terça-feira, 1 de junho de 2010

AINDA A QUESTÃO DO PLANO DIRETOR ! ! !

Estivemos ontem na Câmara Municipal na audiência pública sobre as modificações a serem feitas no Plano Diretor da cidade. Um fato profundamente lamentável ocorreu quando o professor Cleber Possani usou a tribuna para criticar a condução das discussões sobre o assunto. Os vereadores do PSDB simplesmente massacraram o professor pelas críticas que fez, o que o levou a deixar a tribuna. Se concordam ou não com as colocações do professor, a verdade é que ele tem o legítimo direito de criticar quem e o que ele quiser. Após a fala do professor um outro cidadão subiu à tribuna, não falou nada sobre o tema, fez comentários apenas sobre suas participações em baladas na cidade, porém elogiou o prefeito interino Miguel Haddad. Este não foi alvo sequer de uma repreensão dos vereadores tucanos. Essa é a democracia do PSDB. Lamentável. Mas a respeito do Plano Diretor, a colocação do Secretário de Planejamento, Jaderson Spina, no final da audiência foi gravíssima. Segundo ele, no ano de 2009 foram protocolados 25 pedidos de empreendimentos imobiliários na prefeitura. Neste ano de 2010, sómente nestes primeiros 5 meses, deram entrada no Paço Municipal 23 pedidos de loteamentos. Isso quer dizer que temos 48 novos condomínios em andamento na prefeitura. No Plano Diretor atual é permitido que se construa um imóvel uma vez e meia o tamanho do terreno. A mudança que se propõe é reduzir este índice para 0,5 do tamanho do terreno para o devido controle do aumento populacional da cidade. O que ocorreu ? Os especuladores imobiliários de plantão correram protocolar seus projetos antes da mudança da lei. Se isso é uso de informação privilegiada não podemos afirmar. Mas que é muito estranho, isso é. Porém existem duas formas de frear o ímpeto dos especuladores bastante conhecidos de todos nós: 1) Que a aprovação das mudanças do Plano Diretor seja retroativa a um ano atrás; 2) Se isso não for possível, que haja um dispositivo na nova lei que obrigue os empreendedores a fazerem um novo protocolo na prefeitura adequando seus projetos à nova lei. De qualquer forma, fica aí o alerta: 48 novos condomínios devem surgir em Jundiaí com todos os impactos que eles irão produzir na cidade.

13 comentários:

KALANGO DOIDO disse...

Sem entrar no mérito da questão do plano diretor, gostaria de saber:

1 - Além de você como oposição tinha alguém do PT, PCdoB, PSB e PSOL? Quero gente de peso!!!

2 - Que trabalho a oposição fez para que a população soubesse dessa audiência?

Só me basta ter essas respostas!!!

PS.: Lembramdo que 99,9% dos loteamento, condomínio verticais e horizontais que deram entrada, são de propriedade deles, pois para se entrar em Jundiaí, o pedágio é muito alto, e eles criam as piores situações nas aprovações!!!

Cover do Chalaça disse...

Tayar, empreendimento da Santa Angela (do ex-da agricultura) chamado Santa Giovana, na região do Jardim Tulipas, bem distante do centro da cidade, oferece lotes de 150 metros quadrados (7m50 X 20m de fundos) pela bagatela de 50 mil reais. Isso representa 333,33 reais o metro quadrado, num emprendimento considerado popular. São dezenas de lotes, a preço escorchante, localizados longe do centro e que necessitarõao do deslocamento de toda a infra-estrutura de água, esgoto, saúde, educação, transporte coletivo, energia elétrica etc. O metro quadrado em loteamentos considerados de classe A na cidade custa entre 400 e 450 o metro quadrado. Dá para notar a especulação existente no Santa Giovana. E QUEM VAI COMPRAR É O POVO SIMPLES E HUMILDE!! Este loteamento aumentará bastante a densidade demográfica na região. Mas a turma da Santa Angela não parece preocupada: a Prefeitura com certeza dará todo o apoio ao empreendimento e levará até lá a infra-estrtura necessária. É o público misturado com o privado. Mais uma ação entre amigos usando o meu, o teu, o nosso rico dinheirinho dos impostos. Para acabar com isso só a eleição de um novo nome para a Prefeitura, que não esteja ligado a PSDB, PT, PMDB etc. Alguém que tenha o mínimo de compostura, de ética e conduta ilibada (Um clone do Pedro Fávaro???). Será que tem essa pessoa em Jundiaí,meu caro Tayar???

Dedo Duro do PSDeuBola disse...

Mais uma vez os delegados-vereadores-donos-da-segurança falharam, pois us manu mandaram o Correio não entrar lá. Pegaram até o uniforme do carteiro.
**************
A Avenida Jundiaí é de quem chegar primeiro.
**************
A Ponte São João já é. Morada das Vinhas também.

Dedo Duro do PSDeuBola disse...

Só me faltava essa: por decreto do jornaleco somos metade italianos. Alguns imbecis acham que esta cidade seja meio italiana. O Google diz outra coisa. E virá o Censo 2010 aí, para quem quiser aferir.

Anônimo disse...

tayar, mas e vc se dirigiu a tribuna pra falar só um pouquinho do que fala aqui?

Anônimo disse...

empafia desses italianos metido a bbesta...cegueira cultural e diarréia cerebral deles...

Garganta disse...

Olha eu aqui de novo Tayar.
Lembra da MULHER BIONICA?
Ela continua a fazer horas extras.
Não que nem fazia antes, mas ainda está dando o seu golpinho no povo de Jundiaí.
Precisa pegar o chefe dela que assina essas horas extras...
Será que elas estão dividindo o valor "roubado" da prefeitura?
Solicito ajuda do pessoal do RH da prefeitura para dar o nome dessa pessoa

Garganta disse...

Ei Tayar,
Vais deixar o pessoal esquecer da MULHER TRAVESSEIRO?
Pra quem não se lembra a MULHER TRAVESSEIRO usa um carro da prefeitura, com motorista + gasolina + pedágio, tudo pago pela população jundiaiense para ir vender travesseiro no aeroporto de SP. (Travesseiro da NASA)
Outro dia dei o nome desse motorista, mas você não publicou o meu texto...

Graúna disse...

Pata que o paréo.....

Anônimo disse...

O XOXOTA-XOTA pifou de novo, la, la, la, la, la!!

Anônimo disse...

O Bom Dia lê este Blog, vejam o que publicaram hoje:

Vai com fé
A vereadora Ana Tonelli e o pré-candidato a deputado estadual Ary Fossen participaram da procissão de Corpus Christi, quinta-feira, pelo calçadão da Barão, logo atrás do Santíssimo. Eduardo Palhares, outro pré-candidato a deputado federal, seguiu escondido entre os fiéis.

Anônimo disse...

Seguindo o raciocínio do post concordo que haverá impacto e provavelmente problemas de todas as ordens! Não entendo como as regras são quebradas e estranhamente em benefício justamente dos grandes projetos! De fato o plano diretor de uma cidade deveria ser seguido a risca, pensarmos no transito, impacto ambienta e na tao em voga "sustentabilidade", cantada em verso e prosa.

Anônimo disse...

Problemas há, não haverá...Dia desses entrou ladrão no vizinho.Em casa, dia sim dia não...aquele abraço.Ao chegar na delegacia o ladrão informou ser "gente de bem", afinal é um competente marceneiro residente em São Paulo e só esta aqui para trabalhar num dos muitos "empreendimentos" novos (consta no B.O.). Como não tinha o que fazer no final de semana, pra não ficar entediado, resolveu praticar uns roubinhos de nada no entorno do alojamento.E eu posso??? E o cidadão comum,tendo que gastar a maior grana em equipamento e serviços de segurança pra poder dormir em paz ou sair de casa de vez em quando.
Pelo jeito, a unica "sustentabilidade" por aqui é a de certas pessoas no poder....