sábado, 18 de junho de 2011

SEGREDOS E SEGREDOS ! ! !

O país todo tem acompanhado esta discussão sobre os atos secretos do governo federal. Os ex-presidentes Fernando Collor de Melo e José Sarney são a favor de que estas informações permaneçam em segredo eternamente. Pode-se aceitar que algumas questões relativas à segurança nacional permaneçam em sigilo, mas em um regime democrático tudo tem de ser transparente. Tudo bem. A nível nacional, então, admite-se algum sigilo em determinadas informações. Agora, por que segredos aqui em Jundiaí ? Sabe-se que existem alguns atos secretos guardados a sete chaves na Câmara Municipal de Jundiaí. Que atos são estes ? O que há de tão secreto na vida política da cidade que necessite ser escondido ? HUMMMMMM !!! Pelo jeito os presidentes do legislativo municipal tem muito a explicar sobre este assunto. É evidente que os vereadores que apoiam a situação não querem nem ouvir falar sobre essa história. Fica então a sugestão aos parlamentares de oposição que tragam a público o que existe de tão secreto na Câmara Municipal de Jundiaí, já que é um direito de todos os cidadãos jundiaienses terem acesso a estas informações. Mãos à obra caros vereadores !!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A TERRA DO NUNCA ! ! !

Nunca antes na história desta cidade se mentiu tanto a respeito de ações públicas como nos últimos 20 anos de gestões do PSDB. Os exemplos são inúmeros. Nas últimas semanas a mentira do hospital regional foi jogada na cara de toda a população. Sem planta, sem projeto, sem verba, sem vontade política, sem nada. E esta história se arrasta por quase 5 anos, enquanto mais de 40 pessoas estão largadas nos corredores do Hospital São Vicente por falta de vagas nas enfermarias. Até cirurgias foram adiadas nos últimos dias por falta de leitos para os pacientes. Muito bem. Agora, mais uma mentira das autoridades municipais acaba de ser desmascarada. A inauguração do AME, largamente anunciada pela imprensa tucana festiva, está no fio da navalha. A prefeitura anunciou que após o término da reforma do prédio do antigo INAMPS, a UNICAMP iria assumir a administração dos serviços médicos, certo ? ERRADO !!! Uma informação fresquinha que chegou até este blog diz que a UNICAMP não quer nem saber do AME de Jundiaí. Retirou-se do projeto, se é que um dia esteve nele. A prefeitura agora está tentando empurrar este trabalho para a Faculdade de Medicina de Jundiaí para, quem sabe, ter uma saída mais ou menos honrosa para este assunto. Eiiiitaaaaa PSDB, Hein ? Quanta conversa fiada, quanta enganação, quanta enrolação. É a casa da mãe Joana toda esta esculhambação municipal. Só que enquanto isso, se a população não está jogada nos corredores do Hospital São Vicente, ela está peregrinando à procura de alguma alma caridosa para curar as suas dores. Apenas um lembrete: O orçamento para a saúde pública de Jundiaí, no ano de 2011, é de R$ 250 milhões.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

COLOCANDO OS PINGOS NOS IS ! ! !

Após aquele lamentável acidente, na Av. 9 de Julho, que tirou a vida de duas pessoas muito queridas de todos nós, vários sites na internet, inclusive este blog, responsabilizaram em grande parte a prefeitura por não ter instalado as defensas necessárias no trajeto daquela via, o que poderia ter poupado as duas vítimas daquele episódio. Na edição do jornal Bom Dia Jundiaí de hoje, em sua coluna costumeira, o Desembargador Cláudio Levada disse o seguinte, em seus toques, a respeito ainda deste triste acidente:
.
.
.
3- " A 9 de Julho está ficando realmente muito bonita e, até por seu desenho e largura, justifica-se a colocação de radares fixos, que neste caso, sim, serão úteis para a segurança de motoristas e pedestres. Agora, só com muita insensibilidade (em direito, chama-se dolo de oportunismo) para querer faturar politicamente com as mortes que ocorreram no fatídico acidente que envolveu a família Campaz. Uma lástima! ".
.
.
.
Da mesma forma que o nobre desembargador tem o direito de emitir a sua opinião, temos também o direito de discordar. E discordamos em gênero, número e grau. Como dissemos acima, se a prefeitura tivesse colocado as defensas ao longo da avenida este acidente poderia não ter acontecido. Portanto, neste caso, existe a responsabilidade da prefeitura, sem a menor dúvida. Além disso, ninguém nesta cidade teria o desplante de usar uma tragédia como esta, ocorrida com pessoas tão queridas, para faturar politicamente. Ainda se refere o desembargador à figura do "dolo" como se alguém tivesse cometido algum crime. Oras bolas, estamos vivendo em um Estado de Direito e temos, portanto, a retaguarda constitucional para criticarmos as instituições, sempre com a intenção de melhorá-las. Enfim, sobre as colocações do nobre magistrado, podemos dizer que ele foi infeliz. Mesmo assim, apesar de o desembargador ter participado em 2008 de reuniões eleitorais favoráveis ao então candidato Miguel Haddad, como mostram as fotos abaixo, todos nós reconhecemos que o magistrado tem pautado o seu trabalho na trilha jurídica amparada pelo " Fumus Boni Juris ", termo latino ímpar e imprescindível para a nossa democracia.



domingo, 12 de junho de 2011

ASCENSÃO E QUEDA DA POLÍTICA S/A ! ! !

Todos temos acompanhado a transformação do sistema político de Jundiaí em um enorme balcão de negócios gerando polpudos dividendos às duas famílias que gerenciam o grupo dominante local. As políticas públicas na cidade passaram a ser uma mera moeda de troca aumentando sensivelmente o movimento na boca do caixa das transações público/privadas municipais. A máquina pública tem sido usada de maneira descarada no sentido de favorecer os empreendimentos particulares de algumas lideranças, em especial às duas famílias espertamente privilegiadas da cidade. Há algum tempo o imóvel onde funcionou a CICA foi comprado por um dos membros do grupo que nos governa há 20 anos; recentemente os dois prédios da POZZANI foram comprados por outro membro do grupo. Semana passada houve uma audiência pública onde foi discutido, entre outras coisas, o retorno do setor onde localiza-se a DURATEX a zona industrial deixando de ser institucional. Esta é mais uma jogada comercial dos coronéis da cidade já que como zona institucional ela não poderia ser negociada. Como zona industrial ela poderá ser vendida para que, por exemplo, alí possa ser construído um condomínio residencial. Para isso, posteriormente, a Câmara Municipal deverá ressetorizar o local, o que ocorrerá com facilidade porque a maioria dos vereadores, na situação de vaquinhas de presépio, estarão mugindo a favor dos interesses dos donatários da capitania de Jundiaí. Mas 2012 está próximo. Até funcionários comissionados da prefeitura já reconhecem que o ano que vem será o último deste grupo político no poder. Caberá ao futuro prefeito de oposição, que vencer as eleições municipais na cidade, realizar uma profunda auditoria nestes 20 anos de gestão do PSDB para não somente desmontar esta monumental máquina de negócios mas também moralizar a administração pública jundiaiense, fazendo com que ela sirva a todos os munícipes e não apenas a alguns espertalhões que se enriqueceram a custa da política municipal.