quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A DITADURA DOS NÚMEROS ! ! !

Iniciativas econômicas grandiosas, somadas a uma propaganda competente, culminaram no governo Médici com o chamado "Milagre Econômico" (1968 a 1973). Seu principal artífice foi o economista Antônio Delfim Netto, que já tinha sido ministro da Fazenda no Governo Costa e Silva. O então ministro foi o useiro e vezeiro na manipulação dos números para justificar os projetos da ditadura. Como diz um antigo ditado, a história sempre se repete. A nível municipal as práticas são idênticas às dos tempos do arbítrio militar. Ontem aconteceu uma chamada audiência pública na Câmara Municipal. Dizemos "chamada" porque de audiência pública não teve nada. Na verdade foi um mero comunicado público sobre o orçamento de 2011 não havendo oportunidade para ninguém sugerir ou contestar absolutamente nada. Bem ao estilo do ex-ministro Antônio Delfim Netto, o secretário de finanças de Jundiaí despejou uma tonelada de números nos presentes apresentando o "milagre econômico jundiaiense". Usem a definição que quiserem, ou seja, balela, conversa fiada, conversa para boi dormir, papo furado, enfim, qualquer coisa. A realidade que interessava não foi tocada. Por exemplo: Por que o secretário não explicou o motivo da capacidade de investimento da prefeitura ser de pífios 9% ? Qual a explicação para a dívida de Jundiaí ter ultrapassado a casa dos R$ 320 milhões ? Pois é. Não explicou nada. Resumiu-se em jogar para o público os números fabricados no Paço Municipal. Só faltou ele dizer o que Delfim Netto disse na ditadura: "Precisamos fazer crescer o bolo para depois dividí-lo". Só que o bolo prometido pelos militares azedou e não foi dividido até hoje.

7 comentários:

Anônimo disse...

Isso já cansou.

Anônimo disse...

Isto é outro assunto que quase não se fala.
Qual a explicação para a dívida de Jundiaí ter ultrapassado a casa dos R$ 320 milhões ?

Anônimo disse...

E o caso da serragem que vendem , o dinheiro fica no bolso deles...mil reais por dia....quando vão devolver 9 milhões subtraídos do DAE ?e os caminhões negociados com a cosmar,?onde esta o ministério público?se é que existe.

Anônimo disse...

Pronto. Desenterraram o Delfim.

Anônimo disse...

E NÃO ESQUEÇA DOS 8 MILHÕES DA COCA-COLA, PARA RECEBER ÀGUA MAIS BARATA..............

E O QUE O NOVO PRESIDENTE DA DAE DIZ A RESPEITO ?

Anônimo disse...

OITO,NÃO,,,NOVE MILHÕES

COVER DO CHALAÇA disse...

E o caso do secretário municipal que teria levado dois apartamentos em troca de obras de infraestrutura feitas pelo Poder Público ao lado de prédios do Chico Azeitona? Ninguém fala nada?