terça-feira, 29 de julho de 2014

QUE DEMOCRACIA É ESSA ?

Temos acompanhado de perto a divulgação pela imprensa local dos candidatos a deputado em Jundiaí. O modelo continua o mesmo de sempre, em especial no Jornal de Jundiaí. Apenas 6 candidatos tem colocado a sua cara naquele diário. Oras bolas, nossa cidade terá 18 candidatos neste ano. Cadê os outros ? Por que não são divulgados ? Por que suas atividades não são mostradas ? Pois é. É aquela velha história: Quem paga aparece, quem não paga não existe. Pior ainda é a Rádio Difusora Jundiaiense que burlou a legislação vigente no país entrevistando o candidato Paulo Maluf e não oferecendo o mesmo espaço para os outros candidatos, atitude esta que pode resultar na cassação da concessão federal da emissora. Que saudades do Círculo Operário Jundiaiense. Que saudades do Padre Otávio de Sá Gurgel, diretor do jornal A Folha (hoje Jornal de Jundiaí) e da Rádio Difusora. Que saudades do Padre Antonio Maria Toloi Stafuzza, que lutou, em vão, com todas as suas forças para manter o jornal e a rádio como propriedade do Círculo Operário Jundiaense. Hoje só restam cinzas daqueles bons tempos onde o compromisso com a informação era mais importante do que as verbas de publicidade. Inclusive o Padre Stafuzza escreveu um livro intitulado " Primórdios da Diocese de Jundiaí " onde dedica um capítulo inteiro para contar a história do jornal e da rádio. Apenas para refrescarmos a memória, leiam abaixo um pequeno trecho de uma matéria publicada no extinto jornal Diário de Jundiaí retratando todos os acontecimentos envolvendo a origem do Jornal de Jundiaí (antiga A Folha) e da Rádio Difusora Jundiaiense:

JORNAL DIÁRIO DE JUNDIAÍ

QUARTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 1967

ANO V - N° 1278

A FOLHA foi adquirida pelo Círculo Operário Jundiaiense de Tibúrcio Estevam de Siqueira, em 1945 aproximadamente. Era jornal bi-semanário. Na época, o presidente do Círculo era o Sr. Francisco Pessolano, que entregou a responsabilidade do jornal ao padre Otávio de Sá Gurgel, fundador do COJ e elemento que arranjava o numerário para o funcionamento regular do jornal. Inclusive, conseguiu o prefixo da Rádio Difusora Jundiaiense, que nasceu no ano de 1946, precisamente no dia 24 de junho. Portanto, até essa data, o padre Gurgel lutava e conseguia dar a Jundiaí uma emissora de rádio, além de possuir o jornal " A FOLHA ".

O prédio dos dois órgãos de divulgação foi adquirido pelo Círculo Operário Jundiaiense junto ao Sr. Alex Saska Sandor, em 1947, por 240 mil cruzeiros, a prestações.

O padre Gurgel dirigiu a Rádio e "A FOLHA", realmente, de 1945 a 1947. Em fins de 1947, surge o Padre Adalberto de Paula Nunes, como diretor-responsável pelos dois órgãos, em vista da saída do padre Otávio, que foi removido para Jaguarão, no Estado do Rio Grande do Sul.

A Rádio Difusora Jundiaiense, ao ser entregue em mãos do padre Adalberto, possuía a seguinte constituição legal: Padre Gurgel-96 cotas de mil cruzeiros; João Moreno(presidente do COJ)-1 cota; Vital Gurgel Guedes(gerente de "A FOLHA")-1 cota; Mário Piola (tesoureiro do COJ)-1 cota; José Alves de Oliveira (técnico de rádio)-1 cota. Quando o padre Otávio Gurgel se retirou, o padre Adalberto foi procurá-lo em Jaguarão para que lhe fossem transmitidas as 96 cotas.

Houve relutância do padre Otávio, mas o padre Adalberto conseguiu uma ordem expressa do Cardeal Mota para que estas cotas fossem transferidas para um bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. O padre Adalberto,então, deu o nome de D. Antonio Rolim Loureiro, recusado pelo padre Otávio, que só aquiesceu transferir estas cotas para D. Antonio Maria Alves de Siqueira.

A história prossegue: Dom Antonio ordenou serem as cotas restantes negociadas com os cotistas remanescentes do COJ, que deviam usar direito de prioridade na compra. Sendo o preço da cota muito alto e contrariando frontalmente a lei e os regulamentos do Código de Telecomunicações, os cotistas José Alves de Oliveira e Mário Piola não quiseram adquiri-las por conhecerem perfeitamente as disposições legais que proíbem terminantemente transações sem anuência daquele órgão federal, antigo Conselho de Técnica de Rádio, hoje CONTEL.

Carlos Hermany adquiriu, então, as cotas de João Moreno e Vital Gurgel Guedes, uma de cada um e mais 43 de Dom Antonio Siqueira, gratuitamente. Também o padre Adalberto foi premiado com cotas da Rádio Difusora, em número de 53, permanecendo ainda os Srs. Mário Piola e José Alves de Oliveira, com 1 cota cada um, totalizando assim 100 cotas.

Forma-se então a Sociedade: padre Adalberto, com 53 cotas; Carlos Hermany, com 45 cotas; Mário Piola e José Alves de Oliveira, 1 cada. Assim o CONTEL registrou a Rádio Difusora Jundiaiense.

37 comentários:

Anônimo disse...


Isso tudo, sem contar que no passado, o Dr. Mario de Miranda Chaves, na época, vice prefeito, assumindo o posto do Dr. Omair Zomignhani, descobriu juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Sr. Pedro Ribeiro, falcatrua de jornais (Folha, Jundiaiense e Diário), sobre concorrência (CARTEL) ref. a publicações Oficiais da Câmara e Prefeitura

Anônimo disse...


Eu me lembro, na época um antigo jornalista, Sr. Canessa, me disse que a Prefeitura e Câmara teria declarado os jornais, "persona non grata" ao Município, fato que proporcionou uma Edição Especial de um jornal, patrocinado pelo Erário Público, informando a população.

Anônimo disse...


Como católico praticante, tive a maior decepção, quando a rádio (que era de origem católica), foi arrendada pela Universal do Sr. Edir Macêdo.

Anônimo disse...

Sr Beduino, meu avô, morador na Vila Arens, foi sócio do Círculo Operário Jundiaiense nos anos 50/ 60. Ele dizia que além da rádio e do jornal, a entidade possuia 23 postos (tipo farmácias). A séde principal era justamente próxima ao rio Guapeva, junto a ponte que liga Rua Vigário João José Rodrigues com a Vila Arens, uma outra senão me engano, ele dizia que era no Largo do Palma.

Anônimo disse...

Novidade, e os 6 eu posso jurar que nao e com economias proprias. Mas sr. Beduino, vamos de casa em casa, mostrando seu trabalho solitario por jundiai, e nao custa nada mostrar algumas mazelas dos adversarios

Anônimo disse...

Não tenha dúvida Sr. Tayar!
Em minha casa somos em quatro!
Pode contar com nossos votos!

Anônimo disse...



Para o comentário de 29 de julho de 2014 12:14

O pior é que o nosso bispo, que parece não saber de nada da história, aqui narrada, ainda escreve matéria no jornal que substituiu a Folha!

Anônimo disse...

SR MEIO PREFEITO,POR FAVOR NAO SAIA DO GOVERNO ANTES DO FIM DO MANDATO POIS SE SAIR ,OS QUE FICAREM VAO QUERER MOSTRAR SERVIÇO E VAO DIZER QUE VOCE ERA O CULPADO DESTA CIDADE NAO IR PARA FRENTE,E VOÇE FICANDO VAI LEVAR TODOS JUNTOS PARA A CUCUIA NO FIM DE GOVERNO QUE SERA SO DE 4 ANOS ,BEM QUE PODERIA SER MAIS RAPIDO SUA SAIDA, MAS EM SE TRATRANDO DE COISAS ERRADAS VAMOS TER QUE AGUARDAR ESTE PRESENTE QUE VOCES NOS DARAO INDO PARA BEM LONGE DE JUNDIAI E JA IRAO TARDE, E BEM TARDE MESMO, QUE VERGONHA QUE TEMOS DE SER JUNDIAIENSES

Anônimo disse...

OS NOBRES CANDIDATOS À RELEIÇÃO PRECISAM PARAR DE JOGAR NAS CASAS DAS PESSOAS PAPEIS DE PROPAGANDA ONDE INVENTAM UM MONTE DE COISAS QUE NÃO FIZERAM - SE QUEREM JOGAR LIXO JOGUEM NO WC DE VOSSAS CASAS.

Anônimo disse...


Sr Tayar

Apesar de não ter nada a ver com o
tExto vou contar uma CURIOSIDADE de
nossa cidade JUNDIAIENSES SABEM QUEM FEZ O CALÇAMENTO (NA ÉPOCA PARALEPIPEDOS) NA RUA EMILE PILON NA VILA ARENS AQUELA RUA PARALELA
A IGREJA DA VILA ARENS FORAM

O S P R E S O S

Anônimo disse...

Precisamos focar de olhos abertos tem secretários e diretores indo em reuniões politicas com carro do município!!!! Estamos de olho!!!!

Anônimo disse...

Tayar temos 6 pessoas na família, esses votos são seus

Acredite...pense firme... Jundiaí precisa de pessoas como você Tayar!

Abaixo esses fariseus !!!

Anônimo disse...

CONPLETANDO A INFORMAÇÃO DO ANÔNIMO (11:12) NÃO É SÓ NAS REUNIÕES POLÍTICAS QUE ELES ESTÃO INDO EM HORÁRIOS DE TRABALHO, MAS TAMBÉM NA FEIRA DA PONTE SÃO JOÃO.

Anônimo disse...


Para o Post de 29 de julho de 2014 12:30

Seu relato é verdadeiro, tomei vária injeções contra a gripe na Farmacia do Circolo, na esquina do Largo do Palma, onde hoje tem um bar.

Outra: o chefe da farmácia era um senhor que se chamava Orlando, que ficou apelidado de "Orlando da Famácia".

Que bom Sr. Tayar, reviver velhos tempos de Jundiaí em sua página! Parabéns!

Anônimo disse...

Eles podem aparecer nesse jornaleco todo o dia...não vai adiantar...o povo já tá de saco cheio desses mesmos nomes.

Anônimo disse...

Essa corja que aí está na PMJ trocou até a cor do cordão do crachá dos funcionários. Passou da cor verde para a cor vermelha, assim como diversos outros locais públicos. Podem colocar o vermelho, esse banana não se reelege nem a pau.

Anônimo disse...


Será que a GM não irá entregar santinhos eleitorais como na vez anterior.

Lastimo que funcionários Ccs já estejam se mostrando cabos eleitorais em horário de trabalho.

Uma sugestão Sr. Beduíno: peça em sua página, para que seus leitores e funcionários de carreira da PM, denuncie e tire fotos, através de celular.

Anônimo disse...


Beduíno minha mulher teve uma ideia agora no almoço. Quando você tiver material de campanha, avise-nos em sua página o local para irmos pegar.

Anônimo disse...

Que tanto esse tal maltoni diretor fica organizando reuniões com secretários na CDL?estão tentando levantar verbas dos comerciantes?e votos dos comerciários o povo não cai maia nessa!!!!!

Anônimo disse...

Tayar peça através do PCB um relatório completo sobre a fundação casa da cultura ,pra população saber onde e como o dinheiro dessa fundação está sendo gasto ,todos irão se surpreender ,garanto .

Anônimo disse...

para quem dizia que iria acabar com funcionário fantasma na prefeitura. Escuta essa um passarinho verde me disse que ainda tem um fantasma do PSDB trabalhando,,,,, ou seja lotado no centro de serviço indicação do tico vulgo Samuel que só aparece uma vez por semana e olha lá.
Que administração mesquinha mesmo viu.

Anônimo disse...

ATENÇÃO ELEITORES TEM DUPLA DE CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL, QUE SE ELEITOS FOREM, DEIXARÃO COM CERTEZA SEUS ELEITORES MAIS UMA VEZ, "FRUSTADOS" POIS, APÓS DOIS ANOS DE MANDATOS, TENTARÃO COM CERTEZA NOVAMENTE,FORMAREM UMA FAMOSA DUPLA PARA PREFEITO E VICE PREFEITO DE JUNDIAÍ.
" QUEM VIVER, VERÁ "!

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO (15:32)SE ESSE TAL DE MALTONI TIVESE O QUE FAZER E CUMPRICE SUAS OITO HORAS DIÁRIAS DE TRABALHO NA PREFEITURA, NÃO TERIA COM CERTEZA, TEMPO PARA SER PRESIDÊNTE DA CDL, TOCAR SEUS NEGÓCIOS PARTICULARES (LOJAS DE INFORMÁTICA)E OUTRAS COSITAS MAIS..... I

Anônimo disse...

E A FARMACIA "SEM REMÉDIOS" SERÁ MESMO INAUGURADA NA RUA: MARECHAL DEODORO DA FONSECA.

Anônimo disse...

O Sr. Irineu Romanato, é mesmo um "CABRA MACHO" apesar de ter um filho mamando nos cofres da prefeitura de "JUNDIAÍ" com um cargo de diretor de P. nenhuma, continua detonando a Secretaría de Saúde de "JUNDIAÍ" denunciando o presidente da Câmara dos Vereadores de "CABREÚVA" que consegue conciliar seu tempo sendo também Diretor no HSVP aqui em "JUNDIAÍ".

Anônimo disse...

Esse Pcdob-pt-psdb do prefeito anda mssmo atrazado, trocou a cor da fita ďo cracha de verde para vermelho. Logo agora que o Pt esta chegado ao amarelo. Ahahahh

Anônimo disse...

O tal Samuel ainda tira sarro e diz que está lá na cota do tico...E que em governo fraco todo mundo manda...

Anônimo disse...

FANTASMA TRABALHANDO NÃO SENHOR.
TÃO É COÇANDO O SACO COM O DINHEIRO DO POVO

Anônimo disse...

AFINAL QUEM TÁ GOVERNANDO JUNDIAÍ????????????????
PARECE QUE A CIDADE ESTÁ DORMINDO EM BERÇO EXPLENDIDO.

Anônimo disse...

Como é que pode esse tico ser vereador. Não me conformo.

Anônimo disse...

Tayar,

O sistema de GPS dos onibus de jundiai está fora do ar a meses.

Anônimo disse...

Tayar,
Quantos votos voce precisa para ser eleito em funçao da sua legenda partidária?
O Seu partido PCB está lhe ajudando financeiramente, pois a companha deve ser muito cara?
Qual a sua intenção ser for eleito?
Se eleito, voce se compromete em não aceitar um cargo na adminstração federal, estadual ou municipal?
Voce nunca mais mudará da partido?

cesar tayar disse...

Ao amigo anônimo das 10:30 - Segue a resposta a suas perguntas:

1) Não dá para saber agora qual a necessidade de votos. Vai depender da votação total do PCB em todo o estado de SP e se vai atingir o coeficiente eleitoral para obter cadeiras na Câmara dos Deputados.

2)O PCB apesar de toda a sua história é um partido pequeno e não tem condições financeiras de ajudar os seus candidatos.

3)Sobre as minhas propostas elas constarão de um site de campanha que será colocado no ar na semana que vem.

4)Sobre cargos na administração pública, não faço política defendendo cargos e sim princípios. Portanto, sendo eleito ou não, não quero cargo em lugar nenhum.

5)O único partido que é coerente e hoje merece credibilidade é o PCB pois todos os outros, sem exceção, são partidos de negócios e negociatas. Não pretendo sair mais deste partido.

Anônimo disse...

É tão difícil ver pessoas de palavra e com caráter hoje em dia, que toda vez que entro neste blog volto a sentir um fio de esperança no ser humano. Não digo isso achando que sou superior porque admito: cometo erros tremendos! Mas gente como você, Tayar, que escreve o que pensa e luta por uma sociedade melhor é gente que inspira, serve de exemplo, incentiva e renova as energias. Os colegas que se manifestam aqui também mostram consciência política e estamos todos de parabéns.

Anônimo disse...

Tayar,
Para não me decepcionar com voce como acontenceu no seu apoio na ultima eleição do Bigardi, vou aguardar a conferir no futuro as suas palavras.

Anônimo disse...

O LFM TÁ FUDIDO COM O MARKETEIRO DELE.

COMO DIZ QUE O LFM SERÁ NOSSA VOZ EM SP SE EM BRASÍLIA ELE FICOU MUDO?

NUNCA O VIMOS FAZER UM DISCURSO NA TRIBUNA.

E ALÉM DO MAIS VIROU CHACOTA DO CQC.

SE O PROJETO DO PRÓPRIO DEPUTADO SOBRE PROMESSAS ELEITORAIS ESTIVESSE EM VIGOR O PRÓPRIO DEPUTADO SERIA PUNIDO, QUANTA DEMAGOGIA.

Anônimo disse...

quando LFM foi eleito em 2010 trabalhou na prefeitura até dia 30 de janeiro, mas no dia 2,ou 3, do mesmo mês já tinha sido nomeado como deputado vê se pode, já tinha virado celebridade no CQC trabalhou a campanha inteira recebendo da prefeitura recebeu dois salario em janeiro de 2010 que beleza só aqui mesmo.