sexta-feira, 22 de maio de 2009

PRÊMIO PINÓQUIO ! ! !

Esta semana o Instituto Ambiental Biosfera concedeu uma medalha e um diploma ao prefeito interino Miguel Haddad que foi considerado um destaque na área ambiental. Neste evento, o alcaide temporário disse o seguinte: " Temos uma responsabilidade muito grande que é a de cuidar de um patrimônio que pertence à humanidade, a Serra do Japi, que representa 21% do nosso município ". Uma festa muito bonita, sem dúvida nenhuma. Porém, só faltou ser divulgada uma informação neste evento para que ele fosse completo. A informação é a seguinte: O prefeito interino Miguel Haddad, símbolo do meio ambiente brasileiro, realizou um loteamento ao lado da empresa CBC, na estrada de Itú, aos pés da amada e idolatrada Serra do Japi, onde aterrou lagos e nascentes de água o que, de acordo com a legislação brasileira, é crime ambiental inafiançável. Mas acreditem se quiserem: o interino não está preso. Está Soltinho da Silva. Isto porque a CETESB e o DEPRN autorizaram e aprovaram o loteamento. Para coroar todo este espírito de preservação ambiental que norteia a vida do tucano, a prefeitura de Jundiaí vai realizar entre os dias 4 e 6 de junho a Eco Jundiaí, no Parque da Uva, para celebrar o Dia do Meio Ambiente e a nossa Serra do Japi. E VIVA JUNDIAÍ !!!

22 comentários:

Anônimo disse...

O prêmio "Pinóchio" recebido pelo Alcaíde interino foi pequeno, mas para a imprensa institucional do Município, leia-se JJ, Bom Dia e JC, a divulgação foi como se o interino tivesse recebido o prêmio Nobel de protetor do meio ambiente.
Com relação ao loteamento ao lado da CBC, onde foram derrubadas árvores e aterrados córregos e nascentes, tudo foi documentado com fotos e documentos que, me parece, comprovariam que o suposto crime ambiental foi praticado sem o parecer e autorização do COMDEMA, e antes mesmo da necessária aprovação da Prefeitura, foi encaminhado ao Ministério Público.
Como o homem está recebendo honrarias como defensor do meio ambiente, o julgamento da ação movida contra ele, se foi dado provimento, teve o mesmo destino das cassações no TRE.

Anônimo disse...

Saibam todos que as irregularidades neste "loteamento" continuam.

Veja

O Riad (irmão de miguel) comprou o terreno da CBC cheio de nascente e arvores protegidas, mais no meio do terreno tinha eucalipto.
Ai o Riad pediu autorização para cortar o eucalipto e transportá-lo. Como o terreno não tinha saída para rodovia o Riad pediu para abrir uma estradinha para entrar e sair os caminhões com os eucaliptos que serviriam para alimentar os fornos de pizza do TRE.
Ocorre que o Riad não achou uma máquina pequena para abrir a "estradinha" e contratou uma máquina grande que precisou abrir uma estrada de 50m de largura. Como a estrada iria passar sobre córregos e nascentes o Riad pediu ao DPRN para canalizar o córrego o que foi aprovado.

Para canalizar os córregos com as máquinas GRANDES o Riad teve que derrubar as árvores protegidas.

Depois que tudo estava canalizado e derrubado o Riad pediu a autorização para fazer um parcelamento de solo DESTINADO para GALPÃO de LOGISTICA para não ter que aprovar como loteamento e perder áreas doadas a prefeitura.

A IRREGULARIDADE

Os terrenos estão sendo vendidos para indústria e os projeto estão sendo aprovados irregularmente.

O MP não vê isso!!!!!!!!!!

Se alguem precisar dos documentos podemos arrumar

Anônimo disse...

Tem "monitor" da Serra, que não passa de olheiro e guarda-segurança do prefeito e suas famiglias proprietárias. Denunciem isto Tayar. Urgente. Falsos ambientalistas!

Anônimo disse...

De posse de todas essas informações, pq nao divulgá-las junto as instituições sérias e comprometidas com o meio ambiente senao de Jundiaí as que estão em solo brasileiro!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Numa simples reflexão sobre alguns textos da Bíblia (Gênesis 1, 24-31 + 2,1-19 e Deuteronômio 8,7-10), podemos encontrar referências sobre a preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável do ser humano e a destinação social dos recursos naturais da terra.Ah! A natureza não reclama dos maus tratos – vinga-se.



* Faustino Vicente - Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – tel. (11) 4586.7426 – Jundiai (Terra da Uva) São Paulo - Brasil

Anônimo disse...

Do elenco de normas existentes daremos destaque,nesta oportunidade, para a ISO14.001 – Sistema de Gerenciamento Ambiental –, que objetiva prevenir,eliminar ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente causados por empresas privadas e públicas.Os passos para a implementação desta norma estão assim definidos: 1.) Comprometimento e definição da política de meio ambiente – 2.) Planejamento do sistema de gestão ambiental (SGA) – 3.) Implementação do SGA – 4.) Medições e avaliações e, 5.) Revisão e melhorias contínuas. Conscientizar, envolver e comprometer – do presidente ao servente – é de fundamental importância para que o SGA atinja as metas pré-estabelecidas. Acompanhar rigorosamente, e validar, cada uma das etapas do processo operacional da fabricação de produtos, e da prestação de serviços, é procedimento obrigatório para garantir o equilíbrio do meio ambiente e a melhoria continuada da qualidade de vida.



Para que o SGA seja bem-sucedido é recomendável fazer um diagnóstico através do diagrama dos 7Ms: 1)mercado,2)mão-de-obra,3)matéria-prima,4)máquinas,5)método,6)medição e 7)meio ambiente.Essa análise crítica nos levará a reduzir as possibilidades de poluição, reutilizar parte do que já foi usado, reciclar todo tipo de sucata e reinventar novos processos operacionais para a fabricação de produtos e prestação de serviços. A agressão ao meio ambiente é,também, um desrespeito à massa consumidora, que está tendo a sua percepção despertada para recusar produtos e serviços de empresas ecologicamente incorretas.



Os gravíssimos problemas que estão ocorrendo com o aquecimento global não devem ser atribuídos apenas á uma parcela da classe empresarial,pois os governantes,também, têm a sua parte de responsabilidade na degradação do meio ambiente.Políticas públicas ineficientes, fiscalização insuficiente, investimentos em saneamento básico aquém das necessidades,excesso de burocracia e corrupção,são fatores da mesma equação – ações públicas eficazes.



Além da iniciativa privada e dos órgãos públicos cabe, a cada um dos seis bilhões e seiscentos milhões de habitantes do planeta azul, a sua cota de responsabilidade pela preservação do meio ambiente. Combate de desperdício de toda espécie,redução do volume de lixo,coleta seletiva,jogar o lixo no lixo,incentivos á cooperativas de coleta e implementação da CIPRAM – Comissão Interna de Preservação Ambiental são medidas indispensáveis á qualidade de vida. A educação pode contribuir para que tenhamos maior consciência sobre a chamada - Pegada Ecológica,que significa o “quanto da terra produtiva,área florestal,energia,habitação,água,mar,urbanização e capacidade de absorção dos dejetos cada pessoa necessita, para viver de forma minimamente digna.A esse conjunto de fatores, Martin Rees e Mathis Wackermagel, deram o nome de pegada ecológica,cujo estudo indica 2,8 hectares para cada pessoa”.

Anônimo disse...

Que tal iniciar com o Sr. Faustino, ele é de JUNDIAÍ

JUNHO – MÊS DO MEIO AMBIENTE

Envio o meu artigo – PEGADA ECOLÓGICA e a ISO 14001 – ( DVD e PPS em anexo ) que, se for de interesse, podem repassar,divulgar, publicar e/ou exibir.Se o fizerem avisem-me, por gentileza. Meu currículo e minha foto estão disponíveis – basta solicitar. Grato pelas atenções. Ah! Trilha sonora – O Progresso – na voz de Roberto Carlos.



Faustino Vicente – Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – tel.(11) 4586.7426 – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo - Brasil



PEGADA ECOLÓGICA e a ISO 14001



Faustino Vicente *

A palavra grega ISO,que significa igualdade, é a sigla da International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional para Normalização,fundada em 1947, e localizada em Genebra,na Suíça. Trata-se de uma entidade não-governamental que edita uma série de normas técnicas, reconhecidas internacionalmente, que visam padronizar e melhorar a qualidade de produtos e serviços de empresas do mundo todo. Milhares de empresas, de mais de uma centena de países, têm investido na busca de um Certificado de Qualidade ISO.Ela pode ser entendida como: – escreva o que e como você faz, e faça como você escreveu.

Anônimo disse...

Nao resido em JUNDIAÍ, mas acompanho os fatos por esse blog e constato, com pesar, que ai como aqui, a lei do "MAIOR RETORNO PESSOAL" ainda é a tônica ao invés das políticas públicas!

Lamentável!

Anônimo disse...

Quero afirmar que os textos enviados e referentes ao Sr. Faustino foram recebidos por mim, via e.mail e agora compartilhados nesse blog.

obrigada!

Anônimo disse...

Tayar, enquanto os especuladores imobiliários não forem expulsos da política de Jundiaí não tem Serra do Japi que resista.

Anônimo disse...

Lei inédita incentiva ruralistas a preservar nascentes

19/3/2009

Os proprietários rurais de Apucarana, cidade de 120 mil habitantes do Norte do Paraná, que mantêm suas nascentes preservadas de acordo com as normas ambientais e aqueles que, a partir de agora iniciarem ações de recuperação, tornando-as áreas de preservação permanente, vão receber apoio técnico e financeiro por parte da prefeitura. Chamado de “Projeto Oásis/Apucarana”, o incentivo consta em uma lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores e que vai ser sancionada pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), nesta segunda-feira (23/03), às 15 horas, em uma solenidade no Cine Teatro Fênix.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está convidando autoridades ambientais de todo o Paraná para o ato, que celebra o Dia Mundial da Água – 22 de março. “Trata-se de uma iniciativa que vai além do fator financeiro, pois estamos falando em ganho ambiental, qualidade de vida para essa e gerações vindouras”, analisa o prefeito João Carlos. Durante a solenidade de sanção da lei, vai ocorrer um pré-cadastro dos interessados.

Anônimo disse...

cont... Lei Inédita I

A longo prazo, o projeto vai abranger as três bacias hidrográficas: Pirapó, Tibagi e Ivaí, contudo, em um primeiro momento a iniciativa via trabalhar com ruralistas do Rio Pirapó que, dentro dos limites de Apucarana, atinge mais de 550 propriedades em uma área de aproximadamente 170 km². “Queremos a melhoria da vida e da qualidade da água fornecida pelas referidas nascentes ao manancial de abastecimento de Apucarana e Maringá, que utilizam diretamente as águas do Rio Pirapó”, informa o prefeito.

Para pleitear o benefício, que é de quatro anos, prorrogável por igual período, o proprietário rural vai precisar se cadastrar junto ao município que, por sua vez, através de uma comissão técnica, vai analisar “in loco” se a nascente está devidamente protegida de acordo com que prevê a Lei Federal nº 4.771/65.

Se não estiver em dia, a pessoa vai receber toda a assessoria necessária para promover a recuperação ambiental. Ao aderir ao projeto, o ruralista deverá promover a averbação de reserva legal, que terá que estar reflorestada ou em processo de reflorestamento, além atender outras medidas que serão definidas por um regulamento.

Anônimo disse...

cont... Lei inédita II

O apoio financeiro será definido através da medição da vazão da nascente, a ser medida nos meses de março a abril de cada ano. Para cada nascente será destinado o valor mensal de até três Unidades Fiscais do Município (UFM) – hoje cada UFM equivale a R$35.

Para uma nascente com vazão até 1,5 mil litros por hora será pago uma UFM; acima de 1,5 mil a 3 mil litros por hora, duas UFM e com vazão acima de 3 mil litros por hora, três UFM ou o mesmo que R$105 por mês. “Os recursos correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento municipal vigente, de provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente, ICMS Ecológico das unidades de conservação, Reserva Permanente do Patrimônio Natural (RPPNs), parte de multas ambientais aplicadas pelo Ministério Público e ou órgãos competentes, e mediante convênios a serem firmados com Organizações Não-governamentais (ONGs) e outras entidades”, esclarece João Batista Beltrame (Joba), secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur).

Fonte: Imprensa Apucarana/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

Anônimo disse...

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Anônimo disse...

Aquelezinho "ecologista" (?) do jornal Bundinha, está a serviço ideológico do Miguel. Aquelezinho outro, "monitor" (?) Eduardo Pontes, tambem. Em quem confiar? Eles não querem proteger a Serra do Japi mas seus patrões proprietários. Denuncie na midia nacional, Tayar.

Anônimo disse...

A Imprensa Oficial do Município do dia 05 de junho de 2007 publicou o Decreto nº 20.823, de 04/06/2007, do Prefeito do Município de Jundiaí, desapropriando uma área de 545.135,63 m2, no bairro Japi, para integrar o patrimônio público da Reserva Biológica (Serra do Japi).
A área desapropriada, que custou aos cofres públicos R$ 500.000,00, conforme decreto posterior abrindo o respectivo crédito no orçamento da cidade, pertencia ao Sr. Sérgio Del Porto Santos, presidente do PSDB de Jundiaí.
Como pode se constatar, o PSDB preza, e muito, o meio ambiente.

Anônimo disse...

anonimo que diz ter documentos, qual seu e-mail?

Anônimo disse...

Jornal Bundinha - Xota-Xota e Jornal Cu idade ...risos...bela sacada. Refletem bem o que sao!

Graúna disse...

O que mais se vê nesta cidade é ecologista de ocasião.Estou no movimento local desde os tempos em que ecologista apanhava na praça, e podem acreditar, da missa vcs ainda não viram o padre nosso. temos que ficar atentos ja que meio ambiente esta na moda.Assim tem um monte de políticos, eleitos ou não,que se envolvem no meio só pra fazer onda.Nos bastidores, ajudam a desmatar, destruir e a aprovar projetos safados.Depois vêm a público pedir mil desculpas dizendo que foram obrigados a votar isto ou aquilo, isto quando não fazem vista grossa.Tivemos embates sérios com o sr. que esta sendo agraciado com o referido prêmio, e em nenhum momento ele demonstrou qualquer inclinação em defender sequer uma formiga ou um pezinho de erva cidreira. Agora sobe em trio elétrico para dizer que é defensor dos animais, vai em passeata ambientalista, com direito a xixi no poste e biscrock.E TODO MUNDO ACREDITA! Tem vereador(A) que nunca plantou um pé de cebolinha e agora faz discurso ambientalista, outro distribui panfleto de propaganda eleitoral na barraquinha da vacinação da zoonoses. Tem vereador(A) que mora na Serra e nem por isso ajuda os moradores que estão muito enrolados com a questão do lixo e da segurança.Qual foi o político que se preocupou em providenciar uma passagem segura para os animais (muitos em extinção) que vivem na serra não serem atropelados pelos carros que por lá transitam em alta velocidade? Alguem se preocupou em ver que o aumento do movimento e do barulho em virtude da ampliação do aeroporto poderia alterar o ciclo de reprodução dos animais da região? Qualquer um que entre na serra de manhã, pode ouvir o tempo todo o barulho de máquinas e moto serras não localizáveis, e por ai a coisa vai. Agora eu pergunto, premio do que mesmo??? Alguem se lembra daqueles premios que o JJ vendia antigamente?Quanto será que esta custando um prêmio desses hoje em dia?

Antonio Carlos disse...

Para o Corné Epaminondas:

GLOBO É CONSELHEIRO DE GILMAR MENDES NA TV JUSTIÇA
http://desabafopais.blogspot.com/

As relações promíscuas entre o comentarista político e âncora de telejornais da Rede Globo, Heraldo Pereira, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes estão pipocando.Além de descolar uns trocados extras como docente do IDP, de propriedade de Gilmar, o fleumático repórter é, também - pasme! - conselheiro estratégico do patrão na TV Justiça, emissora pública subordinada ao STF.A informação chegou a este Cloaca News pela nossa leitora identificada como "NaMaria", mas já encontramos a denúncia postada no blog de Plínio Bortolotti.Clique aqui para ir ao website da TV Justiça. E não se preocupe se tirarem a página do ar. É que, enquanto uns salvam o cachê
Cloaca News

Postado por Jussara Seixas

Só para conhecimento, a coisa vai longe...

Anônimo disse...

Aquele do jornal Bundinha, José Arnaldo de Oliveira, é uma piada ecológica de mau gosto. Está na hora de mostra a todos estas "grandes farsas" e disfarses.

Anônimo disse...

Infelizmente os órgãos ambientais estão infectados de oportunistas de plantão, o chefe do DEPRN têm o seu nome em obras licenciadas pelo próprio órgão, a CETESB que teve seu gerente como coordenador do plano de meio ambiente do PSDB, faz vista grossa para inúmeros absurdos e possui um elo corporativista com o poder local, o Condema, têm lá um presidente que vive nos balcões da prefeitura e dos órgãos ambientais obtendo documentos e aprovando projetos, representa o segmento imobiliário presidido pelo "esposa do ex-agricultor que ficou bilionário e não sabe falar direito" a PROEMPI, a Câmara nem se fala, um cambada de leigos que pouco se lixam para a problemática ambiental da cidade, o MP (com raras excessões), é elitista, oliguárquico, burguês e feudalista,, gostam de atender os engravatados e fezer a política do "bom relacionamento" com os políticos de quinta categoria da cidade dando pouca importância a defesa dos interesses coletivos e do todo, (lá parece estar tá tudo dominado tbém) este prêmio vindo daquele lugar sujo, corrupto e mau cheiroso que é o Rio de Janeiro, não deve ser lá grandes merda, isso se não foi comprado pra fazer merchan com os jornalixos locais, o que sabemos não é de duvidar, nessa cidade não existem ambientalistas, o que temos são oportunistas e demagogos.