terça-feira, 14 de abril de 2015

TEMPOS DE EXCELÊNCIA ! ! !

Prof. Dr. Candido Malta Campos Filho, Mestre e Doutor na área de arquitetura e urbanismo, foi o último luminar a pisar em terras de Jundiaí, cidade planejada por ele para os 30 anos seguintes.


Durante a gestão do ex-prefeito Ibis Cruz a pasta de planejamento foi ocupada por nada mais nada menos do que a maior autoridade do país em planejamento urbano. O Prof. Dr. Candido Malta Campos Filho, além de ter mestrado e doutorado em arquitetura e urbanismo, ocupou cargos de suma importância em sua carreira.

O emérito professor da Universidade de São Paulo tirou Jundiaí de um atraso secular em que vivia colocando a nossa cidade 30 anos à sua frente. Rasgou o município com avenidas imprescindíveis para o seu desenvolvimento além de planejar outros setores primordiais para o nosso progresso mostrando um profundo conhecimento do que fez.

É uma pena que tudo isso faça parte de um passado longínquo que talvez não volte mais devido à mediocridade das autoridades que se sucedem no executivo local. Infelizmente a cidade de Jundiaí prima por ser um local sem planejamento porque os governantes tem em seus mandatos outras prioridades que nem sempre vem atender ao interesse público. Por exemplo, a atual secretária de planejamento da prefeitura, arquiteta Daniela da Câmara Sutti, que continua tentando na justiça tirar este blog do ar, entende que planejar esta cidade é plantar árvore e colocar bancos de jardim na rua Barão de Jundiaí, de acordo com o "novo centro" que ela está propondo na imprensa local.

Fazer o que, não é mesmo ? Cada um dá o que tem. E a nossa atual secretária, em termos de planejamento urbano, não tem nada o que acrescentar à este combalido e maltratado município.

Esta situação toda nos lembra um velho ditado popular que cabe bem neste momento: " Quem nasceu para ser tatu morre cavocando ".

24 comentários:

Anônimo disse...

Caro Beduíno;

Na época, porém, formou-se na cidade uma autêntica "Frente Ampla" contra o prefeito Ibis Cruz e seu secretariado, notadamente o arq. Cândido Malta Campos Filho. Foi essa "Frente Ampla", que reunia descontentes da Arena e opositores do MBD, que possibilitou a ascensão ao poder dos "Benassis" da vida. Era, na época, politicamente correto e de bom tom, ser contra os atos e as inciativas do governo Ibis. O resultado disso estamos sofrendo agora. Não nos esqueçamos que até mesmo um jornal foi fundado e patrocinado por esse grupo. Ibis não fez seu sucessor em 1.976. Pedro Fávaro, com o apoio da "Frente Ampla" venceu Arnaldo Martins dos Reis, candidato de Íbis, com Rubens de Lucca correndo por fora. Após seis anos de marasmo, caímos nas mãos do grupo Benassi, apoiado pela esquerda festiva, com Jayme Martins, o maior estelionatário político que já viveu em Jundiaí, à frente. Se fossemos uma cidade esclarecida, teríamos continuado com o sucessor indicado por Ibis. Agora, adeus viola!!!

Anônimo disse...

Além desse avião em urbanismo o Ibis tinha em seus quadros Heli Lopes Meireles que cuidavabda área jurídica. Fiz parte dessa turma com muito orgulho.

Anônimo disse...

Lendo o JJ de hoje Vi mais um besteira falada pelo vereador Rafael Purgato ,na matéria alguns vereadores criticam o secretario jurídico Edson Rocha ,e as palavras no nobre jovem vereador DP PCdoB ---" foi uma colocação equivocada já que a arrecadação da prefeitura caiu " referindo-se a possíveis aumento salarial que de algumas categorias de servidores que estão defasadas.Oras bolas se a prefeitura esta sem dinheiro porque toda semana que abro a imprensa oficial do municipio estão lá varias contratações de cargos em comissão ,isso quando não há criação de diretorias ,você vereador como representante do povo e funcionário publico concursado se enquadra nisso ,como povo deveria cobrar melhor o executivo ,afinal você o o prefeito são do mesmo partido ,manda um de seus cargos em comissão embora e peça que esse dinheiro volte a secretária de Rh para dar aumento aos servidores me disseram que só na secretaria de cultura existem 3 cargos que são indicação do sr nobre vereador ,e outra a sr criticar pessoas do seu próprio partido (secretário jurídico) isso Monstra o quanto esse governo esta desestruturado e uma equipe que não ae entende um quer aparecer mais que o outro .

JOSE CARLOS RODRIGUES disse...

Cesar veja o nível dos sindicalistas de Jundiaí e se realmente estão preocupados com os trabalhadores:

Vou comentar sobre os que você andou envolvido tentando ajudar na eleição de seus sindicatos, mas que deram as costa a você!

1 - Pernambuco e Mario da chapa 2 do sindicato dos rodoviários: Optaram em se alinhar com Miguel Haddad e Luiz Fernando Machado nas eleições de 2014, pedindo votos para eles ao invés de pedir votos pra você que era também estadual, já que esses oferecem ajuda financeira, então estão até o pescoço amarrados. Pelo que sei o PCB ofereceu a Unidade Classista, mas ele optaram em fazer acordo com o João Henrique, e se ligarem a Força Sindical, do Paulinho, que votou a favor da terceirização, isto é, está totalmente contra os trabalhadores. Então como pode um sindicato ser descaradamente contra os trabalhadores?
João Miguel, aquele que pula de galho em galho sempre a espera de uma oportunidade política, havia prometido a você que iria pro PCB, mas lhe traiu, trazendo um partido pra Jundiaí, aliás partidinho que deverá se alinhar com o PSDB em 2016.
Hoje podemos ver João Miguel e o advogado Alexandre, da associação que ele montou, elogiando o deputado alexandre pereira, o filho do Paulinho da força, como se ele fosse tudo de bom! Lembrando que o deputado tartaruga, é do Solidariedade, o partido que votou a favor da terceirização e contra os trabalhadores! Mas que merda é essa? Eles não se dizem também defensores dos trabalhadores? Por que então, estão apoiando que é contra?
Por tudo isso, Jundiaí merece os políticos que têm!

Anônimo disse...

Tayar, nós queremos saber quanto vai custar este novo centro que a secretária está falando.

Anônimo disse...

ESTE BLOG ESTA FICANDO
"PODEROSO"

Anônimo disse...

Jundiaí não tem vida acadêmica. Sequer festas acadêmicas tem, nem mesmo uma esbórnia acadêmica. Jundiaí não tem uma biblioteca que se entenda como tal. Jundiaí tem um punhado de abnegados que esforçam-se para manter um Gabinete de Leitura. Jundiaí não tem livrarias na proporção de sua população. A produção cultural de Jundiaí é patética. Nem mesmo bons espetáculos recebemos, mesmo tendo um teatro razoável e, o melhor, a proximidade com a capital. Ruim, ruim, pobre. Mas é na política que estamos mesmo na indigência, abaixo da raspa do tacho, uma vez que agora até importamos medíocres. Nenhum desses que aí estão, e nem seus antecessores, a bem dizer, é minimamente qualificado. Chulé.

Anônimo disse...

O Bigardi tá pagando 18 milhões pro mensaleiro Duda Mendonça melhorar sua péssima imagem e não tá adiantando. Tá tão queimado que não existe solução.

Anônimo disse...

E cadê a merenda pro curso noturno da escola Diogenes que o vereador Rafael Purgato prometeu para a comunidade do retiro estudantes da escola Diogenes no mesmo bairro ?A turma tá esperando até hoje e ele não pode nem fugir da promessa porque é do partido do prefeito.Vivia criticando o prefeito anterior agitando a moçada pra exigir a merenda , e agora ? Os estudantes continuam indo estudar com a barriga vazia .Qual será a proxima promessa do vereador para as próximas eleições . A população do Retiro merecia um representante melhor

FUNCIONÁRIO REVOLTADO disse...

Aproveitando a postagem do José Carlos Rodrigues, sobre o detestado João Miguel!

Sou funcionário público e afirmo, ninguém gosta desse sujeito. Foi um grande erro você tê-lo apoiado para o sindicato, pois quando você saiu candidato a deputado federal, o João Miguel nunca pediu um voto pra você!
Você o ajudou e ele jamais fez qualquer alusão a você, como ele está fazendo hoje a um vereador zero a esquerda, que que sair candidato a prefeito!
Senhor Cesar, abra os olhos, pois amigos há poucos, mas inimigos o senhor tem de sobra e querem lhe ver no fundo do poço!

Anônimo disse...

Saudades da época que um prefeito, no caso o Ibis, em uma mandato apenas, conseguiu construir 4 avenidas (9 de Julho, Imigrantes, 14 de dezembro e Frederico Ozanan) Em uma análise proporcional, em comparação com a arrecadação da sua gestão, ele fez mais que todos os prefeitos que o sucederam juntos, contando até mesmo com Sr. Bigardi.
Com essa arrecadação de hoje em dia, nas mãos de um Ibis, Jundiaí seria uma cidade padrão de 1º mundo.
Sintan-se envergonhados caros políticos atuais.

Anônimo disse...

O que temos hoje na cúpula?

Ex-falidos, ex-desempregados...

Nomeações políticas, e não técnicas.

Não é diferente na esfera estadual e federal.

Anônimo disse...

Este vereador Rafael Purgato, ainda não aprendeu sequer, pentear o cabelo ele ainda faz penteado "CHUCA_CHUCA"

Anônimo disse...

MAIS UM "LARANJA" DO "PT" FOI PARA A CADEIA. POR ENQUANTO, A CORDA AINDA ESTÁ AREBENTANDO NA PARTE MAIS FRACA SE DEUS QUIZER, NÃO VAI DEMORAR MUITO PARA CHEGAR NOS "CHEFÕES"

Anônimo disse...

Hely Lopes Meirelles, para quem não conhece, foi um dos maiores nomes do Direito Público que esse país já viu. Senão o maior.

E hoje, quem está a frente da Secretaria de Negócios Jurídicos?

E eu votei no Banana, crente que haveriam profundas mudanças, ao invés de votar no Íbis.

Não cometerei o mesmo erro ano que vem!!!!!!!

Anônimo disse...

O Prefeito Ibis Cruz saiu da Prefeitura com o mesmo que entrou e ainda por cima, pouco tempo depois, levou um golpe de uns sujeitinhos aí.

Anônimo disse...

Só uma coisinha: algumas pessoas foram avisadas antes do anúncio público de que seria feita a avenida 9 de julho, para comprarem terrenos ali. Santinhos, só no céu.

Anônimo disse...

Ouvir este vereador falar dá o mesmo o efeito de tomar um lacto purga aliás podemos chamar ele de Rafael Lacto Purgato....só faz cagada...rsrs

FernandoZingra disse...

Gostaria que me mostrassem algum vereador que legisla pelo munícipe?
Pois as denuncias só saem de nós, e mesmo o MP e o TC investigando, os vereadores fazem o papel que não lhes cabem, o de se calar!!!
A única tarefa de um vereador, é fiscalizar os atos do prefeito e da prefeitura!!!
Mas isso está longe de acontecer em nossa cidade, e não é de agora, foi institucionalizado a partir de 1983, e esse prefeito fraude política, entrou com o discurso que acabaria com isso, mas só contribuiu para aumentar a inércia!!!

Anônimo disse...

PODERIA COLOCAR O IBIS COMO SECRETARIO DE OBRAS QUEM SABE MELHORA EM ALGUMA COISA POIS BURRO A PREFEITURA TEM DEMAIS ONDE JA SE VIU ONIBUS EM VIA DE MOVIMENTO PARAR QUASE CINCO MINUTOS EM FRENTE AO SHOPPING DIGO DO LADO OPOSTO , JA NAO CABE UM CARRO E O BESTA DO SECRETARIO DE TRANSPORTE NAO VE QUE DA PARA PARAR O ONIBUS NA RUA AO LADO E VOLTAR PARA A FREDERICO PELA RUA PROXIMA QUEM ME MOSTROU ESTE CAMINHO FOI UM SENHOR DE IDADE POIS ESTE TEM MAIS VISAO DO QUE OS QUE REGEM A PASTA

Anônimo disse...

Deu no JJ que, "com pouco mais de 100 dias desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí já ultrapassou a dotação orçamentária para compra de medicamentos reivindicados por meio de mandados judiciais" . A dotação era de 5 milhões. Mas que merda é essa? Se, no ano passado, gastaram mais de dez milhões, quem foi o irresponsável que estimou essa despesa em menos da metade para este?
Essa gente tem de ir embora.
Imediatamente.

JOSE CARLOS RODRIGUES disse...

Ao anônimo das 21:45.

Lembrando que a avenida foi reformada pelo Miguel Haddad e sua trupe a peso de ouro, e que já havia a construção do shopping, então quem não previu adequações nessa avenida, foram os ignorantes desse administração PSDB, pois eu solicitei a construção de baias ou recuos em vários pontos da avenida, principalmente por conta de parada de ônibus ou de possíveis quebras de veículos, mas escutei um não que eles é que entendiam!
Se esse governo não presta, o do PSDB prestou e presta menos ainda, pois todos sabemos que os males que Jundiaí vem sofrendo a mais de 20 anos se deve a maneira que se criou quando o verdureiro assumiu o poder em 1983!
Pelo jeito você é uma dos defensores do PSDB. Ou posso lhe chamar de mendigo do PSDB? Já que sempre viveu de migalhas que eles lhe atiravam!

Anônimo disse...

POR FALAR EM "BAIA" NA AV. FREDERICO OSANÃN ESTA PRECISANDO A CONTRUÇÃO DE DUAS. UMA NA ENTRADA DO SHOPING DOS HADDADS E OUTRA NA ENTRADA DA CASA DO CONFEITEIRO. VISTO QUE OS VEÍCULOS, PARAM NA PRÓPRIA AVENIDA ANTES DE ENTRAREM NESTES LOCAIS PREJUDICANDO E COLOCANDO OS VEÍCULOS EM RISCO DE ACIDENTES.

Anônimo disse...

Todo Jundiaiense que se o preza se não sabe deve saber que o Ibis Cruz instalou também 14 postos de saúde e colocou em cada uma deles uma ambulância contratou 70 médicos. Fico pensando que se fizessem igual abrindo avenidas, melhorando a saude, pagando bom salario aos servidores, reservando agua, contratando guardas e muito mais Jundiai seria um modelo.