quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PROMISCUIDADE PÚBLICA ! ! !

Decisão do Supremo Tribunal Federal determina que todos os parentes de autoridades ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário têm de ser exonerados. Decisão judicial não se discute. Cumpre-se. Aqui em Jundiaí esta questão se tornou uma verdadeira farra do boi. Vereadores, secretários municipais e outros agentes políticos nomearam famílias inteiras na prefeitura. São mais de 500 cargos de confiança no executivo municipal. Não vamos aqui analisar quem trabalha ou quem não trabalha. A questão de fundo é a seguinte: Esta tem sido, nos últimos 20 anos, uma forte moeda de troca utilizada, pelo grupo que nos governa, para se perpetuarem no poder. As nomeações fazem parte de um monumental esquema político que transformou a cidade em um negócio altamente lucrativo para políticos, pessoas e empresários que atuam como verdadeiros sanguessugas do erário. Uma super estrutura que envolve membros do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, da Imprensa, dos negócios imobiliários, enfim, uma costura feita com muito cuidado para atender a interesses estranhos à política como ciência do bem comum. Tudo isto só pode ser desfeito com a alternância no poder, o que não acontece na cidade há muito tempo. Está aí um desafio ao próximo prefeito de Jundiaí, que sairá da oposição. Não bastará apenas vencer a eleição, mas terá, o eleito, que desarticular toda esta rede incrustada no poder público para que a política possa voltar à condição de instrumento de transformação social, deixando de ser uma forma de apropriação privada da riqueza do município.

4 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe-me Tayar,mas isso tem em todas as cidades brasileiras,e por falar nisso a cidade de Várzea Paulista tem 600 pessoas Comissionadas,é muita gente para uma cidade do porte daquela,e olha que o atual Prefeito de lá,tem apenas 3 anos e 8 meses a frente da Prefeitura,sou favoravelmente contra famílias inteiras na Prefeitura,mas,infelizmente todos os candidatos já tem até as pessoas certas para entrar na prefeitura.....E isso não irá mudar....É uma triste realidade

Anônimo disse...

O candidato mais forte da oposição, em recente reunião com os servidores públicos, disse-lhes: Vocês perderam a liberdade, não podem mais opinar. Vamos mudar isto!
E nunca vi maior aplauso de reconhecimento.

Anônimo disse...

SERIA OTIMO SE AS ESPOSAS, FILHOS E SOBRINHOS DOS POLITICOS PASSASEM PELO PROCESSO DOS CONCURSADOS...É UMA VERGONHA ... VARIAS VEZES ENCONTRO NO SHOPPING CC ESPOSA EM PLENO HORARIO DE TRABALHO... UMA PIADA ... SEM FALAR EM SECRETARIOS ALMOÇANDO AS 16HS (DESORGANIZAÇÃO ACHO) E TOMANDO CERVEJA AINDA... UMA VERGONHA

Anônimo disse...

Tayar, dá um toque no Prof. Oswaldo, pede para o Kachan, sumir com a turma dele, rápido por favor, afinal ele ainda e filiado do PSB, e não queremos estas coisa perto do Bigardi.
Obrigado,