quarta-feira, 19 de outubro de 2011

JUNDIAÍ: UM MAR DE ILEGALIDADES ! ! !

Pela 14ª vez o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo rejeitou os contratos entre a Prefeitura de Jundiaí e a TEJOFRAN por terem sido feitos sem concorrência pública. A desculpa oferecida pelo executivo municipal é a situação emergencial. Um pequeno detalhe: Esta situação emergencial já dura 9 anos. Em outras rejeições, o conselheiro do TC Eduardo Bittencourt Carvalho já havia alegado o seguinte sobre a ausência de concorrência pública com a TEJOFRAN:

" Ainda que nos períodos iniciais as alegações da Municipalidade possam ter adquirido algum fundamento, o quadro que veio a ser delineado é que a Administração Municipal de Jundiaí, de modo inexplicável, busca se revestir da condição de prisioneira de impugnações formuladas contra os seus editais, e sob tal justificativa, está a disseminar contratos tipo emergenciais, o que, de forma alguma, pode ser acatado por esta Corte, vez que apresenta uma clara e grave afronta ao princípio constitucional consagrado no inciso XXI, do artigo 37, da Carta Magna (...) Seguramente, a disseminação de contratações diretas, sob a denominação de emergenciais, não atende o interesse coletivo, mas ao contrário, agride-o, pois não são meras cotações de preços que afastarão a gravidade do caso ".

Leiam abaixo a última rejeição do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Os amigos poderão conferir no rodapé dos documentos as 13 rejeições anteriores a respeito do contrato entre a Prefeitura de Jundiaí e a TEJOFRAN. Até quando a cidade vai ser governada por ilegalidades ? Com a palavra o prefeito Miguel Haddad.

Para aumentar a imagem clique sobre ela. Ao abrir a página preta, clique na linha escrita do lado esquerdo da imagem.


8 comentários:

Anônimo disse...

A Tejofran ("Excelência em Serviços")está em Jundiaí desde 1994, e veio pelas mãos de um ex-prefeito ligado a agricultura, cujo nome não se pode pronunciar neste blog.

Acreditem, prestação de serviços é um grande negócio.

Inicialmente, uma curiosidade: pesquisem e verão que na maioria das cidades geridas pelo PSDB a Tejofran é concessionária dos mais diversos serviços públicos. Mera coincidência?

Em Jundiaí, o contrato original de 1994 foi aditado inúmeras vezes. Contratos emergenciais com esta empresa também ocorreram ainda nos anos 90.

A área varrida aumentou praticamente o dobro, bem como a frequência da varrição (parcela considerável da cidade não era contemplada na licitação);

O projeto cata-treco foi inicialmente executado pela Tejofran, na forma de "aditamento" ao contrato inicial (acréscimo absurdo de horas-homem, horas-veículo);

Diga-se o mesmo da coleta seletiva (antigos Borboletões) e separação do lixo;

A colocação de caçambas da Tejofran para coleta de lixo em favelas, supermercados, estradas e afins foi do mesmo jeito.

Para se ter uma idéia, a Tejofran recebia na época (final dos anos 90)80 reais por caçamba de 7 metros cúbicos, mais o peso do lixo nela transportado. Na mesma época, uma pesquisa de mercado realizada por um servidor apurou que o valor do aluguel de uma caçamba com as mesmas caracteristicas por uma semana custava 30 reais!!! Detalhe: na prática, a Tejofran sub empreitava o serviço para empresas curiosamente de propriedade de alguns amigos do prefeito, que colocavam caçambas de 5 metros cúbicos (e não 7). Enchia mais rápido, trocava mais rápido, dava dinheiro mais rápido...

O servidor protocolou um documento questionando a disparidade entre os valores de mercado e os pagos pela municipalidade e o resultado? Foi perseguido até sua prematura aposentadoria...

Na verdade, este espaço é minúsculo para contar tanta história, ou até mesmo mostrar alguns papéis, não é mesmo, Senhores da Administração?

Hoje em dia?

Tente pedir na prefeitura uma cópia de inteiro teor do contrato com a Tejofran...

Tente descobrir quem são os agentes de fiscalização municipal empenhados em fiscalizar a qualidade e quantidade de serviços prestados pela Tejofran (motorista que anda de moto e CC não vale)...

Aproveite para perguntar quantas vezes estes agentes impuseram penalidades contratuais a Tejofran, afinal de contas, em tantos anos eles devem ter feito alguma besteira, como vazar chorume do caminhão, esquecer de varrer uma rua ou de coletar um lixinho aqui e ali...

São doadores de campanhas eleitorais? Pra situação ou oposição?

Tem alguém ligado a administração que é empregado da Tejofran?

Uma reflexão aos Jundiaienses natos ou de coração, até pra aqueles que se beneficiam desde tipo de absurdo:

Este é o futuro que Jundiaí merece?

Este é o exemplo que estão prestando aos seus filhos?

Uma boa noite de sono pra quem abriga a consciência na paz...

Índio de Tanga disse...

Nossa cidade vem sendo governada com ilegalidades por mais de vinte anos sob o comando do psdbosta e assim continuará, até o dia primeiro de Janeiro de 2013, quando assumirá a Administração um(a) Prefeito(a) independente, probo(a) que tenha caráter, honestidade e desejo sincero de favorecer a população; não apenas aqueles apaniguados que se aproximam do poder para mamar em suas têtas.

Não só mamar nas tetinhas gordas dos favorecimentos, mas participar das ilegalidades, falcatruas e desmandos sem fim.

Precisamos avaliar a administração que temos e na hora de votar, digitar o número da imparcialidade, da honra, do caráter que não compra votos, e irá nos tirar dessa ditadura política que sufoca o povo de Jundiaí há mais de vinte anos.

Anônimo disse...

o vereador Tico que teve as contas rejeitadas no Tribunal de Contas Estadual quer fazer gracinha com o deputado Pedro Bigardi. se manda meu! explica de onde você tirou tanto dinheiro para sua campanha? ou vai cuidar da grana do LFM. deixa o Pedro trabalhar.

Anônimo disse...

será que o existem duas éticas?

o agora deputado federal Luiz Fernando machado afirma que o Ministro Orlando Silva deve ser afastado devido as denuncias da revista veja.

só para lembrar: será que quando o Miguel Haddad estava na página 168de uma edição da mesma revista como campeão de processos ele pensava da mesma forma?

deveria ter dito a mesma coisa no mesmo Jornal ou o Ministro não tem direito à defesa?

quem votou jogou o voto na lata de lixo.

Anônimo disse...

PECRO BIGARDI, VOCÊ CONSEGUE SER MUITO MOLE.
OS CARAS ESTÃO TE CRUCIFICANDO.

SE VOCÊ REALMENTE QUER SER PREFEITO.

DEMONSTRE COM AÇÕES. ARREBENTE OS CARAS. PARTA PARA CIMA PAGUE OS JORNAIS USE A TV, RÁDIO.

Anônimo disse...

Bigardi, sugiro que peça para o MP investigar o enriquecimento ilícito do Vereador e ex-Presidente da Câmara, pois o mesmo era um cabeleireiro e depois que se tornou vereador ganhando 5 mil reais na época, montou um restaurante, comprou empresa e hoje tem uma mansão no Caxambú e diversos imóveis, dizem que o mesmo acertou um contrato com um banco vendendo as contas dos funcionários públicos por milhões.

Anônimo disse...

Quem será: Célio Soares Pereira?

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/10/cade-o-celio-soares-pereira-sera-o.html

Seria o amigo do José Roberto Arruda?

E aí JJ, JC, Tico LFM e cia?

Índio de Tanga disse...

Não vai dar nada...

Infelizmente encontrarão aberturas (propositais) nas leis e continuarão fazendo essas coisas até Janeiro de 2013.

Felizmente Janeiro de 2013 está chegando e a "limpeza" será feita, não com a tejofran, mas com pessoas que desejam o bem de nossa terra, o melhor para a população e não apenas para uma dúzia de cupinchas.

E não devemos sonhar com mudanças imediatas, já, agora, pois quem manda naqueles que deveriam promover a justiça, está lá no palácio dos bandeirantes e é do mesmo partido destes daqui.

As mudanças precisam começar pelas urnas, desde que sejam desta vez confiáveis e não sejam transportadas sem acompanhamento policial e sob a tutela dos fiscais eleitorais, pois esse recadastramento biométrico é outro engodo que também servirá apenas para nos enganar, mais uma vez.