sexta-feira, 21 de maio de 2010

QUE REALIDADE ENVOLVE O PLANO DIRETOR ?

Esta parece ser uma eterna discussão. Debates, audiências públicas, emendas, reuniões e propostas. Porém nada muda. Os beneficiados pelo "novo" Plano Diretor serão os mesmos. Há anos que a Comissão do Plano Diretor atua mas nada acontece. Por que ? Porque não interessa aos coronéis da cidade qualquer mudança. Não interessa aos especuladores imobiliários modificação nenhuma. Um exemplo claro da falta de interesse dos prefeitos do PSDB sobre mudanças está na setorização da cidade. Por que a setorização de Jundiaí não é retirada do Plano Diretor ? Porque ela rende altos lucros para os espertalhões que já estamos cansados de conhecer. As mudanças de setorização de glebas de terras na cidade atende aos anseios econômicos não somente daqueles que autorizam a mudança mas também dos que se beneficiam dela. Compram enormes áreas na zona rural a preço de banana e modificam estas áreas para zona urbana vendendo a preço de ouro. Este é apenas um exemplo sobre a manipulação imobiliária que acontece na cidade. Os beneficiados ? Não precisamos nem citar o nome deles pois são amplamente conhecidos. Desta vez não será diferente. Tudo será decidido no 8º andar da prefeitura atendendo aos pedidos de sempre. Na verdade, meus amigos, o Plano Diretor de Jundiaí faz parte de uma milionária rede de negócios que é gerenciada por aqueles que detém o poder econômico e político na cidade, através dos quais dão impulso à exploração imobiliária levada a cabo por pouquíssimos atores e empreendedores que fazem parte do seleto grupo que gerencia a Política S/A, dominante há mais de 20 anos na cidade de Jundiaí.

14 comentários:

Cover do Chalaça disse...

Tayar, sempre que se discute o PDFT da terrinha me dá calafrios. Desde há muitos anos os espertalhões que infestam e infestaram a política local usam e abusam de mudanças no Plano Diretor para obterem vantagens políticas e/ou pecuniárias. Uma vergonha. Tinha até um vereador, meio carequinha e ex-presidente de estatal que cuidava de rodovias, que dizia:"Vamos dificultar para depois facilitar".Ele e outro "turquinho" eram especialistas no assunto e ganharam muito nas suas estocadas contra o real interesse público. Grande parte das mudanças que são propostas ao Plano Diretor se baseiam em interesses excusos, de grupelhos políticos e de poderosos do prato do dia envolvidos com a especulação imobiliária. Tem gente que abandonou suas lides anteriores -- como trabalhar no ramo da agricultura -- para investir em outro nicho bem mais rentável, com lucros imobiliários astronômicos. Precisariam ser donos do Ceagesp para passar perto de tanto lucro. Agora ocorre nova investida.Liberar áreas no bairro do Medeiros e região chega a dar ânsia de vômito, de tanto fedor. Uma pena que as autoridades que poderiam fazer algo contra isso -- o Ministério Público, por exemplo -- parece que já se ambientaram e nem sentem mais o mau cheiro que exala forte deste lixo no qual se transformou o nosso Plano Diretor.A moral, a ética e os bons costumes estão putrefatos em Jundiaí. A dignidade está passando bem ao largo de tudo isso, meu caro Tayar. Aqui na terrinha o que vale é o poder dos mais fortes, contra os quais ninguém ousa bater de frente. Insidiosos, agem na calada da noite -- como fazem os gatunos -- em nome do progresso, do desenvolvimento e da qualidade de vida "cada vez maior na cidade". Enquanto a turba ignara e os omissos se calam, eles vão remando em frente, enriquecendo cada vez mais. Só resta a nós, pobres cristãos indefesos, diante de tanta esculhambação por parte dos poderosos do prato do dia, atentarmos para o ensinamento bíblico que diz:"És pó e ao pó retornarás". Ao que completo: E sem levar nada, bando de escribas e fariseus. Vão morrer e deixar tudo por aqui mesmo, dilapidado por sucessores que, sem terem tido boa formação -- diante de tantos maus exemplos -- não deixarão pedra sobre pedra. Até parece praga. E tenho dito.

Cover do Chalaça disse...

Diante do que se vê hoje na cidade o ex-prefeito Ibis Cruz bem que poderia ser canonizado. Tem empresário que na década de 70 se mostrava indignado com as barbaridades cometidas pelo ex-prefeito Ibis Cruz, mas agora anda de braço dado com a especulação imobiliária. Esse negócio de plásticos rende menos, é perigoso. Vive pegando fogo.
Se comparado com o que é feito atualmente na cidade,Ibis Cruz poderia até ser canonizado, de tão santo que é. Ele não passa hoje, se comparado com esta trupe imobiliária safardana, de um aprendiz de feiticeiro; um cristão novo, se preferirem. Seria julgado agora pelo Tribunal de Pequenas Causas, o tal de JEC.
E ainda por cima os caras de agora são incompetentes, pois as obras a que se propõem são lentas, demoradas. Vejam como se arrasta a Nove de Julho, aliás, obra do combatido Ibis. Que tristeza. Vou colocar um selo no vidro traseiro do meu carro com os dizeres : "Eu era feliz e não sabia". Mas cabe ainda um pergunta: e a nossa oposição?? Diria que se der três tartarugas para ela tomar conta, todas fogem.

véinho disse...

Ô Chalaça!

Era um cara Feliz, sempre aberto à negociações, não?

cesar tayar disse...

Em um dos jornais de hoje foi publicada a seguinte nota: " Araken Martinho, presidente da Comissão do Plano Diretor, informou ontem que ainda não recebeu nenhum documento do PT. O arquiteto também não tem conhecimento do projeto que está em trâmite no Legislativo. "Enviei uma carta ao Jaderson (Spina, secretário de Planejamento) afirmando que a comissão fez uma série de alterações ao projeto e não sabemos o que foi considerado. O plano não está vendo a cidade como um todo ". Meu Deus do céu, se nem o presidente da Comissão do Plano Diretor tem conhecimento do que está tramitando, o que dizer do povo de Jundiaí ? Audiências públicas para inglês ver ? Todos sabemos da competência e da seriedade do arquiteto Araken Martinho. Baseado nestas virtudes, que ele tem de sobra, restam duas alternativas ao bom e velho Araken: Ou ele coloca a boca no trombone e denuncia as manipulações que estão em curso no Plano Diretor, ou se desliga da Comissão do Plano Diretor. O que não se pode aceitar é os coronéis levarem a toque de caixa a aprovação do novo texto, de acordo com seus interesses, e ficar tudo por isso mesmo.

KALANGO DOIDO disse...

Ao Cover do Chalaça:

Grande parte dessa turma que se apoderou de Jundiaí, era da turma do Ibis, só que esses forma mais espertos, deixaram o abacaxi pro Ibis!!!
Basta ver na mão de quem ficou quase todos os terrenos da 9 de julho!!!
Me lembro de um certo sr. que hoje paga de empresário bem sucedido e é do PSDB que era um morto de fome, não tinha um gato pra puxar pelo rabo e hoje é dono de posto, de terrenos super valorizados, foi acionista do Maxi!!! Enfim nesse caso mudou a mer...e as moscas continuaram as mesmas!!! Mas tudo isso sempre foi feito bem embaixo do nariz da oposição, e está tadinha, nem reclamar a altura soube!!!

Anônimo disse...

E TAMBÉM NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A CÂMARA MUNICIPAL TÊM O PODER PARA INFLUIR DECISIVAMENTE NESTA QUESTÃO E NADA FAZ. ME PARECE QUE ESTÃO TODOS MUITO FELIZES POIS TAMBÉM NÃO SE MOSTRAM AOS SEUS ELEITORES, AFINAL SESSÃO DA CAMARA DURANTE O DIA É O QUE DE MELHOR EXISTE PARA ELES E ASSIM VÃO ENGANANDO OS ELEITORES, QUE TAMBÉM TEM SUA PARCELA DE CULPA POR TEREM ESCOLHIDOS ESSAS PERSONALIDADES, ALGUMAS ESTÃO LÁ NO MÍNIMO HÁ DOIS MANDATOS. QUE DEUS NOS AJUDE.

O Comunista disse...

Eu me inscrevi e recebi o "interrogatório" para "opinar" sobre o Orçamento. As perguntas - apenas 3 são de relevância - objetam saber seu e-mail e endereço para mandar propaganda política.
Vamos aguardar.

Anônimo disse...

Será que não podemos fazer nada? Ou não queremos? Quem faz ou fala alguma coisa contrária aos interesses dos que nomeamos donos de Jundiaí, sofrem represálias sim. Os administradores e a maioria do Legislativo, não engolem críticas, não estão abertos ao debate, colocam-se como representantes sem representados e não aceitam cara feia. Nem a mãezona qua atende a todos os pedidos formulados pelo 156, sejam quais forem, e está sempre buscando nomes de falecidos para denominar ruas, consegue aplacar os ânimos dos colegas, quando atingidos pela crítica. Eles ficam furiosos, perdem o auto controle, falam sem critérios.
Mas se comparecermos, se opinarmos através de todos os canais possíveis, se mobilizarmos a família, os amigos, os vizinhos, e exigirmos que a oposição nos represente, conseguiremos. Adiante, vamos ultrapassar os limites deste blog, concretizarmos nossos sonhos e transformarmos esta cidade, no que eles dizem que é sem nunca ter sido. Vamos revelar a verdade aos que não sabem. Parem num ponto de ônibus e conversem com os usuários de todos dias, com os trabalhadores que dependem da condução mais cara do Brasil, e terão palanque para desopilarem o fígado. Somos maioria e não somos incapazes, sabemos de quase tudo, o suficiente para detonar com a imagem dos falsos interessados no bem comum. Encontro vocês na próxima reunião sobre Plano Diretor.

Ricardo disse...

Como eu já disse em comentário que não foi publicado, Jundiaí é tratada como tabuleiro de jogo "Banco imobiliário". Importa ganhar, ainda que seja necessário mudar as regras a cada lance.

Comunista do PC do B disse...

Agora que a Folha contratou alguns "palanqueiros dilmistas", ela deixa de ser do PIG?
Com a palavra os de plantão.

Ricardo disse...

Comunista, aqui sua resposta:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/05/23/visita-da-saude-a-folha-ficou-azul-como-as-camisas-do-serra/
Uma vez PIG, sempre PIG.

KALANGO DOIDO disse...

Ao comunista do PC do B!!!

Infelizmente vivemos em um país que se diz em evolução, mas pelo que vemos nossa midia está cada vez mais atrelado a políticos corruptos em troca de favores!!!
Nossa midia vive e sempre viveu a custa de governos, se não houver o dinheiro deles, nossa pais passa não ter mais canais de TV ou jornais! Uma das poucas mídia que não sobrevivia as custas do Governo era o Pasquim, depois da abertura política fechou!!! Acho que os partidos políticos que querem mostrar que o que a midia vende é pura enganação, deveriam fazer movimentos ou criar meios de levar a verdade a população, mas isso infelizmente não ocorre, até porque os partidos políticos hoje perderam suas ideologias, basta ver as alianças que são feitas em nome de querer eleger ou reeleger seus filiados!!!

Comunista do PC do B disse...

Ao Ricardo, ao Kalango: é a minha opinião.
Mas pensei que mais gente fosse responder.
Talvez isto não tenha mais tanta importância assim.
Então não importa de onde venha o dinheiro, contanto que entre na conta!

Anônimo disse...

meus amigos aqui o negócio acontece da seguinte maneira, 06 dúzia de elementos se reuniem abrem o mapa da cidade e fazem o seguinte, aqui dá pra gente pegar aquele dinheiro do FGTS do governo federal e fazer obras pra valorizar as nossas propriedades, ali a gente ressetoriza pois estamos adquirindo uma área ali próximo, lógico primeiro eles adquirirem a preço de banana. assim eles vão fazendo o q bem entendem de acordo com seus interesses e o povão assisti e eles ainda riem muito da nossa cara e fica tudo por isso mesmo, e ainda dpois de tudo isso eles presenteiam agentes do judiciário com belas casas, apartamentos e terrenos, logicamente tudo em nome de laranjas.