sábado, 22 de agosto de 2009

QUE JUSTIÇA É ESSA ?

O escândalo de arbitragem que abalou o futebol brasileiro há quatro anos ficou impune. Nesta quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo arquivou o processo do caso que ficou conhecido como Máfia do Apito. Os desembargadores Francisco Menin e Christiano Kuntz votaram pelo trancamento do processo, enquanto Fernando Miranda votou para anular a ação. Cabe recurso ao Ministério Público, que vai analisar se segue com a tentativa de punir os réus. Os árbitros de futebol Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon confessaram o roubo. Tanto Edilson como os empresários Nagib Fayad e Vanderlei Pololi, acusados de aliciar os árbitros, foram detidos e cumpriram prisão temporária de cinco dias. Por ter se apresentado à PF, Danelon não foi preso. Confissões feitas e suspeitos detidos, caiu então o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Armando Marques. Após confirmar a manipulação de resultados, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), sob a presidência de Luiz Sveiter, remarcou 11 partidas da competição e puniu os árbitros Edílson e Paulo José Danelon com o afastamento definitivo do quadro da CBF. A decisão sobre o caso havia sido adiada porque Kuntz pediu um prazo maior para análise. Nesta quinta, porém, ele e Menin entenderam que os fatos narrados no processo não estão enquadrados em nenhum artigo na lei e, portanto, não podem ser classificados como crime. Muito bem. Não vamos nem falar do que acontece em Jundiaí, onde o prefeito interino Miguel Haddad foi cassado 8 vezes na mesma eleição, por ter cometido todos os crimes eleitorais previstos na lei e continua no cargo. UM ABSURDO JURÍDICO. Para completar, nesta semana lemos, no jornal Bom Dia Jundiaí, um artigo escrito pelo Desembargador Cláudio Levada onde ele diz que a Ministra Dilma Rousseff poderá ser a mais nova parlapatona do país. O significado desta palavra nos dicionários é: "Mentiroso; Impostor; Fanfarrão". Agora fica a pergunta: Como é que um Desembargador de Justiça se refere, públicamente, à uma Ministra de Estado desta forma ? Diante disso, apenas gostaríamos de saber se haverá alguma atitude da Corregedoria da Magistratura do Estado de São Paulo sobre este artigo do nobre desembargador ou tudo ficará por isso mesmo. De qualquer forma, meus amigos, a Deusa Temis deve estar preocupada pois as colunas do Templo Romano, símbolo do Direito, estão muito abaladas nesta terra que um dia foi chamada de Ilha de Vera Cruz; depois, Terra da Santa Cruz; e hoje se chama Brasil.

4 comentários:

priscila disse...

Ai caro Cesar,fico enojada com tanta canalhice entre nossos três poderes.Mas infelizmente se todos ou pelo menos a maioria se unissem que nem oriente médio,claro que guerra não seria a melhor solução e também sei que muitos não gostam do militarismo,mas acredito que na sujeirada que está e já que a população é um tanto covarde e individualista e só age quando o problema lhe fere diretamenrte então se faz ao meu ver necessário um golpe civil.


segue:


Um Golpe de Estado costuma acontecer quando um grupo político renega as vias institucionais para chegar ao poder e apela para métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo. No modelo mais comum de golpes (principalmente em países do Terceiro Mundo), as forças rebeladas (civis ou militares) cercam ou tomam de assalto a sede do governo (que pode ser um palácio presidencial ou real, o prédio dos ministérios ou o parlamento), às vezes expulsando, prendendo ou até mesmo executando os membros do governo deposto.


Bem fizeram isso com algumas pessoas inocentes,bem apesar que não coloco minha mão no fogo por mais ninguém pois após as eleições nenhum político bate em nossas portas,conseguir falar com eles depois temos que apresentar antecedentes na câmara e nem podemos falar nas sessões,ou pior temos que acatar a tudo que eles acreditam ser o correto para a ordem pública.

Ao meu ver padre,pastor políticos pessoas que se pré dispõe em ajudar a ordem e a justiça social,deveriam ser mais humildes e não fazer de suas posições um caixa eletrônico e uma fabrica de benefícios pessoais.

Que me desculpe o Nobre deputado Pedro Bigard e Cesar ,mas depois que todos entram querem os mesmos direitos e mamatas que os demais não vejo ninguém que se diz oposição abdicar desses privilégios e doar para os mais humildes.Demagogia claro que não madre Tereza de Calcuta ,Chigo mendes,Nelson Mandela,Ghandi e Irmã Doroty assassinada aqui entre outros que não precisavam de carrões e verbas absurdas para ajudar o próximo.

Golpe militar não presta,mas garanto que continuarmos vivendo numa falsa democracia onde uma minoria de safados se dão bem não resolvera nada.Pelo menos iremos saber qual a situação que iremos enfrentar. É que nem ladrão com farda e ladrão fardado,quem vc sabe que o é de fato.

Anônimo disse...

César, obrigada por nos manter informados, e parabéns pela clareza dos textos. Sugiro que anexe o texto do desembargador aqui, daquela autoridade do judiciário, que por força de ofício deveria se manter imparcial, mas que participa ativa e públicamente da campanha eleitoral tucana, sem dispensar as fotos comprobatórias, não é isto? Ou não é o próprio que figura junto com o prefeito e vice interinos, mais o Dr. Franklin, num evento de campanha? Se for engano, por favor corrija, porque somos radicalmente contrários à qualquer tipo de injustiça. A certeza da impunidade justifica o abuso. César, e o Partido dos Trabalhadores, mais uma vez não vai se manifestar? Sequer encaminhar o artigo para a Casa Civil? E aí companheiros?

Anônimo disse...

imagenemos qtas injustiças já não cometeu com tamanho destempero!

Anônimo disse...

Justiça lenta, demorada e tendenciosa não é justiça, mas sim a maior injustiça que se pode praticar contra o cidadão. Exemplo: agosto praticamente acabou e até agora nada de a Justiça dar um ponto final no caso da cassação do prefeito Miguel Haddad. Um drama que parece não ter fim. UMA GRANDE INJUSTIÇA que atinge todos os interessados, dos dois lados. Um absurdo! Afinal, que Justiça é essa??? Seja qual for a decisão, ela tem que ser tomada, doa a quem doer. O que não pode é esta lenga-lenga que não tem fim.