domingo, 23 de agosto de 2009

JORNAIS X BLOGS ! ! !

Existem muitos jornalistas que ao escreverem seus artigos a respeito dos blogs na internet, usam o seu fígado e não o seu cérebro. No mundo todo, nos dias de hoje, acontece um debate muito interessante sobre a importância da imprensa formal e dos blogs no que diz respeito à divulgação da informação. Para àqueles com mentalidade tacanha, os blogs são inúteis e devem ser extintos. Mas a consciência jornalística no planeta não vai por este caminho. Eis aqui um artigo muito interessante, sobre o assunto, que foi publicado no site Observatório da Imprensa. Leiam e tirem suas conclusões.


Duas pesquisas estão provocando muita polêmica entre jornalistas e blogueiros porque tentam responder a uma pergunta que tira o sono dos executivos da imprensa: quem tem mais capacidade de formar opinião, os jornais ou os blogs?

Quatro especialistas das universidades Cornell e Stanford, ambas nos Estados Unidos, acabam de publicar um trabalho no qual afirmam que uma notícia vira tema de jornais impressos duas horas e meia antes de tornar-se o assunto do momento entre os blogs na internet.

O jornal The New York Times interpretou os dados do estudo como uma evidência de que a imprensa escrita continua determinando a agenda de interesses do público e que os blogs funcionam mesmo é como caixa de ressonância.

Já o jornalista e marqueteiro amador Bill Wasik, editor sênior da revista Harpers, lançou na semana passada o livro And Then There’s This (E então isto aconteceu, em tradução livre) no qual estuda a disseminação de informações na web, em especial as que circulam no formato boca-a-boca.

Wasil tornou-se famoso na imprensa norte-americana por ter promovido em 2003, em Nova York, a primeira flash-mob — um tipo de manifestação relâmpago em que as pessoas são convocadas pela internet ou por telefones celulares. No seu livro, ele diz que uma notícia circula com mais velocidade na web quando ela pode ser usada para reforçar a artilharia verbal de grupos em confronto.

Ambos os estudos se dedicam a investigar a propagação viral de informações. O documento dos cientistas usou métodos importados da biologia molecular para investigar como as memes (unidades de informação) circulam na internet. Já Bill Wasik usou os resultados de suas experiências com marketing viral na rede para construir as suas teorias.

A propagação das informações na web tornou-se um tema badalado entre os pesquisadores porque pode fornecer elementos chaves para os tomadores de decisões e os formadores de opinião determinarem quando e como uma notícia tem os elementos que fazem as pessoas passá-la adiante.

Embora o The New York Times tenha apresentado a pesquisa Meme-tracking and the dynamics of the news cycle como uma evidência da superioridade dos jornais impressos na determinação da agenda pública, a maioria dos estudiosos da internet — como o jornalista, escritor e pesquisador Chris Anderson — assinalaram que os blogs mostram uma capacidade muito maior do que a dos jornais para repercutir um mesmo fato, dado ou notícia.

A pesquisa foi feita antes da explosão do fenômeno Twitter e suas conclusões devem ser vistas agora num contexto diferenciado, principalmente depois da morte do cantor Michael Jackson, quando, nos Estados Unidos, a notícia circulou na internet bem antes e muito mais rápido que a própria televisão.

O fato é que atualmente já não é mais possível tratar a imprensa escrita e o conjunto dos blogs e twitters como ambientes separados e muito menos como entidades em conflito. A pesquisa tomou o site Google News como parâmetro para distinguir a imprensa convencional dos blogs. Acontece que entre os 4.500 jornais monitorados pelo mecanismo de busca e publicação de notícias há pelo menos 500 blogs, o que por si só já altera a representatividade da amostra.

A imprensa e os blogs estão interligados porque de nada adianta publicar primeiro se a notícia não circula e não entra na agenda. Os jornais levam uma vantagem natural sobre os blogs porque têm um sistema voltado para a captura, processamento e publicação de noticias. Já a maioria dos mais de 120 milhões de blogs espalhados pelo mundo é produzida por indivíduos, tem reduzida capacidade investigadora mas, em compensação, são mais adaptados para o comentário e a opinião.

Por mais que se procure dar um caráter competitivo e até conflitivo à relação entre imprensa e blogs, o fato concreto é que ambos estão condenados a conviver porque são parte integrante do processo de circulação destas “moléculas informativas” chamadas memes e que são as responsáveis por tudo aquilo que sabemos.

16 comentários:

BLOGUEIRA disse...

QUAL É MESMO A FUNÇÃO DA RONDA ESCOLAR ?Numa cidade como SPaulo, com um carro furtado a cada minuto, por exemplo, é difícil a Policia Militar atender prontamente o chamado de um cidadão. Já direção de escola pública não tem esse problema, tem a Ronda Escolar que atende de modo supreendentemente rápido a chamada .Nem bem os pais ou alunos terminam a fala descontente e já está a postos PMs para apoiar a direção da escola .

Este é mais um caso : a mãe discute com a direção da EE. Sen. Adolfo Gordo no Caxinguí em SP, e policia chega, entra na sala da direção e sai já determinando que a escola tem razão, os alunos não podem mais frequentar a escola porque faltaram muito no primeiro semestre, mesmo a mãe tendo justificado as faltas.

Os alunos vão abandonando a escola ” sob livre e expontânea pressão”, via Conselho de Escola, ou assim . Simplesmente a escola decide e informa no portão que a partir daquele dia o aluno não entra mais, se o aluno os os pais chiarem chamam a Ronda Escolar e pronto….

Desta vez a mãe contesta a Policial e diz que quer fazer um BO, foi levada pela própria Ronda Escolar até a delegacia. A policial entra na sala do delegado e deixa a mãe lá fora. Depois de minutos o delegado informa que não houve crime e que a mãe deve voltar na escola e estaria tudo r esolvido.

Estaria, mas aparentemente a Policial não ficou contente com a solução do problema e pede de novo o documento da mãe. Ela se recusa dizendo que o seu documento já tinha sido apresentado e nas mãos da policial.

A policial então, agarra violentamente o braço da mãe e lhe dá voz de prisão por desacato .A mãe reage de novo, seu filho presente também, dizem que não houve desacato e a policial se recusa a soltar o braço da mãe, até que aparecem tres pessoas e ordenam que ela solte o braço da mãe e a deixe ir.

A mãe volta na escola e é informada que está tudo bem, que os alunos podem sim frequentar a escola. A escola abusa até onde vê que pode, a mãe reage, elas reconsideram, que de bobas elas não tem nada…

Imaginem quantas mães tem essa coragem de enfrentar a Ronda Policial e a direção da escola de maneira tão veemente ?

Ronda Policial tem essa função ????

A pergunta que faremos ao Governador, ao Secretário de Educação, ao Comandante dessa companhia,ao Comando Geral da PM , a Ouvidoria a Corregedoria é a seguinte.

QUAL É MESMO A FUNÇÃO DA RONDA ESCOLAR ???
este é do blog
http://cremilda.blig.ig.com.br

PRISCILA disse...

Discordo com todas as colocações,pois é claro que tendem a desmerecer a credibilidade das informações prestadas nos blogs principalmente quando antecedem os meios de comunicações.Pois se levarem em consideração e darem créditos aos blogs como meio eficaz de se obter informações e esclarecimento das mesmas,isso geraria uma perda enorme no quesito prejuízo material,e informativo, apartir do momento que os blogs se tornarem meios de comunicação ninguém precisara mais comprar jornais ou assistir tv,pois imagens se vê pela internet,que é um complemento do que se comenta nos blogs daí dependendo a informação também se encontra imagens.É um meio barato e confortável de se obter informação.

HÁ TEM UM FATORZINHO QUE ELES TEMEM MAIS QUE TUDO QUE É A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES QUE NÃO SERÃO FORJADAS, EDITADAS COM INTERESSES OBSCUROS PARA PROTEGER ALGUÉM,E ASSIM AS OPINIÕES E A PROBABILIDADE DE ALGUÉM ENVOLVIDO NOS FATOS POSTAR UM COMENTÁRIO QUE VENHA DE ENCONTRO COM A MATÉRIA FORJADA CAUSA MEDO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

Os blogs são o único meio real e que oferece oportunidades de esclarecer a verdade e as vezes unir forças aliadas.Cesar saudades e abraços a todos.

Anônimo disse...

acredito que em pouquissimo tempo,jornais em papel será extintos... o que seria uma boa...o planeta agradece.

Cel Epaminondas disse...

Jornalismo X Informação X Opinião
= Cidadania
Jornalismo + Informação + Opinião
= Corrupção

Os símbolos da álgebra elementar nos indicam que quando o jornalismo confronta a informação com a opinião isto redunda na formatação da cidadania, porém quando o jornalismo soma a informação à sua opinião para influenciar o cidadão temos como resultado o famoso "jaba" que é o berço da corrupção.
Qualquer meio de comunicação tem que ser livre, independentemente da opinião de seus elementos estruturais.
A opinião de jornalistas venais e corrompidos por cargos públicos para familiares não interessa para a liberdade de imprensa e de expressão.
Para eles VAIAS e APUPOS, para os que usam a sua profissão como formadora de opinião livre, APLAUSOS!

Cover do Chalaça disse...

Tayar: continuo querendo saber a sua opinião sobre o Lula e o PT terem apoiado o Sarney.Como você explica isso? Você concorda com o acontecido? Afinal, quem cala consente.O pedido é extensivo aos petistas que infestam o seu blog. E não adianta vir com os velhos argumentos de que "se todo mundo faz porque o PT não pode fazer também?". Vamos lá, gente. Estou esperando.

PRISCILA disse...

Olá cesar tudo bem são 13:42 e nada de vossa graça.Que te aconteceu.HiHiHi só força do habito.Cesar deixa eu lhe fazer uma colocação daqui para frente eu irei trabalhar para futuramente me colocar a disposição do partido PARA TRABALHAR A FRENTE E DE SE POSSÍVEL ME CANDIDATAR A VEREADORA.VOU CORRER O RISCO E ACEITAR O DESAFIO,SEGUIREI A LINHA DE INICIO DE MINHA MÃE.ABRAÇOS.

cesar tayar disse...

Amigão, se existe um lugar onde se combate as oligarquias e os coronéis da política é neste blog. Os espertalhões que infestam a política, em todos os níveis de governo, precisam ser banidos. Tanto em Jundiaí como em Brasília somos vítimas desta escória que se comporta como sangue-suga da sociedade. Em minha opinião achei lamentável todo este esforço do governo para preservar um mafioso como o senador Sarney. Enquanto o Brasil não se ver livre deste tipo de político a corrupção irá dominar a vida pública do país.

Anônimo disse...

Sabe cesar tá no sangue não adianta dizer que não vou mais brigar,esgolelar e denunciar tudo que vejo só porque muitas vezes não obtive o resultado esperado,sempre a maior vitória está no primeiro lugar do podium mas sim no primeiro lugar da humanidade mantendo as virtudes o caráter sem deixar se corromper. Durante esse 4 anos com os problemas da vara da Infância e com concurso da GM ,se eu tivesse me calado e atendido os chamados de muitos políticos para um suposto acordo estaria bem na fita.Mas como não o fiz hoje estou aqui desempregada mas com minha alma limpa.Como ainda filiada ao PPS a pedido de minha mãe e irmã e outros representantes políticos em breve espero poder contar com vosso apoio para assim começar a trabalhar por mim e pelo partido e por qualquer outra situação que o partido e vc precisa em âmbito municipal ou Estadual.

Anônimo disse...

Caro cesar é obvio que cupola do governo tinha que manter a imagem do Sarney sem lisura para assim não perder seu maior trunfo que é o apoio do PMDB.Quem acredita que existe meia dúzia de parlamentares que lá estão para defender os interesses da população . Talvez esse sera meu maior desafio na vida entre outras que já fizeram parte de minhas ladinhas.O de averiguar se de fato o caráter muda ao entrar para essa corja de oportunistas.Que usam da carência humana e de suas fragilidades em querer acreditar em algo ou alguem que possam sanar todas as indiferenças sociais que assolam o país.O pior que para a grande maioria da população carente o Lula seria este a figura da salvação,mas que apenas mascarou os benefícios e as transformou em esmolas,e para quem não tem nada o pouco se tornou muito.Que Deus ilumine o povo daqui para frente e percebam que nem sempre o fator material é o mais importante.

Anônimo disse...

Este teu comentário se deve ao artigo publicado pelo Sandro Vaia no JJ? Cuidado, Tayar, porque aí é briga de cachorro grande. O Sandrão merece respeito pela sua história na nossa cidade e como profissional dos bons. Afinal, não é para qualquer um vencer no jornalismo da Capital e chegar a ser o manda chuva do Estadão, um dos mais prestigiados jornais do Brasil. E mais: antes de ficar rasgando saia nesse assunto que tal discutirmos o apoio do Lula e da Dilma - além do papel covarde do Mercadante - ao coronel Sarney. E o imbróglio da Receita Federal não merece comentários? Cadê os xiítas do PT? O que Sartori, Orlato, Marilena Negro, entre outros petistas, têm a dizer? Esqueceram, agora no Poder, como se faz para meter o dedo no nariz dos outros? Com a palavra a caterva petista e você também, Tayar.

cesar tayar disse...

O post não se referiu específicamente a ninguém. Esta discussão a respeito da atuação dos jornais e dos blogs está sendo feita em vários sites na internet. Apenas achei oportuno tocar neste assunto aqui. Apenas isso.

Cover do Chalaça disse...

Ah, bom! Não sou pago para defender ninguém. Muito menos o Sandro Vaia, maior de idade e competente o bastante para cuidar do próprio rabo. Apenas acho que ele, com todos os seus defeitos e virtudes, ainda é um bom exemplo para a garotada que começa na carreira jornalística. Além de o Sandrão ser um bom caráter e responsável pelo surgimento de grandes jornalistas de Jundiaí, muitos deles catapultados pelo italiano buona gente - diga-se de passagem, que nada tem a ver com os carcamanos que infestam nossa cidade. Mas valeu Tayar.
Por fim, continuo chamando à lide os petistas que se calam e enfiam a viola no saco quando seu líder Lula e apaniguados fazem grandes besteiras. Vamos lá, gente. Ninguém fala nada???? Está tudo dominado??? É este o Brasil que queremos para nós e para os nossos filhos??? É este o exemplo que o petismo/lulista dá para a meninada brasileira? Queremos que a garotada aprenda que "se todo mundo faz, porque não podemos fazer também?". Onde foi parar a luta pela ética e pela transparência tão apregoada pelo PT durante mais de 20 anos? Cuidado, o precedente pode se voltar contra o omissos e aduladores. E provocar a morte no futuro - numa nova ditadura militar, por exemplo - daqueles que hoje se calam e são permissivos com os poderosos de plantão ou do prato do dia. Estou esperando caterva, Yukis, xiítas e cia.

Anônimo disse...

ACHO ENGRAÇADO O MUNDO E SUAS HIPOCRISIAS.Quando um cidadão vira uma autoridade publica ou uma celebridade,logo as tratam como Deuses é um tal de desacato daqui desacato acola.ou minha nossa como fulano merece respeitoporque isso ou aquilo.

Ao meu ver em primeiro,segundo e terceiro vem DEUS,JESUS,MARIA E ASSIM SEGUENTEMENTE,há ele apenas devemos temer e ressaltar glórias,depois aos terremos devemos respeitar de acordo com a reciprocidade da-se o que recebe,colhe-se o que planta.
Ninguém é melhor que ninguém com ou sem cartucho.Só Deus julga e determina o certo e errado.Pois nem tudo que reluz é ouro.As vezes achamos , julgamos e avaliamos as pessoas de modo errado sem se quer conhecermos,nem só de pompas vive os homens,O LOBO SEMPRE SE VESTE DE OVELHA MINHA BIZANTINA JÁ DIZIA ISSO HIHIHIH.

PRISCILA IRMÃ LADAINHA DA FÉ disse...

Caro cover do chalaça (não é jalaska o personagem?)
Bem começando por vossa senhoria que aqui julga as atitudes e posturas éticas e quanto a deixar um legado de exemplo e moralidade para nossos filhos,acredito que deveria começar pelo nobre companheiro de luta por justiça e igualdade.Pois quem cobra deve servir d exemplo.Como sabemos quem é o senhor e a maioria dos Brasileiros que se acovardam criticando,julgando anonimamente na espera de que algum trouxa tenha a insanidade de fazer por vcs o que querem que seus filhos tenham orgulho se seus pais não o tem.

Primeiro vem de mim o desejo de fazer aquilo que espero para meus familiares e em seguida para a sociedade como um todo, pois vivemos em uma comunidade não podemos ou não deveríamos ser egoístas e individualistas, acredito que está mais que na hora de percebermos que uma das vontades de Deus era que amai-vos uns aos outros como a ti mesmo,como podemos pedir que os outros façam por nos aquilo que fazemos em causa própria por pura covardia.Se nada devemos nem na justiça dos homens nem na de Deus então porque sermos omissos.

Se esperamos algo para nos mesmos devemos começar a fazer pelos outros e daí alcançaremos um bem comum aquele maior que tudo e todos.

JESUS FOI ÚNICO E MESMO COM SEU PODER OS HOMENS AMANTES DO EGOÍSMO E DO INDIVIDUALISMO PERMITIRAM SUA CRUCIFICAÇÃO.EU O CESAR ENTRE OUTROS QUE LUTAM SEM TEMER AS CONSEGUENCIAS DESSAS PESSOAS MALIGNAS TALVEZ NÃO CONSIGA O FEITO QUE NEM O FILHO DE DEUS CONSEGUIU POR ESTAR BUSCANDO SOZINHO AQUILO QUE A MAIORIA NÃO QUERIA:

"A SALVAÇÃO"

Cover do Chalaça disse...

Priscila: como bom cristão e com a oportunidade de fazer um bem, levando a luz da sabedoria a quem desconhece, informo-lhe que é "chalaça" mesmo que se escreve. Antes de falar o que não sabe, estude. Procure o dicionário que está lá: "Chalaça vem de charlar. Dito zombeteiro; gracejo de mau gosto ou insolente, graçola, chocarrice; caçoada, troça, zombaria". Pronto, estou mais tranquilo por ter feito uma das minhas boas ações do dia, ao lever um pouco de conhecimento a quem não tem. E se quiser saber mais, cara Priscila, procure se informar com o advogado Sutti, especialista em gracejos, troças e caçoadas publicados no passado na sua coluna em jornal local com o nome de Chalaça. Vivendo e aprendendo...

priscila disse...

Bem de fato não sou inteligente estudei até 2ºano do 2º grau não gostava de estudar porque acredito que caracter, índole e amor ao próximo naõ depende de estudo.Então para vc me julgar como ignorante e inculta ,isso demonstra o quanto não é humilde ao invez de me responder preferiu me desmerecer me qualificando como burra.Isso deixou claro o quanto vc não diverge nem um pouco dos governantes que aí estão ,pois vc é tão igual quanto.Você não imagina quantas Priscila tem por esse mundão a fora,e Deus os amas assim mesmo e eu como essa gente acha o suficiente.Os nossos 3 poderes estão cheios de pessoas intelectuais e pais dos burros e veja a vergonha que está o nosso País.Prefiro um lixeiro humilde sem muito conhecimento teórico a que um poliglota ladrão e larápio.

O senhor é mais um que merece o governo que temos.Há me desculpa é que na radio 91.07 tinha um personagem que chamava Paulo Jalasca ,não satirizei-o e nem ridicularizei vosso apelido.Apenas o indaguei o fato de cobrar aquilo que o senhor não faz e percebi que ao não responder ou justificar com uma colocação leviana fazendo uma observação a respeito da minha falta de intelecto.Não me doeu porque faço coisas as quais tive coragem de faze-las como mulher sem precisar de teoria mas apenas de HUMILDADE E CARÁTER.E claro meu maior dicionário é Deus ele me dá a escritura em forma de verdade e principios.SEJA MAIS HUMILDE PARA ASSIM SEUS FILHOS NÃO TER VERGONHA DE SABER QUE SEU PAI DISCRIMINA OS POBRES SEM CULTURA OS OS MAIS BEM DE VIDA SEM VONTADE DE FAZER PARTE DE UMA MASSA PODRE E FALIDA este o meu caso.