segunda-feira, 5 de abril de 2010

MIGUEL HADDAD, SCARINGELLA,... ! ! !


...Duda Mendonça, o ex-marqueteiro de Paulo Maluf. Ele também desembarcou na cidade recebendo da Prefeitura Municipal de Jundiaí R$ 9 milhões a título de verba de publicidade. Parte desse dinheiro será repassado à maioria da imprensa local.

A política de transporte coletivo em Jundiaí implantada pelo secretário Roberto Salvador Scaringella é a mesma de quando ele era assessor do ex-prefeito Paulo Salim Maluf, ou seja, radares, indústria da multa, amarelinhos, etc.... Mas a pior face desta política é o aumento das tarifas. Nem mesmo acabou a páscoa e a prefeitura já aumentou a passagem do transporte coletivo de R$ 2,50 para R$ 2,65. Quem está feliz com tudo isso e esfregando as mãos são as empresas de ônibus. Já colocamos aqui os descalabros dos coronéis nesta área. Foram R$ 70 milhões jogados fora na construção do SITU; foi a nova rodoviária que, do dia para a noite, dobrou de preço de R$ 3,5 milhões para R$ 7 milhões; são os terminais urbanos que estão sendo entregues nas mãos de empresas privadas para serem gerenciados. Enfim, tudo isso já sabemos. O que não sabemos é quais são os ítens que são levados em conta para que haja o reajuste das tarifas. Alguma santa criatura desta cidade já viu algum dia a planilha de custos das empresas de ônibus ? Não viram e jamais verão enquanto a cidade for administrada por este grupo que aí está. Esta planilha é um segredo de estado guardado a sete chaves, igualzinho ao contrato entre o Paulista F.C. e o Banco Fator. Apenas para terem uma idéia do valor absurdo da tarifa local, leiam a tabela abaixo e façam um comparativo entre Jundiaí e todas as capitais do país:

CAPITAL - TARIFA DE ÔNIBUS

Florianópolis (SC) -----------R$ 2,80
São Paulo (SP) ---------------R$ 2,70
*Jundiaí (SP) -----------------R$ 2,65*
Campo Grande (MS) ------------R$ 2,50
Belo Horizonte (MG) ----------R$ 2,30
Cuiabá (MT) ------------------R$ 2,30
Porto Velho (RO) -------------R$ 2,30
Porto Alegre (RS) ------------R$ 2,30
Manaus (AM) ------------------R$ 2,25
Goiânia (GO) -----------------R$ 2,25
Salvador (BA) ----------------R$ 2,20
Curitiba (PR) ----------------R$ 2,20
Rio de Janeiro (RJ) ----------R$ 2,20
Maceió (AL) ------------------R$ 2,00
Brasília (DF) ----------------R$ 2,00
Natal (RN) -------------------R$ 2,00
Boa Vista (RR) ---------------R$ 2,00
Palmas (TO) ------------------R$ 2,00
Macapá (AP) ------------------R$ 1,95
Aracaju (SE) -----------------R$ 1,95
Rio Branco (AC) --------------R$ 1,90
Vitória (ES) -----------------R$ 1,85
Recife (PE) ------------------R$ 1,85
Fortaleza (CE) ---------------R$ 1,80
João Pessoa (PB) -------------R$ 1,80
Teresina (PI) ----------------R$ 1,75
Belém (PA) -------------------R$ 1,70
São Luís (MA) ----------------R$ 1,60

É como dizia a aluna Zélia Caridosa de Melo da escolinha do Professor Raimundo: " O povo, professor, é apenas um detalhe ".

5 comentários:

André Lux disse...

O editor-chefe do Jornal de Jundiaí me atacou novamente em editorial. Confiam: http://tudo-em-cima.blogspot.com/2010/04/e-gloria-parte-2-editor-chefe-do-jornal.html

Cover do Chalaça disse...

Realmente, para quem esperava grandes soluções para o trânsito da cidade, o tal de Scaringela foi uma decepção. Para fazer o que se está fazendo até agora poderiamos continuar com a prata da casa, por menor custo. Mas preferiram o pedigree do Scaringela ao arroz com feijão de até então. Ruim para a imagem do Scaringela, pior para o prefeito janota que come mortadela e arrota peru e péssimo, muito péssimo para o povo de Jundiaí.

Anônimo disse...

você sabia que R$ 0,08 da tarifa dos onibus urbanos deve ser destinada à limpeza e manutenção dos terminais da cidade. E que se hoje eles são uma sujeira é porque as empresa não estão cumprindo com a obrigação contratual de manutenção dos terminais?
Segundo um funcionário se isso chegar ao Tribunal de Contas vai virar escândalo.
Pesquise prá ver.

Aranha disse...

A tarifa de ônibus em Jundiaí está nesse valor porque a Prefeitura NUNCA admitiu subsidiar o transporte coletivo, como ocorre em outras cidades. Jundiaí também deixou de privilegiar os ônibus, para que andem mais rápido. Alguém se lembra de que a Rangel Pestana tinha corredor exclusivo para os coletivos?

Ivan Marcos Machado
www.aranha.blog.com

Anônimo disse...

Tinha corredor de ônibus sim. Me lembro. Só que, se hoje, for colocado um corredor de ônibus, nem que seja na Rangel, o trânsito no centro vai travar. Haja vista os semáforos da cidade, que não permitem que os veículos circulem por mais de 50 metros sem fazer uma parada no próximo sinal vermelho.
Lamentável: lembra de um slogan que dizia: Jundiai. Cidade do novo Século?
Parece um achincalhe com a cara do zé povinho que vota nos coronéis à guisa de um 'salto de desenvolvimento'.