quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A SERRA AGONIZA ! ! !

Apenas relembrando o que temos denunciado aqui neste espaço há algumas semanas. Na região do Córrego do Moisés estão em franco desenvolvimento três lotamentos de luxo que, somados, devastaram mais de 1 milhão de m² de mata e árvores nativas, além de destruirem parte do córrego e secarem lagos.

Entre os vários proprietários destes mais de 1 milhão de m² estão os funestos ex-prefeitos André Benassi e Miguel Haddad.

Só que o desastre maior ainda está por vir.

Já está tramitando na prefeitura um processo de loteamento da fazenda Rio das Pedras, dentro do Território de Gestão da Serra do Japi, de 230 hectares, o equivalente a 2.300.000 m². Uma monstruosidade.

A localização deste empreendimento é na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, no sentido de quem vai para a cidade de Itu, do lado esquerdo, passando pelo bairro dos Cebrantes.

O proprietário deste futuro condomínio de luxo é a empresa imobiliária CAP Administração e Participações Ltda..

É preciso que o prefeito Luiz Fernando Machado e seus assessores não se esqueçam que a Lei Complementar n° 576, de 18/5/17, diz o seguinte:

Art. 1º - São vedadas, pelo prazo de 15 (quinze) anos, no Território de Gestão da Serra do Japi, expedição de diretrizes e licenças, aprovações e autorizações, relativas a:

I - Loteamentos;
II - Condomínios;
III - Indústrias;
IV - Edifícios multifamiliares;
V - Hotéis, pousadas, chalés, camping ou similares;
VI - Conjuntos habitacionais;
VII - Pesqueiros e parques privados de lazer;
VIII - Clínicas, casas de repouso ou similares.

Assim sendo, fica bem claro que se o prefeito aprovar esta verdadeira hecatombe ambiental estará desobedecendo a legislação em vigor e, portanto, cometendo um ato de improbidade administrativa.

A Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, que trata de todos os atos de improbidade administrativa, diz o seguinte:

Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da administração pública, qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
.
II - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

Desta forma, caros amigos, fica bem claro que a especulação imobiliária de Jundiaí, sob o estrondoso silêncio de nossa imprensa vendida e com o vil emudecimento de nossos vereadores, pretende continuar destruindo o meio ambiente pensando única e exclusivamente em seus bolsos.

O ex-prefeito Vasco Antônio Venchiarutti, em 1960, desapropriou um pedaço do topo da serra e advertiu aos seus sucessores de que era preciso que eles ampliassem o seu gesto para toda a Serra do Japi a fim de evitar o avanço da especulação imobiliária.

Porém, os seus sucessores, particularmente nos últimos 30 anos, são exatamente aqueles especuladores imobiliários a que ele se referiu, cuja avidez pelo dinheiro e pelo lucro está destruindo este patrimônio ambiental inestimável de Jundiaí e de toda a humanidade.

23 comentários:

Anônimo disse...

Xiiii Cesar. O bonecão tá tão preocupado.....

Anônimo disse...

Isso aqui é terra de coronel.

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL O ARQUIVAMENTO DE UMA DENUNCIA GRAVE COMO ESSA.
NO MÍNIMO DEVERIA HAVER INVESTIGAÇÃO PARA COMPROVAR O FATO E A FORMA DE LIBERAÇÃO PELOS ORGAOS AMBIENTAIS.

Anônimo disse...

atenção Ivoturucaia !

Golpe de Minha Casa Minha Vida pode iludir o cidadão.

A área pretendida pelos espertalhões está protegida pela
Lei dos Mananciais. Não pode ser loteada para a finalidade
que os espertinho querem.

Qualquer iniciativa nesse sentido o Ministério Público será
provocado com farta documentação regulatória.

Um basta aos espertalhões !

Anônimo disse...

Prezado César, boa tarde!

lamentável não é apenas o arquivamento da denúncia, mas, sim, a omissão por parte dos "políticos" que tanto "amam" nossa cidade, bem como também dos meios de comunicação (inclusive as redes de televisão) que não fizeram uma única reportagem e nem mesmo foram até o local para constatar a veracidade dos fatos.

Anônimo disse...

E o tal do comdema pelo jeito continua cheio de parasitas do plano diretor e parasitas de cargos públicos, cidadão não tem pq nao tem credibilidade alguma, aliás o gestor de relacao com o cidadão do atual governo desenvolveu seu senso de justiça social dentro do clube jundiaiense e de algum condomínio fechado!kkkkkk

Anônimo disse...

TA TUDO DOMINADO;;
TRABALHO NA PREFEITURA E CORRE NA BOCA MIUDA QUE OS PROMOTERES PEDEM INFORMAÇÃO LÁ E EXIGEM QUE SIMPLIFIQUEM O MAXIMO POSSIVEL;;;ACREDITAM? LAMENTÁVEL
O ENG DA TAL CONSTRUTORA TEM LIVRE ACESSO ATE AO GABINETE DO PREFEITO...É UM RAPAZ ALTO NA FAIXA DE
30 ANOS. QUEM VER POR LA ESSE E O CARA

Anônimo disse...

Esta semana o prefeito e seus administradores estavam comemorando a vinda de 58 milhoes do governo federal para estudos e trabalhos para nova represa. Muito bem!!!
Porque ele essa corja nao vem a público falar porque ate hoje a segunda parte da represa que imundaria a regiao do horto florestal, antiga Van Melle, estrada do Pinheiro passado sob o pontilhao da estrada de itatiba, o antigo campo do 1040, chegando ate o haras no Jundiai-Mirim. Foram gastos milhoes em desapropriacao e esta tudo abandonado. Eles nao tem coragem de vir a publico assumir que houve erro no projeto e nao podem alagar essas areas. Agora para tampar o sol com peneira inventaram uma nova represa. Alguns anos atras alegavam que tinha que ser feito um pontilhao na estrada de Itatiba, Pois bem, o DER fez a parte dele e já esta pronto há alguns anos. Pura incompetencia dos administradores que assumiram Jundiaí nos últimos anos e náo tem coragem de assumir os erros. Quando chove formam pequenas bacias de agua que com o tempo secam. O povo tem que abrir o olho com essa corja. Agora novamente milhoes em desapropriaçao, e será que vai sair alguma coisa bem feita.

cesar tayar disse...

Caro amigo anônimo das 12:24 - Você tem toda a razão. Toda esta inundação não foi feita por incompetência dos governos do PSDB.

Quando a represa foi projetada ela deveria ter a cota de 720 metros. Ao ser concluída, ela ficou com uma cota de apenas 711 metros, necessitando de obras complementares para que atingisse a cota projetada, exatamente as inundações que o amigo citou.

Apenas lembrando que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apontou na época, através de um acórdão, um superfaturamento de 320% nas obras de barragem da represa.

Além de não concluir a obra, o então prefeito Miguel Haddad gastou R$ 7 milhões na construção do Parque da Cidade, nas margens da represa. Acontece que, se a represa tiver a sua cota elevada para os 720 metros planejados, o Parque da Cidade vai ficar debaixo d'água. Isso é uma barbaridade ou não é ? Serão R$ 7 milhões jogados na lata do lixo.

Resumo da ópera: O ex-prefeito Miguel Haddad simplesmente abandonou a conclusão da obra e ficou tudo como está até hoje.

cesar tayar disse...

Em tempo: O superfaturamento de 320% nas obras de barragem, sob a responsabilidade da Construtora Camargo Corrêa, ocorreu durante os governos de André Benassi e Miguel Haddad.

Anônimo disse...

Esqueçam o MP daqui, ele faz apenas o trabalho burocrático e formal por exigência. Já o MP estadual, especialmente a equipe chefiada pelo promotor José Carlos Blat, está levantando uma agência de publicidade do Rio baseado em e-mails e documentos do MPF. Empresas de ônibus, de coleta e políticos de Jundiaí estão no rolo. Eu acho que vai ser divertido. Será uma frente oposta àquela da DERSA que já está divertida, diga-se de passagem.

Anônimo disse...

Quantas famílias comandadas por verdadeiros bandidos, a única diferença do crime que praticam em relação aos marginais é que não há agressões físicas, armas, cadáveres, pacote de notas, ... A intangibilidade do crime do colarinho branco torna-o mais grave, mata e castiga aos poucos, sem muito estardalhaço, e atinge toda a sociedade. A corrupção é o pior dos males do nosso século, colabora diretamente na ocorrência dos demais tipos de crime.

Anônimo disse...

Copa do Brasil, Paulista F.C campeão , lembram... Edu Palhares não soube explicar até hoje onde foi parar o dinheiro... Resumo : Paulista amarga a 5ª divisão , só está faltando jogar pelada... Hoje este sujeito é diretor da D.A.E.!!! Esse país tem o que merece... kkk

Anônimo disse...

Tayar, investigue a situação do quartel da guarda municipal!!! Precisa duma interdição, pois está insalubre o local, vestuário inadequado, sanitários inadequados , pó para todo lado, e, nenhum fiscal do trabalho de nenhum órgão, inclusive da prefeitura passa por lá.
O Sub Comando e Comandante estão nem aí, pois ganham salários de prefeito, o Gestor de Segurança e seus indicados a cargos de diretor dentro da guarda, só pensam em verbas de Brasília.
Enquanto isso, nós guardas que preservamos o bem estar dos munícipes, estamos a terceiro plano.
Estão reformando o vestuário à séculos,e, não terminam nunca, jogaram todos num cubículo...
Seu blog é sério, dessa forma esperamos uma investigação sua...

Viva o Bonecão que destrói a Serra do Japi e a segurança de Jundiaí...

Anônimo disse...

César, obrigado pela informaçao sobre a situaçao da Represa, Aquele Parque é um elefante branco, que usam para propaganda eleitoral, porque há outros Parques melhor que o da Parque da Cidade.

Anônimo disse...

Será que nessa nova represa nao vao construir outro elefante branco para esconder erros de projeto.kkkkk

Anônimo disse...

Após meses e meses, finalmente o uniforme escolar está sendo entregue às nossas crianças! Mas espere! Há algo errado que ninguém está contando!
Na verdade, além da reduzida quantidade de peças, alguém da prefeitura tentou contar com a sorte e enviou de 20 a 30% a menos a quantidade de kits, ou seja, muita criança NÃO vai receber uniforme!
A sorte que estão torcendo para ter é a seguinte: há evasão escolar e alunos turistas!
Mas acho que exageraram na quantidade a menos!!
A prefeitura do futuro mais uma vez dando vexame à população!

Anônimo disse...

Além deste vexame do uniforme escolar, uma outra falta de vergonha na cara. Muitas escolas da cidade não estão recebendo merenda escolar. Na hora da merenda as crianças estão comendo bolo. Esse prefeitô e a tal gestora da educação são um desastre. Caiam fora incompetentes.

Anônimo disse...

empresarios estáo reclamando do governo e querem Lula preso..Bando de sem vergonha. quando O PT estava no poder ganharam um rio de dinheiro. mas a diferença é que nao tinham escravos. e esses sindicatos peloegos do Paulinho da Farsa por exemplo usavam o bomm economico para negociar a cabeça dos coitados.
hoje recelmam empresários e sindicalista, Empresas nao tem pra quem vender e sindicalistas nao tem a quem defender.
JAMAIS IMAGINEI CANDIDATO A PRESIDENTE TENDO QUE PROMETER LIMPAR O NOME DA PESSOAS DA LISTA DO SPC/SERASA. ATÉ CONCORDO COM O CIRO GOMES QUE AO INVES DE ANISTIA AOS RICOS, FAZER COM OS POBRES, POIS VOLTA EM FORMA DE CONSUMO.

Anônimo disse...

local insalubre??? o cara que escreve isto nem sabe oque é insalubre. RECLAME NO 156. o cara que fala dos parasitas do cargo público do condema que cite nomes kkkkkkk

Gaivota Devota disse...

Meses para desassorear a represa e é só passar por lá e ver pássaros "de pésinho" no meio da mesma em bancos de areia.

Anônimo disse...

ainda não vi nada sobre o projeto das represas na serra do japi, confesso que gostaria muito de conhecer, tenho dúvidas sobre a capacidade do poder público em capitanear um projeto desta complexidade, sem riscos ambientais e sem super faturamento...

Anônimo disse...

A represa do DAE se configura como o espaço mais visível do erro da entidade pública que NÃO FISCALIZOU O CONTRATADO. Normalmente a maracutai é na profundidade da tubulação (cobra 5m e escava apenas 2,5m), coisas não aparentes, coisas do subterrâneo. Mas deixar a barragem abaixo da altura contratada é muito amadorismo, principalmente sabendo que a concessionário teria que fazer a elevação da estrada evidenciando o "erro do projeto" incicial, não cobrar a execução do que estava sendo pago. Entendo que esse crime é da esfera federal - oligopólico das construturas & partidos políticos. NÃO DEVE FICAR ASSIM, até por conta dos novos editais, desapropriações, subrepresas, ..., evidenciam em números o custo da omissão de décadas atrás. Vamos buscar essa turma, tem evidências concretas (edital, contrato, relatórios de auditoria, ...) para pegar.