quinta-feira, 26 de maio de 2011

A CIDADE SITIADA E SOB CENSURA ! ! !

Por volta do ano de 1973 o Brasil vivia uma época chamada por muitos de "anos de chumbo". Naqueles tempos o país era dominado por uma ditadura sangrenta sob a orientação do general Emílio Garrastazu Médici. Eram os tempos bárbaros das torturas nos porões do Doi-Codi e da Operação Bandeirante. Através de atos absurdos e totalitários, o então Ministro da Justiça, Prof. Dr. Alfredo Buzaid, liquidou com os últimos resquícios de liberdade no país. O resto da história todos já sabem como terminou. Muito bem. Hoje, em Jundiaí, estão querendo reviver os tempos do arbítrio, não mais através da ponta da baioneta mas sim pelo domínio dos interesses que rodeiam o poder político e econômico local. O governo do PSDB, instalado há 20 anos no executivo municipal, não admite a petulância daqueles que querem exercer a crítica livre, preceito básico de qualquer democracia que se preze. Há algumas semanas foi lançado na cidade um novo jornal chamado Folha do Japi. Este semanário tem exercido a sua função de informar mostrando à toda a cidade os desmandos da prefeitura através de matérias muito bem colocadas sobre os problemas de nosso cotidiano. Pronto. Foi só aparecer um jornal isento que a guarda pretoriana do PSDB entrou em ação. Dias atrás todas as bancas de jornal da cidade receberam uma circular altamente ameaçadora, colocando os jornaleiros na parede através de ameaças veladas pelo fato de que as bancas estão distribuindo jornais cujo intuito é "caluniar e ofender aos outros" além de "confundir a opinião do leitor". Esta circular é uma peça da mais pura e indigna política remanescente dos tempos da ditadura onde até jornalistas foram assassinados, cujo exemplo maior foi o de Vladimir Herzog. Leiam abaixo a lamentável circular, na íntegra, e sintam-se arrebatados ao ano de 1973 quando o país respirava os ares cinzentos oriundos dos quartéis. Mas lembrem-se: Não são os generais que estão no poder em Jundiaí e sim o PSDB.


23 comentários:

Anônimo disse...

ESTÃO ACABANDO COM A PRAÇA NO LARGO SÃO BENTO,LÁ ESTÃO FAZENDO BASES PARA SE COLOCAR BARRACAS DA FEIRA DO ARTEZANATO.

SENHORAS E SENHORES, TENHO UM LUGAR MELHOR QUE IRÁ ATÉ,FAZE-LOS VENDER MAIS.

COMO A AREA ONDE ERA O QUARTEL,NA RUA DO ROSÁRIO NÃO É MAIS FEDERAL E SIM MUNICIPAL,A PREFEITURA DEVERIA SOLICITAR A AREA PARA A FEIRA,CASO O PROPRIETÁRIO NÃO QUEIRA,DESAPROPRIA.O LUGAR É EXCELENTE,MÁS ENQUANTO O PSDB ESTIVER NO PODER,ISTO NÃO ACONTECERÁ,POIS, É DELE ESTA AREA...COMO É ???? NÃO SEI.

Anônimo disse...

Uma vergonha essa atitude.O que mais nos falta assistir nesta cidade? Já dizia o sábio " toda unanimidade é burra" e viva a democracia que garante os discordantes. Marquem a data para a resposta a tudo isso: 7/10/2012 dta reservada para as eleições municipais.

Anônimo disse...

alguem poderia me responder, se o novo shopping da nove esta bancando as obras da av( do viaduto até a rodoviaria ), onde é que esta o din din 70 milhoes? na conta bancaria de qual ou quais laranjas ?

Anônimo disse...

Amigo das 12:46, a área do quartel foi trocada, veja "trocada" pela construção de um hotel p/ o exercito, veja bem, a "construir" na região do Ibirapuera. Assinada por "licitação" duvidosa em 22/dez/98, noticiada pela Folha SP 04/jun/2000, coisas obscuras nos termos. Sabe qual "empreiteira" ganhadora?
RE Construções e Empreendimentos Ltda(sim, os sócios o irmão do interino e antigo na NEW), esta empresa fundada dias antes de 22/dez/98, com...ou sem licitação.
A FHE(Fundação Habitacional do Exercito),após denuncia, foi "obrigada" a enviar ao nobre promotor de nossa terra para apuração(inquerito civil nº 04/2000). Alguem sabe no que deu?!?!? Não, só sabemos de quem é o antigo quartel..Pode? Aqui pode!

Geraldo Oliveira disse...

Quem é esse tal de Paulo Lazzarini. Ele é secretário do que? Esse eu não conheço.

Antonio Carlos disse...

Parabéns novamente ao Folha do Japi!

Cutucou o ninho da tucanada.

Deixa comigo, que eu distribuo por aí.

Anônimo disse...

NOTICIA FRESQUINHA:

SERVIDORES DO MUNICIPIO EM ESTADO DE GREVE !!!!

PARALIZAÇÃO AGENDADA A PARTIR DA 0:00 HS DE TERÇA FEIRA DIA 31/05!!!

Antonio Carlos disse...

E o Folha do Japi avisou!!!

A passagem vai para R$ 2,90.

Para manter a qualidade???

http://web-srv04.redebomdia.com.br/noticias/dia-a-dia/55047/tarifa+de+onibus+municipal+vai+subir+9%2c4%25+em+jundiai+neste+domingo

Anônimo disse...

O prefeito de Jundiaí deveria ficar esperto,se acha intocavel,nada acontecerá,más se esquece que hoje as redes sociais avançaram e a comunicação não fica restrita a imprensa comprada e marrom de nossa cidade.
Prefeito se vc,e falo vc,porque não é digno de chama-lo de SR,não sabe ja existe uma linha direta com Brasilia informando tudo que em Jundiai acontece.
Se não sabe.a Policia Federal ja esta cercando informações,se não sabe,tudo que é dito aqui,é imediatamente repassado para Brasilia,não pense vc,prefeito,que ficará impune,se não sabe,tem gente comendo informações pelas beradas.
Sei que como sempre vc imagina que isso é imaginação,más não é,estou informando que logo,logo, sua casa vai cair,ou melhor seu império.Vc,prefeito,vai se arrepender de tudo que fez,um secretario será preso e abrirá o bico.
Não acredita?????? aguarde então.

Arthur Augusto disse...

Lamentavel, essa posição!

A Folha do Japi, pegou no calcanhar deles.

A folha do Japi poderia depois relacionar os lugares onde provavelmente não deixarâo distribuir o jornal.

Proponho, se houver impedimento de distribuir a Folha, cada pessoa ficar em frente da banca distribuindo para aqueles que comprarem o jornal.

Anônimo disse...

bomba ,, serios boatos , o ex diretor do teatro POYTHEAMA ,,ira ser agraciado com um contrato , que ira deixar sua conta bancaria mais gorda , aguardem fiquem de olho na imprensa oficial ..........

Anônimo disse...

A CENTRAL DE BOATARIA ACERTA MAIS UMA.

PASSAGEM R$ 2,90.

ZÉZINHODAAGAPEAMA disse...

JUNDIAI NÃO É CAMPINAS, NÉ MEEESSSSSSSSMOOOOOOO????

Luis disse...

A Folha do Japi está mesmo incomodando os coronéis, hein! Parabéns ao André Lux e aos outros que estão lutando para produzir cada edição do jornal, uma melhor do que a outra!

Anônimo disse...

quem banca a folha do japi? não vi nenhum anúncio....como faço pra anunciar, tem nota fiscal de serviços, da onde vem a grana? é lícita, tá contabilizada?

Ricardo disse...

A única coisa que me deixa feliz nesta postagem é que nem precisa xingar o indivíduo que assina essa monstruosidade ditatorial. O nome dele já diz tudo, LAZAR****.

SergioRDG disse...

Quero ver agora a ANJ falar em cerceamento à liberdade de imprensa. O que a Folha, o Estadão, a Globo e quetais teriam a dizer de tudo isso? Sou solidário e parabenizo pela iniciativa da Folha do Japi. Japi, aliás, um tesouro de biodiversidade e água em meio ao asfaltão que se tornou o Estado de SP.

Anônimo disse...

Paulo Cezar Lasarini, filho do sr. Luiz Lasarini e irmão de Eduardo Lazarini e Luiz Claudio Lazarini, donos da Distribuidora Paulista de Jornais e Revistas, já foi dono de quase 50% das bancas da cidade, ele que dita o que será distribuído nas bancas e quais as quantidades, por esse motivo é temido entre os jornaleiros. O cara não manda produto para os jornaleiros e acaba quebrando os coitados. A banca da 9 de julho é do irmão mais velho Luiz Claudio, que vive nas colunas sociais dos tabloides de Jundiaí.

Anônimo disse...

É mentira dizer qeu a Folha do Japi não tem anúncios. Tem sim, basta ver as edições no blog do jornal! Inclusive tem o email deles para quem quiser anunciar.

Agora, o que importa saber quem banca o jornal? O importante é que tem boa qualidade, traz notícias e análises bem fundamentadas e mais importante: está incomodando os coronéis que odeiam ser questionados sobre seus atos e desmandos, acostumados que estão com a imprensa subserviente local, que vive a anos às custas da publicidade da prefeitura...

José Carlos Silva Santos disse...

Creio que os jornaleiros não são obrigados a distribuir jornal político, seja lá de que partido for, graciosamente, isto é, sem ganho, uma vez que os jornaleiros mantem suas bancas com a finalidade de lucro, assim como qualquer comerciante, ou profissional liberal. Talvez se isso mudasse, o Jornal, que também vende espaços para publicidade e, portanto, visam lucro, pagasse quantia justa para que os jornaleiros distribuissem o jornal essa carta seria por eles desprezada. Afinal, caro Cesar Tayar, ninguém está obrigado a trabalhar de graça principalmente para que outrem tenha lucro.

Roberval disse...

Não vejo esse episódio com uma forma de censura, mas como um problema de mercado, é possível que esses materiais estejam interferindo nas vendas. Ou seja, é uma questão de negócio! Tanto é que os Jornais gratuitos de São Paulo (Metro, Destak...) são distribuídos nas ruas, não nas bancas, pois eles não pagam por isso...

Anônimo disse...

As Bancas não são obrigadas a distribuir nada de graça, mas quando a Folha, Estadão, Veja, Globo, Isto É, etc... Quando fazem promoções (que não são de graça), eles são obrigados sim.

Ora bolas o dono(a) da Banca se se sentir a vontade distribui ou não a seu gosto. A questão é a seguinte: - A carta que o prefeito mandou este senhor Pedro Lazarini escrever é intimidadora.
O conteúdo do Folha do Japi, não tem nada de mais, os outros Jornais da nossa Cidade é que são fracos, inclusive BANCADOS pela prefeitura e pior, com alguns CARGOS COMISSIONADOS conhecidos.

André Lux disse...

Todos os donos de bancas procurados por nós aceitam expor a Folha do Japi, alguns até de forma entusiasmada.

De todas as bancas visitadas por nós, apenas UMA não aceitou o jornal com a justificativa de que não havia mais espaço no local.

A carta com ameaças veladas aos donos das bancas teve efeito nulo e foi apenas mais um tiro no pé daqueles que não sabem respeitar a democracia e a liberdade de expressão.