quinta-feira, 17 de maio de 2012

UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA ! ! !

Era o início da década de 1980. Governava a cidade um certo ex-prefeito que estamos impedidos pela justiça de citar o seu nome aqui no blog. Logo no começo de seu mandato ele adotou uma medida que mostrava, para toda a cidade, qual seria a maneira com que a saúde pública de Jundiaí seria tratada nos anos seguintes: Fechou a Faculdade de Medicina de Jundiaí alegando que ela não acrescentava nada à saúde do município. Na sessão da Câmara Municipal da noite em que foi aprovado o fechamento da escola, à medida em que os vereadores subiam à tribuna para votarem a favor deste ato insano, os alunos da faculdade atiravam moedas nos parlamentares. Um dos que votaram a favor do fechamento da escola médica na época foi o então vereador Miguel Haddad. Estava escrito ali o prefácio da tragédia. Após 26 anos deste grupo nefasto no poder local, a cidade vive a grave situação da desassistência médica pública materializada no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. A situação é tão caótica que o Ministério Público, acertadamente, impetrou uma Ação Civil Pública no fórum local pedindo a interdição do Pronto Socorro daquele hospital. A realidade é desumana pois os pacientes que para lá se dirigem ficam praticamente empilhados nos corredores do hospital, com dor, durante horas, aguardando o atendimento. Os funcionários do hospital se desdobram para dar conta da demanda mas não conseguem. Na realidade, a culpa não é deles e sim de 20 anos de negligência da administração municipal e de incompetência dos secretários de saúde que por lá passaram. O símbolo maior desta negligência é o fato de a prefeitura ter gasto R$ 54 milhões com o publicitário Duda Mendonça ao invés de investir este dinheiro na saúde pública com a construção de um novo Pronto Socorro para o Hospital São Vicente e a reforma da Casa de Saúde para que o estado abrisse o Hospital Regional. Mas não. O objetivo maior deles é se perpetuarem no poder local, o que faz com que o investimento em publicidade seja muito mais importante que o atendimento médico, afinal de contas quando os líderes do PSDB ficam doentes eles vão a São Paulo e procuram o Hospital Oswaldo Cruz, o Hospital Albert Einstein ou o Hospital Sírio-Libanês. Mas e o povo de Jundiaí que não pode ir nestes hospitais ? Bem, o povo, caros amigos, é apenas um detalhe que não tem a menor importância para os donatários da capitania de Jundiaí e pode muito bem ficar jogado pelos corredores cinzentos dos hospitais locais ao sabor do descaso público e da indigência política que dominam a cidade há mais de duas décadas.

18 comentários:

Anônimo disse...

Que sujeira hein???

Fico a cada dia mais indignado com essas informações.

Isso faz muito bem a população, porque muita coisa fica escondida e os jornais só publicam o que interessa a administração!!!

Ainda bem que há candidatos fortes e honestos que manifestaram interesse em acabar com essa sujeira toda.

Anônimo disse...

Notícia quente, copiada do Facebook de Patrícia Bigardi, filha do Pedro:
"Muito boa notícia!!!
Pedro Bigardi (PCdoB) e Durval Orlato (PT), pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, estarão juntos nas próximas eleições!!!
Agora vamos ver quem mais vem pra somar com a gente!!
Oposição unida pra mudar a história de Jundiaí!!!!"

Anônimo disse...

PEDRO BIGARDI E DURVAL ORLATO !!!
CHEGOU A HORA DÁ MUDANÇA !!!

Anônimo disse...

http://www.conjur.com.br/2012-mai-17/tj-sp-investigar-possivel-favorecimento-falencia-petroforte

Anônimo disse...

Hoje ouvi na Rádio CBN - Campinas um membro de uma associação ligada à saúde naquele município dizendo exatamente isso:
1- "Quando algum candidato a político prometer melhorar a saúde pública, NÃO vote nele, pois é um MENTIROSO!"
2- "Quando eles falam em melhorar a saúde, estão se referindo à saúde deles, porque, na realidade, quando ficam doentes, se dirigem aos melhores hospitais de São Paulo e, quem paga a conta, é óbvio, é o povo. Eles não usam o SUS (tão maravilhoso na teoria e uma m... na prática)".
3- "Não pensem que os convênios particulares são bons; 80% NÃO PRESTA, NÃO VALE NADA, mas a ANS não faz nada, pelo contrário, deixa que eles continuem enganando as pessoas".
Pena que não ouvi o nome desse cidadão, mas concordo com ele em tudo.
Agora vou lhes dizer uma coisa: há alguns meses, a esposa do Pedro Bigardi teve um problema de saúde, ele a levou ao Hospital Paulo Sacramento, não fez uso do Hospital Sírio-Libanês, nem do Albert Einstein.
Povo de Jundiaí, vamos mandar essa adiministração para a UTI e de lá para o necrotério. Não é isso que acontece com o povo? Temos que inverter a situação, chega!!!!!

Anônimo disse...

Não vamos esquecer que o investimento para se manter no poder não acontece apenas no senhor Duda Mendonça, mas tambám e principalmente no grande baloarte da sustentação que é a nossa gloriosa câmara de vereadores, alguém consegue estimar o custo da manutenção deste "lado" como chama o nobre vereador Tico, Acho que para quatro anos de mandato o valor do Duda é fichinha.

Marcus Guaicuru disse...

Lembro-me de uma reunião que haviamos marcado com o DEPUTADO PEDRO BIGARDI em 2011, para a qual NOSSO DEPUTADO chegou atrasado.

"Estava acompanhado sua esposa no Hospital Paulo Sacramento (em Jundiaí). Sua esposa sofrera um acidente e necessitava de tratamento especializado e urgente".

Muito diferente de certos secretários da administração do psdb de Jundiaí, bem diferente de um certo ex-prefeito, que trata sua enfermidade num dos mais renomados hospitais da Capital.

Eles acabaram com a saúde em Jundiaí e quando "a coisa aperta", correm para onde existe saúde confiável segundo eles, pois sabem que aqui em nossa cidade não há segundo eles, e por culpa da péssima gestão deles, médicos que se sujeitem a trabalhar em ambientes tão degradados por eles.

Precisamos divulgar que esse grupelho de 3, e agora 4 famílias que tomou nossa cidade à Mão Armada, vem DESFAZENDO com a saúde em Jundiaí.

Já fecharam o Hospital da Ponte, permitiram o fechamento do Hospital e Maternidade na Av. Jundiaí, mantém fechado há mais de 6 anos o Hospital da Casa de Saúde, Não modernizam e não equipam o Hospital São Vicente de Paulo...

Se conseguirem o milagre de se reelegerem, não duvidemos que sua próxima ação será, novamente, o fechamento da Faculdade de Medicina e quem sabe,do Hospital Universitário.

Anônimo disse...

Pedro Bigardi recebe apoio do PT nas eleições de Jundiaí

http://tudo-em-cima.blogspot.com.br/2012/05/pedro-bigardi-recebe-apoio-do-pt-nas.html

Anônimo disse...

Ja é um passo o apoio do PT na campanha de Pedro Bigardi,mas,pra realmente levar para o segundo turno, só trazendo o PSB e o PPS,aí vou sentir firmesa,do contrario,ainda não dá.

Anônimo disse...

Pedro Prefeito e Orlato Vice, já está resolvido, Pt vai coligar com PC do B. Vamos pro abraço!!!

Índio de Tanga disse...

Olhe... Como diria Paulo Maluf!

Trazer o pps para engrossar as fileiras da oposição, até que pode-se imaginar.

Mas trazer Oswaldo Fernandes com seu psb para a oposição, é pura utopia, miragem, sonho de drogado, fantasia de bêbado, viajar na maionese pular de penhasco e querer sobreviver.

Para com isso, meu! Você acredita que formiga trepa com elefante?

O pps, até pode ser, mas esse psb do professor Oswaldo Fernandes?

O cara não sai das barras da calça do miguel, tem Sacramoni, Sergio Souza e um monte de amigos do oitavo andar com ele.

Cai na real, cara!

Uga Uga

Little "Sickman" Richard disse...

Negligência e descaso tanto com a saúde como em outras áreas de atuação de um governo, seja ele qual for, infelizmente, estão disseminados em todo o Brasil. E como se sabe, o descaso é hierarquizado. Tanto o governo federal como os estaduais também deixam de repassar parte dos recursos destinados para um hospital. Além disso, tem aquela corrupção também hierarquizada. E se o governo municipal também não colabora então...Macas para todo lado!
Também não acredito que uma nova administração vá resolver tudo em um passe de mágica. Precisa-se tempo e apoio de outras esferas.
O que tanto os deputados estaduais como os federais que representam SP devem fazer é trabalhar para que todas as cidades da região tenham recursos para seus próprios hospitais. Não é possível Jundiaí ficar "bancando" tudo. Já falei aqui e repito: Tenho que pagar convênio médico porque os hopitais daqui tem de atender gente de outras cidades, sendo eu jundiaiense nato, ficando cada mais "véio" e não valendo mais a pena para meu convênio médico.
PS: Seria interessante saber a solução pelos representantes da oposição, já que, o grupo da situação deixou a situação dramática.

JOSÉ CARLOS RODRIGUES disse...

Que coisa Tayar, agora os jogos podem ser em Jundiaí e não mais em Vegas como vinha acontecendo!
Estão sempre presentes no poquer na Vila Rami o Presidente, o Lider do governo, o Irmãozinho e pasmem o Evangélico!
Perdem dinheiro a rodo, mas estão sempre bem, deve existir uma fonte inesgotável por enquanto...
Mas eu quero perh=guntar para o Evangélico, a Assembléia sabe que você é viciado em jogo de azar? Quem serve a DEUS não pode ser jogador e nem apostar, pois são coisas do diabo! Será que seus irmão de fé vão gostar de ficar sabendo que aquele que por muitas vezes se elegeu usando a PALAVRA DE DEUS é uma farsa? Como ficará os pastores que sempre pediram que votassem em você dizendo que você era um ungido?

MADMAX O GUERREIRO DO ASFALTO disse...

MESTRE TAYAR PARECE QUE SEGUNDA-FEIRA ESTOURA MAIS UMA GREVE DE BUSÃO.DIA PERFEITO PARA FAZER UMA MATÉRIA PARA MOSTRAR O CAOS QUE VAI VIRAR A CIDADE E O POVO VAI SE FODER DE NOVO POR CAUSA DO PREFEITO BURGUES QUE NUNCA ANDOU DE BUSÃO.

Anônimo disse...

o Lampião renasce das cinzas.

fiquem espertos a chapa2 vai esquentar.

Anônimo disse...

Óia aí, pessoá.

Us tripa vão tudu entra di grevi na sigunda fera.

Sabi di quem é a curpa?

Us home que armentá us ganhu, joga pra curpa dus tripa.

Daí us tripa diz que qué armento du saláru e devorve a curpa pros home qui qué armentá us ganhu.

Cumu é tudu cumbinadu caquele dus oitavu andá, andá nadica, purque elis só anda di elevadô pra mór di num duê os cambito nus degrá da iscada.

Tudin cumbinado e quem si ferra, é nóis que votô nas coxa nas eleição passada e agora tamu tudu tomanu nus óio ducú.

Anônimo disse...

Ok... não precisa citar o nome do Ex prefeito .... então vamos chama-lo apenas de o atual prefeito Odorico Paraguaçu Habbib´s he he he !

Anônimo disse...

E onde está o PA da rua Zuferey? A área foi desapropriada pelo então prefeito Ary Fossen e ficou abandonada. As casas foram ocupadas por pessoas para uso de drogas, causando problemas para a população local que passou a reclamar. Nas últimas eleições para deputado, as casas foram demolidas e colocada uma placa dizendo "futuras instalações do PA". O tempo passou, a placa sumiu e o PA?? ninguém sabe, ninguém viu..