sexta-feira, 12 de agosto de 2016

PAULICÉIA DESVAIRADA ! ! !

Não. Não falamos sobre a obra literária do escritor Mário de Andrade.

Nos referimos a tempos imemoriais de Jundiaí que não voltam mais.

Semanas atrás, quando novamente fomos vítimas de mais uma traição política através de uma punhalada pelas costas, começamos a recordar algumas passagens de um passado longínquo.

Lembramos de tempos inesquecíveis em que frequentávamos o lendário restaurante A Paulicéa. Naquele local tínhamos a UTI, um ambiente reservado onde muitos se reuniam para conversar de tudo, desde os problemas políticos internacionais até a bebedeira de algum conhecido no extinto bar do Lula, em frente a Catedral.

Além da UTI, diariamente parávamos ali para o insofismável cafezinho no balcão da lanchonete. Este café era quase sempre na companhia do não menos saudoso sociólogo Antonio Geraldo de Campos Coelho.

Certo dia o Coelho chegou furioso para o costumeiro café.

Revoltado, foi logo contando a história:

- Tayar, o 'fulano' (pessoa muito conhecida na cidade) chegou para mim e estranhou o fato de eu já ter lido o livro Anti-Dühring. Quem esse sujeito pensa que é ?

O livro Anti-Dühring, escrito por Friedrich Engels, contestava ponto a ponto os escritos do filósofo alemão Karl Eugen Dühring, um crítico feroz do marxismo.

Ao receber esta inaceitável ironia do "fulano", o Coelho, com a sua costumeira irreverência, respondeu o seguinte:

- Esse livro Anti-Dühring eu li quando estava no jardim de infância.

He He He. Nosso pensamento foi longe. Saudades do Coelho e de nosso imperdível café filosófico no balcão da Paulicéa.

16 comentários:

Anônimo disse...

Vão privatizar tudo..O povo já foi vendido faz tempo..Resta a Soberania e as Forças Armadas, a qual Roberto Campos e ACM diziam que não servem pra nada, passam o dia inteiro fazendo exercícios físicos e deveriam ir as ruas combater a criminalidade..
Todo sistema de transportes coletivo no Brasil é privado..Me refiro ao que não presta..Os serviços são os piores do mundo e o preço o maior...saliento ainda tem alguma coisa que funciona é estatal. Digo o Metro de São Paulo...Não tem mais qualidade porque o setor privado FODE o serviço do Metro

Anônimo disse...

Bons tempos da Paulicéa. Aquela UTI era de cinema.

Anônimo disse...

Hoje nomearam um diretor na secretaria de obras,escutei um zum zum zum que esse novo diretor e parente do novo secretário jurídico, será verdade?

Dedo Duro do PSDB disse...

Não percam tempo falando da tal musa do PSDB (vovó dinossauro), pois ela é uma infeliz, ela quer é isso, holofotes, pois se acha. Qualquer um pode abrir um facebook e postar a merda que quiser, e nem por isso é transformado em alguém!
O negócio dela é atacar e fazer barraco em apresentação de políticos, enfim não tem nenhuma plataforma e nem sabe o que é política. Ela tem a atitude de quem não tem nada a oferecer, então pra querer se aparecer, tem de ficar atacando. Peçam pra ela apresentar algum plano! Vai ser mais uma usada como escada pelo PSDB para eleger os seus.
Não deem ibope pra quem não merece!
Ela chama o Tayar de protético, mas peça pra ela mostrar o diploma, suas qualificações e as suas raízes e verá que não tem nada! Então é pura inveja, é dor de cotovelo por algo que queria ser, mas infelizmente não passará do que é hoje, nada! E mesmo que se eleja vereadora, continuará a ser nada, será uma a mais na câmara a comando de seus senhores!
Podemos ver a péssima qualidade de suas postagens por quem faz os comentários! Então por favor, vamos deixar ela onde sempre esteve, no ostracismo!

Anônimo disse...


César, por que sue partido não lançou candidato?????

cesar tayar disse...

Caro amigo anônimo das 09:56 - Existia um compromisso político em lançarmos candidatura nestas eleições. Acontece que a pessoa que tinha assumido este compromisso conosco nos traiu, nos apunhalou pelas costas.

Aconteceu o seguinte: Empresas ligadas ao PSDB ofereceram negócios a ele com a condição dele desistir de se candidatar. Ele aceitou esta proposta de negócios e abandonou o barco.

Tudo foi muito bem planejado, uma vez que o comunicado que recebemos da desistência dele de participar das eleições se deu após o encerramento do prazo para filiações partidárias para quem iria se candidatar a algum cargo público, nos deixando de mãos atadas.

Assim é a política em Jundiaí, meu amigo. Uma política sórdida que estamos denunciando e combatendo neste blog há 8 anos.

Anônimo disse...

"Uti ma non abuti" é o que se lia naquele espelho retangular que o Geraldinho lustrava todo dia. Mesmo com com os verbos mal conjugados, todos entendiam e seguiam. Geraldo Tomanik ainda vai lá; ele não percebeu que tudo mudou e as pessoas naquela loja de roupas vagabundas sentem um calafrio, assim, do nada.

Anônimo disse...

Luis Fernando Machado é uma CARA DE PAU DO CARALHO...esse filho de uma Santa mandou sua turma fazer cadastro do MINHA CASA, MINHA VIDA e disse que é por intermédio dele que as pessoas vão conseguir esse benefício.
Esse projeto do Presidente Dilma foi sepultado por TEMER e a quadrilha do Congresso com apoio de Miguel Haddad..
Cadê a turminha que marchavam na NOVE DE JULHO para combater a corrupção? monte de otários preconceituosos...E agora cadê a lava-jato?

MARXISTA disse...

O centro de Jundiaí está desvairado, virou negócio de estacionamento,mas temos que tirar o saudosismo e olharmos que a Pauliceia não conseguiu acompanhar alguns estabelecimentos contemporâneos.

MARXISTA disse...

Até quando o Diabo Loiro vai ser o entretenimento do Centro Jundiaiense?

Anônimo disse...

O Diabo loiro já foi tombado pelo conselho municipal de patrimonio histórico.... rsss

Anônimo disse...

Falando sobre o traíra mister "Z", reparem em suas postagens na internet que ele nunca ataca o candidato diretor da Santa Ângela. Lembrando que esse cara misterioso tem uma empresa que presta serviços a condomínios. Curioso, né?

Anônimo disse...

Se o "Z" fechou negócios com tais empresas ligadas ao PSDB, pq cargas d'água ele vive metendo o pau no PSDB em seu Facebook? Ele falava tanto em demagogia nesse blog, será que o demagogo era ele?

Uma pena Tayar, acho que pelo menos para Vereador vc deveria ter saído candidato.

Anônimo disse...

Cesar, acho que vc seria um excelente vereador. Tenho certeza que vc seria eleito com uma ampla margem de votos. E naturalmente teria nossa ajuda. Uma pena vc não topar o desafio.

Anônimo disse...

tem que privatizar tudo, assim os políticos param de roubar as estatais.

Anônimo disse...

Paulicéia ! tempos felizes que não voltam mais !

Ainda bem que curtimos o que a cidade tinha de bom. A Paulicéia não
era apenas lanchonete, restaurante ou café,era sim, um ponto de encontro tradicionalíssimo.Figuras das mais pitorescas a frequentavam, algumas certamente inesquecíveis. Os assuntos variavam do futebol à política. Do cotidiano; das pessoas comuns; da paquera após as missas
de domingo;enfim.... Muitas amizades sólidas tiveram seu berço na Paulicéia, assim como muitas iniciativas culturais. Lembro-me ainda de seu antigo serviço de "bife", muito requisitado em inaugurações, casamentos e outros eventos marcantes. Seu sorvete genuíno, com receita própria. A década de 60 foi excepcional. Surgimento do "sunday" e "banana-splyt", sorvetes até então desconhecidos. E o "frape" ? E a "meia de seda" ? E a batida de côco ? E o aperitivo "americano" ? Sua empadinha era inconfundível.
E os seus proprietários e antigos funcionários ? Quem de nossa geração pode esquecê-los ?

Quem curtiu... curtiu !!! O que era doce, acabou-se !

Perobão