017 da Imprensa Oficial do Município foi publicada a nomeação de Fábio Aurélio Teixeira Lusvarghi como o novo Diretor do Departamento de Licenciamento de Obras da prefeitura.

Informações que chegaram a este blog davam conta de que este cidadão comissionado, que já ocupou esse cargo em várias oportunidades, teria sido indicado pelo ex-prefeito Miguel Haddad.

Nestas informações constavam ainda que este diretor já teria assinado e aprovado vários processos da área de engenharia pública, com inúmeros deles ligados a empreendimentos do mesmo ex-prefeito e seus familiares.

O Ato Normativo nº 4, aprovado em 23 de agosto de 2010 pelo CREA-SP - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, dispõe o seguinte:

" Art. 1° - Os processos de aprovações de projetos nos órgãos públicos, autarquias e concessionárias municipais, estaduais e federais, deverão ter a participação efetiva de profissional legalmente habilitado, registrado no Sistema CONFEA/CREA e com atribuições compatíveis ao tipo de projeto que está sendo analisado.

Parágr. Único - O profissional, seja qual for seu regime de contratação, responsável pela análise e aprovações dos projetos nos órgãos públicos, autarquias ou concessionárias, deverá recolher a ART de cargo e função técnica, sendo recolhida a taxa mínima, em conformidade com Resolução do CONFEA que trata sobre os valores das taxas de registro de ART nos CREAs ".

Resumindo: Para assinar ou aprovar processos ligados à engenharia esta autoridade tem de ser engenheiro.

Acontece que o senhor Fábio Aurélio Teixeira Lusvarghi, Diretor de Licenciamento de Obras de nossa prefeitura, não é engenheiro e sim um técnico em edificações.

Isto quer dizer que ele não tem atribuições legais para assinar e aprovar processos de engenharia, segundo define o Ato Normativo nº 4 do CREA.

Diante desta situação toda, protocolamos uma representação junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo relatando os fatos e pedindo as seguintes providências:

1) A destituição do cargo do referido diretor pelo fato dele não possuir atribuições legais para assinar e nem aprovar processos de engenharia.

2) A anulação de todos os processos assinados pelo referido diretor por ele não ter atribuições legais para isso.

Diante dos fatos e aceitando a nossa argumentação, o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um Inquérito Civil que levou o número 14.0670.0002917/2017-7 e que esteve a cargo do 12º Promotor de Justiça de Jundiaí, Dr. Fabiano Pavan Severiano.

Este inquérito teve como objetivo instruir uma eventual ação de responsabilidade civil por improbidade administrativa.

No final do inquérito tudo foi arquivado. Não aconteceu absolutamente nada.

Puxa vida, como o PSDB tem sorte, é ou não é ?

Thomas turbando disse...

Ôôô vóóóó

Quer dizer que, em 2016 a senhora já acompanhava o plano de governo do Luiz esperando parado??? Uééé??? E não levou nenhum carguinho???? Ahhhh tá, o cargo ficou com o inútil cantor de operetas, né?? Aí, pra quem pega no teu pé, a senhora manda se #FODER. Lógico né, pra não levantar suspeitas, o cantor levou o cc e a senhora ficou com os envelopes. Muito inteligente a senhora, viu !?!?!?!!

Anônimo disse...

ATÉ O PRESENTE MOMENTO, NENHUM NOME QUE TENHA DISPOSIÇÃO E CAPACIDADE PARA CONCORRER A PREFEITO DE JUNDIAÍ COM O ATUAL. SE ALGUÉ SOUBER, FIQUE A VONTADE PARA DECLINAR.

Anônimo disse...

A estratégia do MP em jundiai tem sido essa, abre o inquérito,faz um investigação meia boca e depois arquiva...estes promotores deveriam ser trocados anualmente, pq aqui tem promotor que já acha que é imperador, pois ocupa o cargo há mais de 25 anos e oro é esse a "boiada vai passando" e o crime valendo a pena.

Anônimo disse...

César, escreve sobre a liberação de habitese sem vistoria por causa do coronavirus, com ordem do secretário Sinesio e do diretor Fabio que não aparece na prefeitura faz 4 mezes! Bem na epoca de eleição!

Anônimo disse...

A Secretaria de Transportes de Jundiaí não consegue nem sincronizar semáforos, imagina ser responsável pelo desenvolvimento de um projeto que irá receber os mais de 3 mil novos veículos na região da Duratex.

Aliás, alguém aqui sabe porquê no governo do PSDB ninguém entende de semáforos? Tudo fora de sincronia. Só tem imbecil trabalhando naquela secretaria ou não existe alguém que entenda de tráfego?

Anônimo disse...

Orra, o "sagaz político" colocou duas milhas no bolso e caiu fora ? Até já imagino quem foi.

Anônimo disse...

COITADA DA VOVÓ DINOSSAURA. ESTÁ SURTANDO NAS REDES SOCIAIS. SERÁ QUE DESCOBRIRAM SEUS ENVELOPES?

Anônimo disse...

Foi um político de peso, podes crer, amizade.

Anônimo disse...


De 09 de junho até hoje, o número de mortos pela COVID em Jundiaí mais que triplicou.]
É isso aí, minha gente: vamos abrir o comércio, escancarar todas as atividades: quem sabe mais uns dias e o número será quadruplicado?

Anônimo disse...

E usa suspensórios.

Anônimo disse...


E jura que acredita em Deus

Anônimo disse...

Gente, não é possível. Quem escreve os textos da vovó na rede social??? Ela não tem noção alguma de concordância verbal. De repente, surgem textos com certa complexidade e não dá para acreditar que foi se sua autoria.

Anônimo disse...


Please....dá uma dica de como achar essa vovó!!!!!!

Anônimo disse...

É SÓ PROCURAR NO MUSEU FERROVIÁRIO COM O SEU APADRINHADO CANTOR.

Cidadão revoltado disse...

Quem não conhece essa senhora??? A maior puxa-saco do boneco de olinda.

Trouble disse...

Ao anônimo das 08:36 do dia 29 de julho:

Larga a mão de ser sem vergonha! Sei quem é você! Tá querendo processar César, por isso fica aqui querendo saber o nome da Vovó ou que dê uma dica!
Vai cuidar do processo do cheque sem fundo de Minas Gerais que você ganha mais. Aliás, você não passa de um pé de chinelo, querendo ser o que nunca foi, aliás isso é desde que nasceu!

Trouble disse...

O que não falta é canalha na política e na fiscalização do comércio de Jundiaí!

Igrejas foram denunciadas, mas vereadores seguraram as pontas e os fiscai se omitiram!




Anônimo disse...

O condominio impactará o transito? Sem duvida! Porem!!!....antes implantar neste vazio urbano do que adensar e impermeabilizar na bacia do Jundiai Mirim....

cesar tayar disse...

Na Imprensa Oficial do Município de hoje, ao publicar os detalhes técnicos da construção desse condomínio no terreno da antiga Duratex, a prefeitura reconheceu vários impactos negativos a serem provocados por este empreendimento. São eles:

- O conflito urbano entre os usos existentes, principalmente no que diz respeito às questões de ruído que serão sentidos pelos moradores do empreendimento durante a operação do Terminal Intermodal - Porto Seco, localizado ao lado da área do empreendimento, caso a construção não atenda às questões técnicas determinadas pela ANBT NBR 15.575 e NBR 10.152.

- Como descrito, conforme conclusão final extraída do RIT, identifica-se impactos no trânsito e transporte, em decorrência da implantação do empreendimento.

- Ainda em relação a mobilidade, necessário prever ações no entorno do imóvel que possam melhorar o conforto urbano dos usuários e não usuários do empreendimento.

- Os impactos negativos se darão também em função da alteração na paisagem urbana, sob o ponto de vista das visuais do patrimônio histórico, não mitigáveis, uma vez que o empreendimento aplica gabarito conforme definições das legislações.

- São identificados também o aumento na demanda nos serviços públicos de saúde e educação, devendo ser avaliado pela administração, a necessidade de planejamento para o atendimento da nova demanda dentro dos equipamentos já existentes, uma vez que o empreendimento se implantará em fases, não sobrecarregando o sistema de uma única vez.

- Para o período de obra, os impactos deverão ser observados com a suspensão de poeira e existência de resíduos sólidos da obra, se não atendidas as determinações indicadas nos dispositivos legais afetas a construção de empreendimentos, onde sugerimos a solicitação de ações de educação ambiental como realização de PGRS da obra.

Trouble disse...

De que adianta ficar reclamando aqui se na hora de votar votam nesses canalhas?
Infelizmente uma grande maioria que lê o blog ou posta aqui, quer só fazer fofoca e ver o circo pegar fogo.
Esses mesmos que as vezes enviam denuncias, se precisar irem depor, se borram todos e juram sob a Bíblia que jamais fizeram qualquer denúncia.
Jundiaí é terra de covardes e canalhas! César você sabe que é assim.
Quantos lhe deram votos quando precisou? Pouquíssimos! Sabemos que muitos que o procuram pregando moral na política jundiaiense, come no mesmo cocho, e que estão só querendo uma boquinha pra se encostarem! Prova maior que isso é o do lojista, que vivia a lhe procurar para o incentivar a atacar a administração, e hoje tem um cargo, frequentando a mesma fossa que se dizia contra e o pior, foi agarrar o também canalha presidente, achando o máximo! A escoria pra esses é o que há de melhor! Mostram ai que não tem qualquer caráter!
Todos somente querem dinheiro e vida fácil!




Trouble disse...

Podem fazer um estudo de impacto, mas toda a benfeitoria será feita pela prefeitura e paga pelo povo, que lambe o rabo desses canalhas!
Sempre foi dessa maneira e não irá mudar!
A lei determina que o empreendedor deve custear todas as melhorias para absorver o impacto, mas em Jundiaí, isso nunca acontecerá, e pasmem, usaram também máquinas e equipamentos da prefeitura para fazerem o empreendimento, como sempre usaram!
Fácil ficar milionário assim!
Todos sem exceção, desses empreendedores que aqui estamos falando, eram pés de chinelo, e hoje milionários com o dinheiro público!
E tem um povo que precisa se foder 30 dias pra ganhar o que eles ganham por minuto, que ficam a lamber o rabo desses!

Trouble disse...

E a garota de programa de luxo irá firmar candidatura?

Não tenho nada contra ser prostituta, mas o que pesa é essa pessoa mentir. Chegar na cidade com discurso mentiroso sobre suas origens e querendo se beneficiar da política, será só mais uma igual a tanto lixo, como o que já temos hoje no cenário político. Quem entra mentindo já entra desqualificada, é melhor assumir o que foi ou ainda é, e meter a cara, do que ficar pagando de santa e depois postarem nas redes! A ia ficará feio!

Trouble disse...

Isso não veremos na mídia lixo de Jundiaí e nem o bonachão do prefeito irá dizer!

Com a abertura do comércio, os hospitais passaram a ter novamente uma grande procura de pessoas infectadas pelo COVID, ontem no hospital da Unimed a situação era grave, estive lá, presenciei e conversei, hoje recebei ligação de uma pessoa de confiança de dentro do são Vicente, e piorou também.
Isso significa que teremos um desastre em pouco tempo, e muito pior se abrirem as escolas!

Anônimo disse...

E a garota de programa de luxo irá firmar candidatura?
ALGUMA PISTA ?

Anônimo disse...

Obrigado Cesar pelas informações a respeito do empreendimento no imovel onde estava a Duratex Parece que os dados negativos são maiores que os positivos.

Faltou dizer/detalhar a "contrapartida". Assim pergunto: Não foi imposta oficialmente? Se não foi oficial, a suspeita de contrapartida não-oficial é grande neh? Se é que me entende!


Anônimo disse...


Para o Trouble - Mensagem de 08:36 do dia 29 de julho:

Pior que minha curiosidade sobre a vovó é sincera. Não sou NADA DISSO QUE VICÊ ESTÁ PENSANDO, Ah! ah!
Vai. Uma dica bem de leve tá bom

cesar tayar disse...

Além dos impactos negativos deste empreendimento ainda existe a grave questão da contaminação do solo por produtos tóxicos resultantes do tratamento da madeira que era realizado pela Duratex. Sobre esse assunto ninguém dá um pio, nem na prefeitura e nem na construtora.

Anônimo disse...

Hoje, 30 de julho, estão sendo entregues nova remessa de cesta básica da prefeitura nas escolas de Jundiaí. Vou colocar os itens da cesta:
1 pacote de bisnaguinhas
3 pacotes de pudim em pó
3 abobrinhas
4 ou 5 cenouras (varia pelo tamanho)
1 repolho
1 escova de dentes
1 caixa de papelão grande para acondicionar tudo isso

O que a cesta NÃO tem:
Arroz
Feijão
Açucar
Óleo
Não acredita em mim? Vá em qualquer escola HOJE e peça para algum familiar mostrar.
Agora vamos tentar adivinhar quanto a prefeitura pagou por isso? Porque propaganda essa turma vai fazer muito em cima dessa cesta, com certeza!

Anônimo disse...


Verdade, César. No laboratório, eram manipuladas substâncias perigosas.

Anônimo disse...

Eu também quero me posicionar sobre essa véia (vovó)
gostaria de saber quem é, mas como ninguém fala, acho irrelevante falar dela aqui. Já encheu o saco.
FOCO galera! FOCO!
Precisamos falar aqui sobre esse desgoverno do LFM e encontrar meios de derrubá-lo!
Encontrar vídeos com as promessas dele de campanha e comparar com o que realmente ele fez e NÃO fez!
Jogar tudo nas redes sociais!
Acabar de uma vez com as chances dele e do Haddad.

Anônimo disse...


A tal cesta básica ( se é que se pode chamar disso) foi superfaturada?

Anônimo disse...

Faltou incluir 1 kg de almondegas nesta cesta básica, que deve ser consumido em uma única refeição se a família for formada por 4 pessoas.
Não sei quanto custou essa vergonhosa cesta, mas procurarei na imprensa oficial e posto aqui depois!

Trouble disse...

A teia da corrupção é muito extensa em Jundiaí!

De que adianta denuncias, mesmo em esferas superiores, se quando chegar aqui tudo será engavetado?
Já vi denuncias gravíssimas no MP, no TC e na GAECO não darem em nada. Os envolvidos foram avisados, acordos foram feitos e tudo arquivado.
O dinheiro que corre em Jundiaí, dá pra comprar muita gente.
O culpado disso, o jundiaiense! Aquele que come mortadela e arrota peru! Esses mesmos que tenho também como vizinho em meu condomínio, que acham chic votar nessa escória!

Trouble disse...

Pra provar que Jundiaí é terra de corruptos e de sem caráteres, basta pensar nisso!

1 - Jamais votariam nessa sujeira que se arrasta a décadas, pois já está mais que provado a corrupção desses.
2 - Não votariam num lixo como Bolsonaro.
3 - Se uniriam em torno de alguém como o César Tayar para o elegerem, o transformando em seu representante. Mas não fazem isso, pois todos querem sua parte do quinhão.
Aqui, todos querem comer do mesmo cocho!

Sim! Jundiaí é terra de corruptos e de sem caráteres!

Anônimo disse...

Cesar vamos mapear todos os condominios lançados nesse século na cidade e exigir do MP que exponha as contrapartidas. Pois tenho certeza que muitas delas não houve contrapartida alguma,
A familia Gastaldo vendeu para a Cyrela um terreno na Rua uva niagara, construiram uma porrada de apartamentos e pelo visto nao houve essa compensação. na época o Vereador era presidente da cãmara.
Vamos nessa.
Ja estou fazendo dois pedidos ao MP.
façam isso tambem

cesar tayar disse...

Essa história de contrapartida está muito mal contada há muito tempo. Existe muita pilantragem e um grande jogo de interesses por trás desta prática. Enquanto não mudarmos o modelo de se fazer política na cidade tudo vai continuar da mesma forma, ou seja, favorecendo sempre à meia dúzia de espertalhões de sempre que enriqueceram muito com o que a política pode oferecer.

CarcaMano disse...



Mama mia, o vereador que desviava 2 caminhões de materiais de construção para fazer sua casa, mas o motorista da prefeitura pra ficar de bico calado, também desviava um, tudo na gestão Fossen! Esse motorista deve ter umas 10 casas ou mais na região da Hortolândia!

Vão investigar que descobrirão quem são e a verdade!

Trouble disse...

Não existe contrapartida e sim existe lei, que deve ser cumprida pelo loteador, empreendedor ou urbanizador!

Só que em Jundiaí tanto para loteamentos ou codomínios verticais ou horizontais, as leis não são cumpridas. Pois todo o impacto que o empreendimento causará na região ou cidade, deverá ser sanado pelo causador, mas como em Jundiaí, só podem fazer empreendimentos duas famiglias, e o povão que paga essa conta, tudo é feito pela prefeitura com dinheiro público, o que é CRIME! Mas e quem tá preocupado com isso? Ninguém! Pois quem deveria investigar, recebe agrados, favores, CC para amigos, amantes, namoradas e familiares.
Dessa forma o lucro é milionário, se investe somente na compra da área ou se faz parceira.
Quem denuncia em qualquer lugar, é perseguido, sofre ameaças e tudo passa a ser dificultado!
Como já disse e repito: Em Jundiaí, não há inocentes! Jundiaí é terra de corruptos.



Anônimo disse...

Cesar

Pergunta que não quer calar:
- quem pagou o vídeo promocional da DAE, em plena época de campanha??
- Qto custou aos cofres públicos???

Anônimo disse...

Se para cada condomínio que foi construído nos últimos anos em Jundiaí tivesse uma contrapartida, aqui seria uma cidade maravilhosa. Mas a realidade é que a construtora vem, constrói, vende, traz um monte de problemas para a cidade e os empreendedores enchem os bolsos de dinheiro e o contribuinte que tem sua casinha próxima que se vire como puder. Agora, para aprovação do projeto tem que ter uma contrapartida. E toda obra pública que vejo ou é com dinheiro municipal ou estadual. Cadê a contrapartida ?

Anônimo disse...

As eleições chegando, precisamos renovar tudo o que está aí, principalmente um legislativo que fiscalize o executivo e não faça de conta que faz. Um prefeito sério que monte uma equipe competente. E pare de ficar empregando na Prefeitura e Empresas Públicas, amigos, parentes dos amigos, cabos eleitorais, etc...... Aliás tanto na administração municipal anterior como a atual o que tem de comissionados pesando na folha pública. Precisamos de um político sério que acabe com essa farra com o dinheiro público. CCs deveriam ser somente secretários, diretores e funções que exigem alto conhecimento técnico e são escassos no mercado, o restante obrigatoriedade de concurso público. Isso acabaria com a troca de favores de autoridades.

Trouble disse...

Em Jundiaí não haverá nada de novo, pois os partidos políticos incluindo os que arrotam serem de oposição ou esquerda, estão nas mãos dos que mandam na política local. Não preciso citar nomes né?
Então irão fazer uma eleição com quem eles bem entendem pra prefeito, e se algum partido quiser soltar algum nome novo, o dinheiro comprará esse partido e ele apoiará o corrupto da vez!
Não vão acreditando que há partidos de oposição com algum pézinho na esquerda por aqui como PSOL e PCdoB...é só vermos quem foram seus presidentes nas últimas 6 eleições, bem como os candidatos desses e como esses agiram.
Desde a eleição de 1982 que Jundiaí se tornou um aglomerado de corruptos, os escândalos sempre existiram aos montes, e até quem se dizia oposição se beneficiou no meio do caminho, pois toda as denuncias que aqui ocorreram, terminou em pizza. Alguns entraves eram criados para valorizar o passe, e no meio do caminho, todos, sem exceção, receberam seus envelopes!
Jundiaí deixará de ser um cidade de corruptos quando a Justiça mudar!