segunda-feira, 7 de setembro de 2009

INDEPENDÊNCIA OU MORTE ! ! ! ( I )


Este foi o grito de D. Pedro I no dia 7 de setembro de 1822 que libertou o Brasil do domínio imperial português. Este ato, realizado às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo, foi levado a cabo pelo Príncipe Regente porque seu pai, o Rei de Portugal D. João VI, enviou-lhe uma carta ordenando que ele voltasse a Portugal, submetendo-se ao rei e às Cortes. Mal sabia D. Pedro I que seu grito de liberdade iria ecoar, depois de 187 anos, em uma cidade próxima a São Paulo. Hoje, o povo de Jundiaí tem este grito na ponta da língua. Uma cidade que há 20 anos é escravizada pelos interesses coronelistas que, aos moldes da Corte Portuguesa na época, exploram as nossas riquezas para fortalecerem o poder central espalhado pelos corredores sombrios de nosso município. Esta inesquecível expressão "Independência ou Morte" representa nos dias de hoje, para nós jundiaienses, o rompimento com os grilhões de uma política feudalista de duas famílias que organizaram um sistema de dominação mentiroso e ilusório, colocando a população de Jundiaí na condição de meros vassalos de um poder imperial sempre em representação. Que a coragem de D. Pedro I penetre no coração de todos os jundiaienses para que, em breve, possamos declarar a nossa tão sonhada e esperada independência.

3 comentários:

Anônimo disse...

e a OPOSIÇÂO?? ta tudo quieto demais, e os "esquerda" locais silenciosos, silenciosos.
lembra no tempo do Ibis, a oposição? chegaram a fundar o jornal de segunda, nos dois sentidos, e tanto bateram ate que derrubaram... até o Paulista FC foi usado contra o Ibis, ao contrario de hoje, que se ferrando, ainda assim abriga um deles... infelizmente, os eleitores "deles" bão leem blogs. a gritaria tem que ser para TODA A CIDADE OUVIR...

Anônimo disse...

pois é caro amigo, seria bom que toda a cidade ouvisse, mas como fazer com essa nossa imprensa. porisso que precisa mudar toda essa situação e não se preocupe que a verdadeira oposição está trabalhando e muito, é só aguardar.

Anônimo disse...

CANTE E NÃO CHORE.

Ai, ai, ai,ai,
tá chegando a hora!
O TSE está se mexendo
e o turquinho já vai embora.