segunda-feira, 13 de abril de 2009

O LEGISLATIVO NO FIO DA NAVALHA ! ! !

Segundo informações recebidas por este blog, nesta semana deve ser aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Emenda Constitucional nº 20, mais conhecido como PEC dos vereadores. Com a aprovação deste projeto, a Câmara Municipal de Jundiaí passaria a ter 23 vereadores no lugar dos atuais 16. Muita gente acha isso um absurdo dizendo até que o legislativo deveria ser fechado. Esta análise deve ser feita com mais profundidade e mais cuidado. É claro que se tivermos como parâmetro a atuação da maioria dos atuais legisladores, chegaremos à esta infeliz conclusão da pura e simples extinção deste poder. Mas é preciso refletirmos com calma sobre o assunto. Em primeiro lugar precisamos ter em mente que uma das primeiras medidas adotadas pela ditadura militar, em seus primeiros anos, foi o fechamento do Congresso Nacional para, a partir daí, os generais poderem governar por decreto. Com todos os defeitos que o legislativo possa ter hoje, ele é um dos pilares principais da democracia. A questão real que levou o parlamento à este grau de desmoralização é a relação de promiscuidade existente entre os 3 poderes nos três níveis de governo. O Executivo oferece benefícios de toda a ordem ao Legislativo para aprovar seus projetos; por sua vez, o Legislativo aprova tudo o que o Executivo manda em troca destes benefícios; ambos os poderes tem seus amigos dentro do Judiciário cuja função, destes amigos, é preservar os governantes de condenações legais. Assim sendo, o que estão em jogo são os interesses pessoais da maioria das autoridades constituídas deixando-se de lado o interesse público, abrindo-se espaço, assim, à instalação da corrupção e da impunidade. Para iniciarmos um processo de resgate da credibilidade dos 3 poderes nos três níveis de governo seria preciso, para começo de conversa, colocarmos na cadeia os ladrões do dinheiro público, estejam eles no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário. A partir daí poderíamos começar a ter uma democracia de verdade e muito mais respeitada pelos cidadãos.

17 comentários:

Anônimo disse...

MISSSTÉEEEEERIO!!!!!!!

Anônimo disse...

Discordo do Pinduca no comentário anterior, pois, da mesma forma que ele comenta que pode aumentar os vereadores da oposição, pode também aumentar(mais ainda)a base do interino.

Outra coisa o dinheiro que seria para gastar com a população vai para o salário destes inúteis e seus assessores.

Tio disse...

Tem vereador demais, para aprovar o que prefeito de plantão manda, colocar nomes de ruas, pedir para cortar mato, entregar 02 medalhas por ano. Quatro está mais do que bom.

Anônimo disse...

Caro Tayar!
Acabaram de ser agendados para julgamento no dia 23/04/09, a partir das 14:30 horas no TRE, 6 processos de cassação do Miguel. São eles: JJ na véspera da eleição, Guarda Municipal, Jantar e pizzas, Mércure R$50,00, Juntada de processos do PT e o supra-sumo Vigilantes. Fala a verdade, cá entre nós, os desembargadores precisarão de muita coragem para absolver a dupla dinâmica né!!!

Anônimo disse...

CAROS AMIGOS, ATÉ QUE ENFIM!
SAIU AGORA A TARDE 17.30H A DESIGNAÇÃO DA DATA PARA JULGAMENTO DOS PROCESSOS NO TRE-SP, DIA 23/04/2009.

Anônimo disse...

Em tempo de crise econômica mundial, tem que ser muito canalha para aumentar o número de vereadores. A não ser que cortassem seus salários.

Anônimo disse...

eu acho q vcs deveriam apoiar a ong voto consciente... eles estão agindo e dando a cara a tapa... creio que se metade dos blogueiros daqui entrassem de cabeçana ong as coisas iam acelerar...

Anônimo disse...

Fico muito preocupado com esta decreto, pois veremos crecer mais e mais o poder de mando dos aliados em Jundiaí, haja vista que assim sendo aprovada teriamos no minimo mais cinco vereadores da coligação majoritária e uns três da suposta oposição, "Digo suposta porque não podemos ainda e até que se provem o contrario não podemos confiar na oposição dos vereadores do PDT por exemplo". Dias atráz o Presidente nacional do PDT esteve em Jundiaí e de certa forma liberou os Vereadores daqui para serem situação.
Nas eleições um o filiado mais antigo do PDT Professor Carmelito, em um programa de Rádio declarou publicamente dar apoio moral ao candidato da Oposição Dr. Miguel Haddad e ainda fez chacota com o Partido com um bilhete ao apresentado, julgando a integridade do PDT, patido que ele mesmo diz defender.
Onde estão as ideologias partidárias?
Onde estão os ensinamento de Leonel Brizola?
Onde estão as moralidade dos homens Publicos deste País?

Como disse Martin Luther King "O homem dever ser respeitado por seus ideáis, integridade, moral e pela firmeza de seu Carater"

Como podemos ter confiança neste homens que ao invés de serem dignos aos cargos pelos quais foram eleitos com o voto e confiança do povo nos desmontram seus maus karater?

Com 15 em Jundiaí estamos entregues a sorte, imaginem se aulementar?

Inclusão e igualdade social

Graúna disse...

Ideología???? Tem alguem preocupado com isso? Essa gente só quer LE-GEN-DA!!!!!Quanto a ONG em questão, parece estar puxando o saco de um certo partidinho.E a gente faz o que? Naaaaaada....Mas, pelo menos no que me diz respeito, a luta continua!

Anônimo disse...

Tayar, checa se o número de 23 vereadores não é o teto (aqui temos lei para que o número seja 16, para passar a ser 23 precisaria fazer outra lei municipal). Se o número da PEC dos Vereadores for teto, não vai mudar nada em muitas câmaras municipais... checa isso!

Antonio Carlos disse...

Olha que "des" serviço, se o prefeito é contrário o projeto do Durval Orlato, ele que venha à Câmara e fale publicamente, diga os motivos na Câmara.

Porque reunião à portas fechadas?? Conforme noticiou o BOM DIA.

Para pedir votos não tinha segredo. Qual é o mistério?

Afinal Os vereadores são do poder Legislativo que é INDEPENDENTE, do Executivo.

Ou não??

Anônimo disse...

Professor Carmelito! Que ventos dos confins, trazem esta desolada lembrança ao Blog.

Apoio moral: Sem comentário.

Coitado do PDT, o cara quiz cargo no partido, foi concedido, quiz organizar evento foi concedido, quiz ser candidato, foi concedido.

Não conseguiu organizar o envento que se propos, largou a batata na última hora, desistiu de ser candidato, não apareceu nas reuniões em que foi convidado, foi em algumas para ser contra o mundo. Aí o pessoal desistiu dele também. Tá loco é encosto.

Tochegando disse...

Onde está você meu caro defensor do Zé Dias??

veja a Notícia abaixo:
CÂMARA
14/4/2009
Aliados unidos para brecar projeto do PT

NA PREFEITURA Tico, ontem, após reunião com Miguel, garantiu que projeto não terá êxito
Em reunião no fim da tarde, com o prefeito Miguel Haddad (PSDB), grande parte dos vereadores da base aliada discutiu os projetos de lei em trâmite na Câmara de Jundiaí. Apenas os vereadores Fernando Bardi (PDT), Paulo Sérgio (PV) e Júlio César de Oliveira (PSDB) não participaram.

É só um pedaço da notícia do J.J..

Para você ver o PALHAÇO, Zé Dias estava lá contra o POVO.

Continuo esperando um projeto que presta deste individuo, manda se for capáz...

´priscila disse...

O IMPORTANTE Não é a quantidade mas sim a qualidade.
Pois basta perceber que ao buscar ajuda desses cidadãos raramente se obtem êxito.E quando realizam algum feito parecem até terem retirados das verbas que recebem atraves de nossos impostos,só que na verdade esses feitos são nada mais que suas funções que já estão bem pagas por nos.

Em tese aumenta-se o cocho e a boiada engorda.

Priscila disse...

http://www.youtube.com/watch?v=a-8Rbrc3vbM&feature=dir

Para ter um bom dia assistam esse filminho...

Baco de Litre disse...

Orlato: encolheu?

Bico de Lacre disse...

Priscila: depois de ver coruja-morcego e coruja-macaco, chego à conclusão que tem mais nego que se esperto no mundo do que eu pensava. E tá tudo por aqui, desde o térreo até o oitavo! Falar não fala, mas presta uma atenção...