segunda-feira, 27 de junho de 2011

A MATEMÁTICA DA FORTUNA ! ! ! ( III )

A CIGARRA E A FORMIGA

O MP (Ministério Público) decidiu nesta semana instaurar inquérito para investigar o contrato entre a Prefeitura de Americana e a Construtora Saúvas Empreendimentos e Construções. O promotor de Justiça dos Direitos Humanos e do Patrimônio Público e Social de Americana, Sérgio Claro Buonamici, quer saber se houve irregularidades no processo de contratação e prática de improbidade administrativa.

A investigação teve como base uma representação feita pela bancada petista na Câmara de Vereadores, por sinal, a parcela do Poder Legislativo que se mantém independente e que não se curva às vontades do Executivo sem ao menos questionar sua viabilidade, legalidade ou moralidade. Em resumo, que faz o que se espera daqueles que foram eleitos para fiscalizar - e não para agradar - ao prefeito.

Mas voltemos à relação Prefeitura-Saúvas, ponto central da investigação do MP. A denúncia da bancada de oposição na Câmara Municipal é de uma série de irregularidades na contratação da empresa que, a princípio, deveria apenas reformar as 52 escolas municipais. Todas, contudo, ainda dependem de apuração aprofundada para se dizer se são verídicas ou não.

O certo é que as dúvidas que suscitam deste relacionamento entre Administração Municipal e a empresa privada começam justamente da contratação da mesma, feita via modalidade pregão. Procedimento este que é vedado em casos de serviços de engenharia.

Isso, por si só, já daria margem a uma análise mais criteriosa do tal contrato em questão. Mas o caso não para por aí. Extremamente satisfeita com o trabalho da Saúvas, pelo que aparenta ser, a Prefeitura passou a usar a mesma licitação para a realização de obras por toda a cidade.

Vê-se a empresa trabalhando em canteiros de avenidas, praças e, é claro, na interminável reforma dos velórios municipais - que pela demora devem, quando reinaugurados, estar assemelhados a suntuosos palácios.

A exemplo do inseto do qual empresta o nome e que pode ser encontrado facilmente onde haja um pouco de doce, por toda Americana, onde há obras, é comum estar também a Saúvas.

Numa versão adaptada da famosa fábula recontada por La Fontaine, pode-se imaginar em Americana "a cigarra e a formiga", mas associadas. A formiga, é claro, está mais do que descrita. Quanto à cigarra... Bom, a cigarra gosta mesmo é de alardear com gritos extridentes sua presença onde quer que esteja.

E quando não dá para fazer isso com a própria garganta, a cigarra-executivo o faz em forma de caros anúncios pagos com dinheiro do contribuinte, goste ele ou não de fábulas ou da maneira como a cidade é administrada. Para quem não sabe, a cigarra de La Fontaine, no fim da fábula, e depois de muito cantarolar sem dar bola a quem a advertia, dançou.

FONTE: http://www.liberal.com.br/site/cadernos/contexto_ver.asp?c=03D1CEEA287

5 comentários:

Anônimo disse...

Que inveja da oposição de Americana.

Anônimo disse...

eu já avisei! a oposição de Jundiaí tem interesses...

zézinhodaagapeama disse...

jumdiai não é campinas, e nem americana, agora. qual será a diferença ??????

Anônimo disse...

inveja?!acho que a questão é, olha só em Americana tem oposição.
Aqui em Jundiaí o q temos é meia dúzia de molecada dando um empurrão na câmara municipal, tomara que não sejam contaminados pela vaidade q detruiu a oposição desta cidade.

Anônimo disse...

o psdb agem em cadeia e com código de barra... brasil afora.
aqui em mg isso ficou bem claro... as sacolinhas biodegradáveis serão impostas a partir de julho e o fornecedor é o mesmo de sp, os radares m,óveis foram instalados aos modles de sp... são todos uma grande máfia que precisa ser expurgada do país.