sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OS MISTÉRIOS DE JUNDIAÍ ! ! !

Todos temos acompanhado as manifestações populares que tem sacudido o país inteiro. Uma das questões que tem mobilizado centenas de milhares de pessoas é a que envolve as tarifas e os contratos do transporte coletivo nos municípios brasileiros. Após as ruidosas passeatas, tarifas foram reduzidas em várias cidades além do fato de contratos com as empresas de ônibus estarem sendo contestados por intermédio de pressões para a abertura de CPIs. Esta é uma postura correta já que a caixa preta do transporte coletivo por este país afora precisa ser aberta. A pergunta que se faz neste momento é a seguinte: E aqui em Jundiaí, hein ? Pois é. Além da prefeitura ter autorizado o aumento da tarifa para R$ 3,20, subsidiando os R$ 0,20 reajustados, os contratos e as planilhas de custos das empresas constituem-se em uma enorme interrogação. Inclusive já mostramos neste blog um trecho do edital da concorrência, vencida pelas atuais concessionárias, onde há indícios de favorecimento no que diz respeito às exigências sobre as garagens dos ônibus. Agora, o "governo da mudança" do prefeito Pedro Bigardi vai continuar quieto a respeito deste verdadeiro clamor popular ? As empresas de transporte coletivo vão continuar deitando e rolando pela cidade de Jundiaí ? Pelo jeito vão. O mais triste de tudo isso é que o compromisso de campanha não foi esse. Muito pelo contrário, ou seja, se vencesse a eleição o grupo que está no poder se comprometeu em passar a cidade a limpo com uma profunda auditoria em todo o executivo. Não bastasse esta enganação, os vereadores, sob a batuta do ex-vereador Jorge Haddad, entraram mudos e continuam calados em uma posição política bastante confortável, diferente da população que paga a tarifa mais cara do país e é transportada pelas ruas de Jundiaí espremida como se fosse sardinha em lata. Uma vergonha !!!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PSDB: LOBO EM PELE DE CORDEIRO ! ! !

Este assunto não tem relação direta com a administração da cidade de Jundiaí, que tem sido o foco principal das postagens deste blog. Mas ao assistir as imagens ficamos com o estômago revirado. Temos observado na TV o governador Alckmin dizer que vai processar as empresas do cartel do metrô mostrando que não sabia de nada. Pois é. Este vídeo mostra que não somente Geraldo Alckmin mas também José Serra e Mário Covas, não só sabiam como também concordaram com o cartel. Uma vergonha. Um descaramento sem nenhum limite. Só tomem o cuidado de assistirem esta matéria no banheiro pois se sentirem vontade de vomitar vocês já estarão em local apropriado.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

POR QUE JUNDIAÍ NÃO MUDOU ?

Sun Tzu (544 a.C. - 496 a.C.) foi um general, estrategista e filósofo chinês mais conhecido por sua obra A Arte da Guerra, composta por 13 capítulos de estratégias militares. O líder comunista Mao Tsé-Tung afirmou que parte da sua vitória sobre Chiang Kai-Shek e o Kuomintang em 1949 se deveu A Arte da Guerra. O livro influenciou bastante os textos de Mao sobre a guerra de guerrilha que, mais tarde, influenciaram as revoltas comunistas por todo o mundo. Porém, a vitória mais espetacular dos princípios do general Sun Tzu aconteceu no Vietnam onde Ho Chi Minh utilizou ao pé da letra os ensinamentos de A Arte da Guerra para expulsar de seu território os americanos com o mais poderoso exército dos tempos modernos. Hoje em dia os fundamentos Taoístas da estratégia do general Sun Tzu são utilizados não somente no campo militar mas também na política. Guardadas as devidas proporções, a partir daí podemos começar a entender as causas do fracasso do governo de Pedro Bigardi no momento em que o seu compromisso com as mudanças evaporou pelos ares de Jundiaí. Uma das histórias mais conhecidas sobre Sun Tzu é a seguinte: antes de contratar Sun Tzu, o rei de Wu testou as suas capacidades ordenando que treinasse um harém de 180 concubinas para que elas se transformassem em soldados. Sun Tzu dividiu-as em duas companhias, escolhendo para as comandar as duas concubinas preferidas do rei. Quando Sun Tzu lhes ordenou que se colocassem de face no chão, elas riram-se. Como reação, Sun Tzu disse que o general, ele próprio, era responsável por assegurar que os soldados entendiam as suas ordens. De novo, Sun Tzu dá-lhes a mesma ordem e, de novo, elas riram-se. Então, Sun Tzu ordenou que executassem as duas concubinas preferidas do rei, contra os protestos deste. Sun Tzu explicou ao rei que se os soldados compreendiam as ordens mas não as cumpriam, então a culpa era dos oficiais. Sun Tzu acrescentou que, quando um general é nomeado, é seu dever cumprir a sua missão, mesmo que o rei protestasse. Após a execução das duas concubinas, foram escolhidos novos oficiais para as substituir. Depois deste episódio, ambas as companhias passaram a executar as suas ordens sem qualquer falha. Fazendo uma analogia, o atual prefeito eleito de Jundiaí não conseguiu se colocar como tal obtendo de determinados companheiros o descaso como resultado, ou seja, teve desfeita a sua autoridade o que resultou que não há poder de mando no 8º andar. Quando este fato ocorreu com o general Sun Tzu ele mandou executar os seus oficiais para adquirir o necessário respeito. Já o prefeito Pedro Bigardi, após as desfeitas dos eternos oportunistas, aceitou calado o fim de sua imagem de comandante.