domingo, 15 de setembro de 2013

ESCÂNDALO NA MERENDA DE JUNDIAÍ ! ! !

Mais uma vez a merenda escolar da prefeitura de Jundiaí está na berlinda tendo agora como destino as barras dos tribunais. No decorrer da semana que passou informações chegaram a este blog dizendo a respeito de uma concorrência para fornecimento de merenda escolar para a prefeitura de Jundiaí. Estas informações diziam que a concorrência em questão, a ser realizada no dia 13/09 (6ª feira) às 9 horas, estava direcionada a um grupo de empresas que formavam um verdadeiro cartel com o objetivo de ganhar o direito de vender alimentos para as crianças da rede pública de ensino. Trata-se do Pregão Eletrônico nº 337/13, Processo nº 20.638-4/13 cujo edital data de 29/08/13. Os 56 itens constantes do edital foram divididos em 8 lotes. Quantidades enormes constam do documento, chegando ao valor máximo mensal, por exemplo, de 6.000 kg de patinho moído, 6.000 kg de patinho em cubos, 4.000 kg de filé mignon suíno, 7.000 kg de filé de salmão, 7.000 kg de cação em cubos, etc... Muito bem. Todas estas e outras questões foram denunciadas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que, no dia 12/09 - véspera da concorrência, determinou a imediata paralização do certame. Leiam abaixo alguns trechos da ruidosa e reveladora decisão do TCE:

"...Assevera que as empresas se tornaram reféns da Municipalidade, na medida em que o pedido de fornecimento, que é de três dias, pode ser mudado a qualquer momento. Menciona que as especificações técnicas do Anexo I são restritivas, o que afronta o inciso XXI, do artigo 37, da Constituição Federal, e à Lei nº 8.666/93, direcionando os produtos para determinados fabricantes (JBS S.A., Minerva Dawn Farms S.A., Fenix Indústria e Comércio de Alimentos, BRF S.A., Iotti Grife da Carne Ltda. e Cecapa Distribuidora de Alimentos Ltda. – EPP, em marcas dos mesmos fabricantes). Declina outras empresas JV Alimentos Ltda., Conser Com. de Alimentos e Serviços Ltda., Socon, Cathita, Pontual, AIM Comércio e Representações Ltda. Afirma que esta reunião de empresas é um verdadeiro Cartel..."

"...A concessão da medida liminar de paralisação do certame é ato que se impõe neste momento para afastar possíveis impropriedades trazidas pelo representante, mormente diante do exame sumaríssimo do processamento do Exame Prévio de Edital..."

"...A informação apostilada pelo representante quanto à minuciosidade da especificação técnica dos produtos, que chama a atenção no que toca aos percentuais e gramaturas exatas, sem quaisquer margens de desvio tanto para cima, quanto para baixo, está a fornecer indícios suficientes de possível confronto com o preceito do inciso XXI, do artigo 37, da Carta da República, e do inciso I, §1º, do artigo 30, da Lei nº 8.666/93, na medida em que pode indicar preferência por alguma marca. Tal questão mostra-se suficiente, a meu ver, para uma intervenção desta Corte, com o intento de obstaculizar o prosseguimento da licitação, para análise em sede de exame prévio de edital, por estar caracterizado indício de ameaça ao interesse público..."

"...Ante o exposto, e tendo em conta que a sessão de entrega dos envelopes está marcada para o dia 13/09/2013, com fundamento no artigo 221, parágrafo único, do Regimento Interno deste Tribunal, DETERMINO A IMEDIATA PARALISAÇÃO DO CERTAME, até a ulterior deliberação por esta Corte, devendo a Comissão de Licitação abster-se da realização ou prosseguimento de qualquer ato a ele relacionado..."

G.C., em 12 de setembro de 2013.
Dimas Eduardo Ramalho
Conselheiro


Para lerem a decisão do TCE, na íntegra, é só acessar o link abaixo:

http://www2.tce.sp.gov.br/arqs_juri/pdf/245991.pdf

Apenas para relembrarmos os enormes descalabros com a merenda escolar, assistam novamente ao vídeo abaixo que mostra um triste retrato sobre a alimentação de nossas crianças por este país afora.

44 comentários:

Anônimo disse...


Pra começo de conversa aquele depósito da merenda é uma palhaçada e está mal administrado, mal assessorado.
Os caminhões de entrega das merendas são velhos e nem pra sucata serve, a logística é uma baderna, uma hora está no Varjão entregando em outra retornam pra retirar merenda que está sobrando ou estragando. Pergunte pra quem trabalha lá pra ver como é.
O diretor (filho do Irineu) não está nem aí pras queixas dos funcionários, já gritou pros 4 ventos que o povo só reclama.
Tem um cabidão lá da gestão TUCANA, o Airton que manda e desmanda, emite notas e ao mesmo tempo que manda entregar em uma escola dá a mesma ordem pra ir em outra retirar, ou seja cadê o controle disso?
Outro dia o motorista do Bigotti foi roubado quando fazia uma entrega de carnes, e aí?
Essa é a administração dos PTralhas!

Anônimo disse...

César. Você está de parabéns. Ao denuncia esse escândalo da licitação das merendas, acabou denunciar outro: o do silêncio dos jornais locais sobre o escândalo da licitação das merendas.
É o fim do mundo. Com jornalistas saindo pelo ladrão, com colunistas(um deles, ao que parece, fã de Garrastazu Médici) espalhados por todos os cantos da cidade e edições diárias, nenhum deles teve a coragem e competência para farejar essa notícia? E olhe que o despacho é de 12 de setembro!

Anônimo disse...

O OGRO DE SUSPENSÓRIO ESTÁ FAMINTO, VORAZ E É PERIGOSO...ESTAMOS DE OLHO

Anônimo disse...

Dizem as boas línguas, que dessa forma, os produtos separados por lotes de distribuição, não daria para os mesmos atuais fornecedores (da época dos tucanos) ganharem a concorrência. Denúncia partiu da turma que ia ficar sem chances. Briga de cachorro grande.

Anônimo disse...

EU QUERO A MINHA ASA DE FRANGO!

Anônimo disse...

Queria que a D margareti explicasse porque tanto gasto com. Essa feira da amizade como e o caso do se buzanneli, fazer festa com o dinheiro dos outros e facil e diga se de passagem nosso dinheiro,fazer arrecadacoes para a senhora sair nos jornais e lindo, ja que quer fazer filantropia porque nao doa o salario do sr seu marido para os pobres.

Anônimo disse...

COM A PALAVRA OS SECRETÁRIOS:

DURVAL ORLATO e DENIS CRUPE

NEM FALO NO PEDRO BANANA, POIS, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, É UM BANANA.

Anônimo disse...

BORIS DISSE:

ISSO É UMA VERGONHA....

Anônimo disse...

A agência de publicidade que "ganhou" a conta do tal Festival Gastronômico é a mesma que cuida dos restaurantes da família Brunholi. Ah, o secretário que organiza o festival é Brunholi. Coincidência, né? Ou coisa de amigo?

Anônimo disse...

Com a palavra o "bom moço" Pedro Bigardi....kkk, o cara anda com segurança senão matam ele, os cara do PT já matou o Celso Daniel...

Anônimo disse...

EI PESSOAL NA GESTÃO PASSADA FORAM AS MESMAS DENUNCIAS E NADA ACONTECEU.
E AGORA VÃO CONTINUAR AS DENUNCIAS SEM NADA SER FEITO?????

A OUTRA GESTÃO FICOU 20 ANO E NESTA NEM COMEÇOU.

KALANGO DOIDO disse...

Que coisa, o sabonete Lux, aquele do blog que diz que é em cima, mas pelo jeito ele fica mesmo por baixo, não faz nenhuma matéria sobre essa denuncia de cartel!
Será que é porque ele é do PT? Será que é porque a esposa dele é CC na secretária de planejamento do governo onde ocorre tal cartel? Será que é porque ele ganhou um empreguinho fazendo o jornal Mete Bronca que era sindical?
Então senhor Lux, acredito que se isso tivesse acontecido em qualquer outro governo que o senhor não apoiasse, com certeza estaria desde a sexta feira postando sem parar em tudo que é canto!
Então é assim, se a merda é no seu governo, você fecha os olhos, se é no dos outros você joga no ventilador!
Sendo assim, qual é a sua moral para criticar esse blogueiro? Ou para apontar o dedo para quem quer que seja? Para se atacar alguém você tem de ser muito, mais muito melhor que as pessoas que atacar!

JOSE CARLOS RODRIGUES disse...

Vejamos César o que podemos e devemos pensar:

- Tal fato ocorreu na secretária da Educação, onde o secretário já disse que deve deixar o cargo para ser candidato a deputado, mesmo sabendo que não ganha nem para síndico!

- O responsável pelas compras é o filho daquele senhor que vive a brigar pelos atendimentos médicos, que é dono também de um bufeet!

- O ganhador teria seu contrato firmado e assinado pelo secretário de administração!

Interessante esse caminho!

Mas isso me faz colocar novamente a tona dois fatos que ocorreram no início do ano e de alimentos:

1 - O caso das coxinhas de frango, que até hoje ninguém conseguiu engolir o preço de R$ 21,90 o kilo...

2 - O caso do café da manhã milionário de R$ 500.000,00 que é servido por uma empresa de Santa Barbará do Oeste a 170 km de Jundiaí, e que teve na concorrência até empresa do Rio Grande do Sul, a 1.500 km querendo servir...

Acredito que tem de darem muita explicações, afinal não era esse governo que entrou dizendo que seria o avesso do PSDB? Que seria exemplo de administração?

Se começaram assim, imagine quando estiverem próximos da tentativa de reeleição....


Anônimo disse...

Durval Orlato foi um pífio deputado federal, um vereador medíocre e limitado, um doce pra quem acertar o secretario de educação que ele será.

Hermélio Moraes disse...

Poucos são os Homens de bem nesta Terra. Mas, fiquei chocando ao me deparar com esta situação de pura safadeza impunemente acobertada pelas emissoras voltadas a "distrair" a nação perante tal aberração penal coletiva. Máfia, bando, quadrilha, ladrões... todos atendem pela douta causa própria em detrimento, agora denunciada, de nossa nova geração. Estragando de vez nossas esperanças no amanhã. Não bastavam estragar a nossa. Obrigado pela informação. No demais.... somos vítimas,
parceiro.

Anônimo disse...

Asssitindo o canal 25 ,que nojo ver o tal reporter Val, puxando saco do secretario de esportes, e. O pior ainda dizendo que a equipe Bigardi e formada por tecnicos kkkkk,citou o nome do bailarino e da diretora que nao aparece Carla pagani,so faltou falar do contador de causos, aquele que la pelas duas da tarde coloca a ochila nas costa e sai de fininho.

REVOLTADO disse...

Durval Orlato nunca fez nada por Jundiaí quando deputado, tanto que ficou de fora por quatro anos e em 2008 se elegeu batendo na trave!

Ai o Pedro Banana teve a feliz idéia de ressuscitar o morto, que nem mais pra sindico ele ganharia!

Alias essa turminha do PT de Jundiaí é tudo um ZERO A ESQUERDA, naõ sabem nem fazer o O na areia!

REVOLTADO disse...

Será que a secretária social poderia vir a público hoje e contar quem era o Pedro Banana Bigardi? Já que ao final da eleição de 2004, ela disse para algumas pessoas que um dia diria quem ele era!

Mas você não recusou sua secretaria!

Anônimo disse...

BOKALOCA diz:

Fica mais fácil alimentar as crianças
com merenda fornecida pelo Almanara;
Jardineira; Fogo de Chão, etc.
Já que é para pagar caro..... pau na
máquina pública !

Tchau !

Anônimo disse...

E a moribunda imprensa de Jundiaí não vai falar nada sobre esse cartel da merenda ? Será que o Duda Mendonça continua pela cidade ?

Anônimo disse...

Duda Mendonça? A grana dada para o Duda Mendonça é dinheiro de pinga perto do que vem de gastança em publicidade aí. E o Duda Mendonça não volta tão cedo. Quem tem a chave do cofre hoje não divide com marketeiro de fora. A gente ouve cada coisa aqui no sétimo andar. Ah se tivesse um microfone naquela salinha.

Anônimo disse...

César:
Retiraram as frutas da merenda, que pertencia ao cartel do manco, e agora só alimentam as crianças com água e bolacha.
E quem é mesmo que come salmão na merenda?

Dedo Duro do PCdoB

Anônimo disse...


Tayar:

PERGUNTAR NAO OFENDE; QUAL A SEGURANÇA QUE TEREI PARA TRABALHAR NA FEIRA DA AMIZADE COMO VOU SABER QUANTO FOI ARRECADADO COMO VAI SER DISTRIBUIDO OS VALORES ARRECADADOS


ONDE GUARDO MEU CARRO ENQUANTO
ESTIVER TRABALHANDO?

SE HOUVER ARRASTAO QUEM SERARESPO
SAVEL PELA MINHA SEGURANÇA;

TEM CERTESA QUE VOU TRABALHAR
PARA AS ENTIDADES OU SEREI
BONECO PARA PROMOVER DETERMINADAS
PESSOAS QUE SO VISAM VANTAGENS
PARA SI OU PSRA SEU GRUPO?



Anônimo disse...

E AQUELE SENHOR QUE DESSE O CACETE COM RAZÃO NA SECRETARÍA DA SAÚDE E É PAI DO MERENDEIRO NÃO IRÁ SE PRONUNCIAR NA TRIBUNA LIVRE DA CAMARA SOBRE ESTE ASSUNTO DO ESCANDALO DA MERENDA ?

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO.....OS MOTORISTAS DA PREFEITURA, CONTINUAM INDO ALMOÇAR TDS OS DIAS COM AS VIATURAS! SÓ ELES TÊM ESSE DIREITO?? E OS OUTROS FUNCIONÁRIOS? OU COMEM MARMITA TRAZIDAS DE CASA OU COMEM A GOROROBA CARA DA LANCHONETE DO PAÇO!! I N J U S T I Ç A !!!!

Anônimo disse...

Incrível. Na imprensa de Jundiaí nem uma vírgula sobre o assunto. Cara, formação de cartel é crime e os jornais, rádios e TVs de Jundiaí estão mudos. Caladinhos da silva. Que m..... tudo isso.

Anônimo disse...

Se a coxinha da asa foi R$ 21,90, qual o valor do Salmão ?

Salmão na merenda ?

Quem foi essa nutricionista que recomendou salmão pra criançada ? Peixe é importante mas refições, mas salmão ?

Ai vai grelhado na manteiga com alcaparra, batata soté e arroz a grega.

Agora o OGRO EXPLODE...

Anônimo disse...

Quando irao tapar os buracos da rua messina?

Anônimo disse...

Ao amigo das 1107h vc deveria se preocupar com diretores e secretarios que andam pra cima e pra baixo fazendo coisas particulares,usando carro publico e nao com motoristas que nunca tem hora certa pra almocar, por conta desses folgados que saem para "servico "e esquecem da vida e da hora de almoco dos funcionarios.

Anônimo disse...

Ao amigo das 1107h para de ser covade e atacar a classe de motorista, se tiver peito coloque seu nome aqui e denuncie secretarios diretores e toda curriola de ccs,mas vc nao tem coragem de denuncialos,ou tem?

Anônimo disse...

REFEIÇÃO FORNECIDA PELO RESTAURANTE FASANO SAIRIA MAIS BARATO.

Anônimo disse...

ESSE SALMÃO DEVE FICAR NA CASA DE ALGUÉM PELO CAMINHO, POIS TAL INGREDIENTE NÃO CHEGA ÀS MESAS DAS NOSSAS POBRES CRIANÇAS.

Anônimo disse...

Verificando postagens desse blog anteriores à eleição de 2012, podemos verificar participação assídua desse senhor de suspensórios.

Quanto mais agora ele deveria vir aqui dar satisfações, já que somos nós que pagamos seu GORDO salário.

Anônimo disse...

Alguém tem ideia do que é 7 toneladas de filé de salmão? Dá para encher duas caçambas e meia dessas que ficam pelas ruas nas construções. Desde quando escolas oferecem salmão aos alunos?

REVOLTADO disse...

CHUPA PEDRO BANANA BIGARDI!

CHUPA CAMBADA DE ZÉ ARRUELA, QUE TRAIRAM OS AMIGOS PARA LEVAREM OS INIMIGOS PRA DENTRO DA PREFEITURA!

SÃO TODOS UMA CAMBADA DE TROUXA MESMO!

VEJAM SÓ, A SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO DO PPL, PARTIDO DO TAL DO PROCON, QUE SEMPRE DEFENDEU O PSDB E QUE FEZ ATÉ REUNIÃO EM UMA CHÁCARA ONDE ANUNCIOU QUE SEU PARTIDO TINHA FECHADO O APOIO AO BONEÇÃO DE OLINDA LUIZ FERNANDO MACHADO, MAS COMO PASSOU A EXIGIR DEMAIS E O MIGUEL NÃO QUIS DAR O QUE ELE QUERIA, E APÓS FOI DAR APOIO AO PEDRO, QUE ELE NUNCA GOSTOU, PASSOU A FAZER ATAQUES NAS REDES SOCIAIS A PEDRO BIGARDI, AO PCDOB E PT E A DEFENDER O E ELOGIAR O PSDB!
QUE MERDA NÉ PEDRO BANANA! O PPL NÃO É SUA BASE DE APOIO?
ESTAMOS TODOS AQUI RINDO DA SUA INCAPACIDADE E IMATURIDADE!

LENI disse...

LICITAÇAO COM CARTAS MARCADAS; MAS A MERENDA QUE VAI SER SERVIDA AS CRIANÇAS SERA OUTRA; PORQUE O NOSSO VOTO TAMBEM NAO SERA OUTRO NA PROXIMA ELEIÇAO ;PENSE NO QUE ESTA SE PASSANDO E VOTE CERTO NA PROXIMA VEZ ;ERRAR DUAS VEZES E BURRICE

Anônimo disse...

O que será que o Picocô tem a falar sobre isso?

Anônimo disse...

A Prefeitura vende o pescado, para a população, a preços acessíveis, nas barracas da "Pesca Economica" mas para a merenda escolar compra por preços exorbitantes??? Por que nao compram o pescado, para a merenda, desse mesmo fornecedor, a preços módicos????

Anônimo disse...

Olha, eu não tenho nada contra os motoristas da Prefeitura, mas eu acho que a amiga das 1107h tem certa razão sim. Eu e minha filha trabalhamos no paço municipal e moramos no fazenda grande. Não dá pra ir até em casa em uma hora de almoço. Ai só resta almoçarmos na lanchonete do paço, que eu e ela gastamos uns 30 reais por dia! Eu tenho um amigo motorista que vai todos os dias almoçar de carro! Eu também gostaria de ter essa oportunidade :(

Anônimo disse...

Olha, falarem que serve salmão para as crianças é uma pecado mortal. Esse salmão deve estar indo para outras mesas.

Anônimo disse...

caro amigo acho q você nem sabe tudo.no deposito da merenda dos seis caminhões q tem para fazer as entregas da merenda três estão quebrados sem previsão de arrumar muitas vezes no dia dos tres caminhões q tem vão os ter na mesma escola no mesmo dia temos um diretor q nem bom dia pros funcionários fala e trata com muita arrogância.no deposito ñ temos chefe com voz ativa para ajudar os funcionários e nossa abonada q temos direito temos q implorar e ate mesmo brigar para conseguirmos nossos direitos e sem contar que em muitas escolas somos barrados com as entregas e temos q deixar o caminhão na rua e fazer muitas voltas para entregar as merendas ate somos humilhados pela direção das escolas.em algumas escolas temos q subir escadas com degraus pois ñ tem rampa de acesso em fim tudo esta ruim .caminhões sucateados sem freio ,sem olio sem embreagem ,sem chefe ,ou seja esta tudo pior q antes isso o povo eleitor deve saber. foi apenas um desabafo de quem esta cancado de tanta irresponsabilidade de quem deveria tratar o povo e os funcionários com um pouco mais de seriedade sem mais o meu muito obrigado

Anônimo disse...

o pessoal entendeu errado. AS CRIANÇAS NÃO COMEM SALMÃO E SIM NA MÃO - eta gente maldosa

Anônimo disse...

JUNDIAI deveria aproveitar seus super funcionarios da secretaria de financas, EXPERTS em licitacao, e talvez por isso aproveitados na atual gestao, e formar profissionais para o Brasil, tao carente de conhecedores da lei 8666, quase o número da besta. No que pese a larga experiência adquirida na gestao do PSDB, destas sumidades, outros mecanismos foram desenvolvidos e copiados com sucesso. É! para os administradores de plantao, a disseminação do conhecimento é uma das máximas da administracao moderna. Pena que o MP de Sao Paulo, é bom frisar, e o tribunal de contas as vezes atrapalham. Se NAO ajudam, pelo menos NAO atrapalhem.

Anônimo disse...


http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/19/tce-suspende-licitacao-de-salmao-para-merenda-escolar-em-jundiai-sp.htm