terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROTESTOS EM LUGAR ERRADO ! ! !


Não é objetivo deste blog colocar em debate assuntos nacionais e internacionais. Porém, este fato merece uma reflexão. Ontem esteve em visita ao Brasil o Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Um encontro de Chefe de Estado com outro Chefe de Estado para a realização de acordos de cooperação entre os dois países em vários setores. Junto com o Presidente iraniano vieram mais de 200 empresários daquele país com o intuito de aumentarem o relacionamento comercial entre o Brasil e o Irã, de U$2 bilhões, atualmente, para U$10 bilhões. Muito bem. Aí apareceram as mentes tacanhas que andam pelo país. A começar por um deputado federal judeu do PSDB do Rio de Janeiro. Ora, este deputado, antes deste protesto ridículo que fez, ele deveria explicar ao país como funciona o esquema que os parlamentares usam para prestarem contas dos gastos de seus gabinetes com notas fiscais frias. Isso sim. Além dele, pequenos grupos de judeus fizeram protestos pelas ruas de algumas cidades brasileiras, empunhando até bandeiras de Israel como se estivessem nas ruas de Tel Aviv. Outra atitude ridícula. Diante deste protesto sem propósito nenhum, estes judeus que protestaram por aqui deveriam ir para Israel protestarem contra seu governo para que fosse desativado todo o arsenal nuclear que Israel guarda em seu território. Deveriam exigir também que Israel devolvesse a Palestina para os palestinos, território este que foi praticamente saqueado e confiscado pelos judeus após 1948, ano da criação do Estado de Israel. No mais, está corretíssimo o Presidente Lula. Ele está tratando dos interesses do país através de ações diplomáticas com qualquer país do mundo. O resto é conversa fiada.

6 comentários:

Viga Rachada do Rouboanel disse...

Muito bem Tayar !!! Concordo em gênero, número e grau com este comentário seu. Claro que só podiam ser mentes do PSDB. Mentes tacanhas, arcáicas, aqui em Jundiaí sendo muito bem representadas por pseudos radialistas de rádio-jabá e editores-chefes de panfletões à serviço dos coronéis e seus pupilos. Aliás o que mais tem em Jundiaí são pupilos e pupilas em cargos comissionados. Quem é o PSDBosta para protestar contra alguma coisa ???

Anônimo disse...

Tayar espero ver meu post publicado para que você mostre ser mesmo melhor que os jornalistas que tanto critica e dar os dois lados da história. Mas estou pasmo até agora de ver sua defesa à visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Como pode alguém que defende a democracia com unhas e dentes como você sair em defesa de uma pessoa que fez o que fez nas últimas eleições. Que agrediu os manifestantes (que faziam justas manifestações) como o Ahmadinejad fez - e isso foi há apenas alguns meses. Como pode um representante do partido do Roberto Freire defender relações com um país como o Irã que coíbe qualquer tipo de liberdade. Tayar você me fez perder o último fio de esperança que tinha com os políticos brasileiros. A publicação deste comentário provará que posso estar errado, mesmo achando difícil estar. Abs e muito lamento.

cesar tayar disse...

O amigo não entendeu o que eu escrevi. Na verdade, a visita do Presidente do Irã ao Brasil não foi para discutir o regime político daquele país nem o do Brasil. Esta foi uma visita entre Chefes de Estado para tratarem de acordos bilaterais e negócios entre empresários dos dois países. Neste sentido o Brasil tem de conversar com todos os países do mundo. Recentemente o Lula esteve na China discutindo acordos comerciais com os chineses. Ninguém condenou o Lula por estar em um país sob ditadura. Na verdade, amigão, quem esteve no Brasil foram os 90.000.000 de habitantes do Irã representados pelo seu presidente. Independente da política interna do Irã, este é um ato diplomático que o Brasil deve ter com todos os países. Todos.

Anônimo disse...

Prezado Cesar Tayar, por gentileza, o senhor tem alguma informação sobre os processos de cassação? Ele se livrou de todos? Ele continuará no cargo? Obrigada Maria da Aparecida Ponzenelli

cesar tayar disse...

Restam 3 processos para serem julgados: O dos vigilantes noturnos, o da cassação do diploma do interino e o da cassação do mandato do interino. Os demais foram arquivados.

Anônimo disse...

Sabe quando você conseguiria manter um blog democrático como este no Irã? Nunca. Tem chefe de estado que nem vale receber. E se você perguntar para um iraniano com o perfil igual ao seu se ele se sente representado pelo seu governante, certamente dirá que não. Não sei até que ponto é válido manter acordo dipilomático com um país que não acrescenta nada. É o mais sujo dos capitalismos. Vendemos o que pudermos vender, para quem quiser comprar, não importa quem seja. Foi uma tremenda bola fora do sr. presidente, que ainda acho o melhor da história. Mas agora com uma mancha no currículo. Pense bem no que escrevi no início deste comentário. Você seria um cidadão morto no Irã com um blog destes.