quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO ! ! !

Durante todo este ano de 2010 estivemos denunciando neste blog os desmandos protagonizados pelo coronelismo tucano de Jundiaí. A cada dia que passa fica mais evidente que o grupo político que está no poder na cidade, capitaneado pelo PSDB, tem como principal objetivo usar o bem público a serviço de interesses privados. Há muitos anos um ex-prefeito da cidade, ao ser homenageado pela Câmara Municipal, fez um perfeito retrato da política dominante no município. Sendo esta radiografia bastante atual, repetimos neste momento trechos do discurso daquele político, para a nossa reflexão, que deverão nortear as nossas ações políticas no futuro.

"...A situação hoje se agrava sobremaneira. Ao poder econômico soma-se, agora, o poder político. E a democracia continua sofrendo terríveis arranhões..."

"...Que chances tem os que se dispõem a participar, pela primeira vez, da vida pública, direito inalienável de todo cidadão ?... "

"...Dizem: "Eles podem ser candidatos à reeleição mas não podem usar a máquina". Quanta hipocrisia ! Eu lhes afirmo que aqueles que buscam a reeleição em nenhum momento deixam de usar a máquina, pressionando direta ou indiretamente, implícita ou explicitamente, os seus servidores, fazendo-os trabalhar como meros cabos eleitorais, de graça, pagos com o nosso dinheiro; promovendo com a força do poder, coligações mirabolantes, garantindo um leque de apoio inexpugnável; cerceando, e às vezes até anulando, a ação da imprensa, da mídia, tão necessária à formação da opinião pública..."

"...Não deixemos que usem nossos cidadãos, que nos usem, como peças insignificantes no tabuleiro que armaram. Infelizmente nosso voto deixou de ser arma preciosa para a consolidação da democracia. Que ele seja, ao menos, a expressão de nossa indignação, de nosso repúdio, de nosso protesto e de nosso alerta, como cidadãos e como brasileiros. "

Prof. Pedro Fávaro
Ex-prefeito de Jundiaí